Xbox 360 completa 16 anos

Acompanhe cinco jogos indispensáveis da plataforma

por Alfredo Carvalho seg, 22/11/2021 - 19:59
Pixabay/Kropekk Pixabay/Kropekk

Nesta segunda-feira (22), o segundo console da Microsoft, o Xbox 360 completa 16 anos de seu lançamento. O videogame chegou ao mercado em 2005, pertence à 7ª geração de consoles e, na época, foi o principal concorrente do Playstation 3 e do Nintendo Wii.

Após fazer sua estreia no mundo dos consoles com o Xbox original em 2001, o Xbox 360 serviu para consolidar de vez a Microsoft como uma importante empresa no mercado dos games. O aparelho era muito elogiado por sua rede Xbox Live, que possibilitava partidas multiplayer com boa qualidade de conexão, algo que a concorrente Sony ainda sofria para implementar.

Durante sua geração, o videogame contou com três revisões de hardwares lançadas em 2005, 2010 e 2013. Além disso, a Microsoft também tentou implementar o acessório Kinect em 2010, uma câmera que se conectava ao 360 e vinha com a promessa de permitir gameplays sem o uso de controle. Uma ideia promissora, mas que não conseguiu atender suas premissas e se tornou uma mancha negra da plataforma.

Outro ponto negativo, mas que de certo modo ajudou a popularizar ainda mais o console, foi a pirataria expressiva do aparelho. Por ter sido destravado mais rápido que o Playstation 3, o Xbox 360 se tornou o favorito de muitos jogadores, principalmente brasileiros, que na época não tinham condições de pagar pelos jogos originais e encontravam versões alternativas de títulos por até R$10.

O 360 foi descontinuado em 2016, mas até hoje, a maior parte de sua biblioteca se encontra disponível na retrocompatibilidade dos sucessores, Xbox One e Xbox Series S/X. Vale lembrar que com exceção do PC, as plataformas da Microsoft são as únicas que possibilitam jogar esses títulos em suas versões originais, pois devido a complexa arquitetura do Playstation 3, o mesmo não foi possível nos consoles Playstation 4 e 5.

Para celebrar o aniversário do Xbox 360, o LeiaJá separou cinco jogos indispensáveis da plataforma, que também podem ser acessados em sua retrocompatibilidade. Acompanhe:

“Halo 3” (2007): Da mesma maneira que a Nintendo tem o “Super Mario” e a Sony possui o “God of War”, “Halo” é o principal nome dos consoles da Microsoft. Seu terceiro capítulo elevou o nível gráfico da franquia, além de trazer melhorias significativas de gameplay, quando comparado aos seus antecessores. Outro grande marco foi que o game veio inteiramente dublado em português, algo que ainda não era comum para época.

“Gears of War 3” (2011): A franquia “Gears of War” nasceu no 360 e se tornou outro grande nome da marca. Os jogos dessa série se destacaram por inovar o estilo de Tiro em Terceira Pessoa (TPS), com um gameplay que até hoje é referências para muitos games do gênero. O terceiro capítulo da série é a conclusão da história do soldado Marcus Fenix e, até hoje, é considerado por muitos jogadores como o melhor de toda a franquia.

Franquia “Forza”: Amantes de velocidade e jogos de corridas não podem deixar de conhecer a franquia “Forza”, que até os dias de hoje é tida como a melhor do gênero. Os games dessa saga oferecem boa jogabilidade, comandos precisos, variedade de veículos, boa trilha sonora e gráficos que beiram o realismo.

“Ninja Gaiden II” (2008): A Microsoft obteve por muito tempo a exclusividades dos jogos da franquia “Ninja Gaiden” e, embora o segundo capítulo da série tenha saído mais tarde para o Playstation 3, a versão do 360 é tida até hoje como a melhor de todas, pois além de ser livre de censuras, é a que possui a dificuldade mais elevada. Embora um remaster com os três jogos da série tenha sido lançado para todas as plataformas neste ano, as versões presentes no pacote são as do Playstation 3, o que mantém a exclusividade da edição de 360, que até hoje só pode ser acessada pelas plataformas Xbox, por meio da retrocompatibilidade.

“Dante's Inferno” (2010): Um clássico da sétima geração, que coloca o jogador no controle de Dante, que após assassinar a própria morte e lhe tomar a sua foice, deve cruzar o inferno e combater os pecados que cometeu em vida. O título foi lançado para Xbox 360 e Playstation 3, porém, encontra-se inacessível nas novas plataformas da Sony e, atualmente, a única maneira de jogá-lo, é por meio da retrocompatibilidade do Xbox One e Series X/S.

COMENTÁRIOS dos leitores