Veja as maiores polêmicas de direitos de imagem em games

FIFA, NBA e LOL já tiveram problemas com o uso de imagens indevidas

por Vinícius Tomei qua, 17/11/2021 - 18:54
Reprodução: Eletronic Arts Reprodução: Eletronic Arts

Nas últimas semanas, o uso dos direitos de imagens do ex-jogador Maradona se tornou uma polêmica, principalmente na justiça Argentina e para a EA Sports. O advogado da família deseja a remoção do atleta no jogo FIFA 22, a família alega que quem selou o acordo de imagens com a produtora de jogos não foi a pessoa responsável, e sim um amigo do jogador. O LeiaJá preparou um conteúdo com as principais polêmicas de direitos de imagens dos games:

Muitas pessoas que jogam FIFA se perguntam o motivo de não termos os jogadores que atuam no Brasil no game. Mesmo pagando "direitos de imagens" os clubes não possuem liberação para "vender" a aparência de seus atletas. Dessa forma, quando a EA Sports fecha um acordo com algum time, ela tem direito de usar apenas as imagens da instituição e não de seus atletas. Para ter os jogadores licenciados, a EA Sports teria de fechar contrato individualmente com cada jogador dos 20 clubes da Série A.

A série de jogos NBA 2K é reconhecida pelo realismo de seus games. Com isso, a empresa Take-Two trouxe, no NBA 2K16, a novidade de ter as tatuagens reais dos jogadores de basquete. O principal foco da produtora era trazer uma imersão e realismo maior para os personagens do jogo.

Com o intuito de promover a Copa do Mundo de 2014, a empresa Riot Games decidiu trazer "skins" relacionadas ao futebol para o game League Of Legends. Com isso, a desenvolvedora criou o personagem "Lucian Atacante". Porém, o personagem possuía características físicas semelhantes ao ex-jogador holandês Edgar Davids.

COMENTÁRIOS dos leitores