Black Friday: confira dicas para não cair em golpes online

São muitos os golpes no mercado, sendo o phishing mais comum na Black Friday

por Jameson Ramos ter, 23/11/2021 - 17:27
Pixabay Black Friday acontece na sexta-feira (26) Pixabay

A Black Friday deste ano, considerada a segunda data mais esperada pelo setor varejista, está agendada para acontecer na próxima sexta-feira (26). Com a proximidade do evento, especialistas alertam para a possibilidade de fraudes e tentativas de golpes online.

Segundo especialistas, são muitos os golpes no mercado, sendo o phishing mais comum na Black Friday. Esse golpe consiste em criar sites falsos, muitas vezes clones de grandes lojas do varejo. Os golpistas espalham esses endereços eletrônicos por e-mail ou correntes de aplicativos de mensagens, principalmente o WhatsApp.

Em 2020, a dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da Psafe, detectou cerca de 47 milhões de golpes de phishing aplicados no ano.

Afonso Morais, especialista em combate a fraudes financeiras e em recuperação de crédito empresarial mostra oito caminhos para se proteger durante as compras da Black Friday.

1 - Cuidado com seus dados

Informações pessoais como telefone, CPF, endereço e número de cartões, dentre outros, devem ser fonte de grande preocupação. Evite colocar esses dados em qualquer formulário e sempre verifique se o site que for cadastrar é realmente seguro.

2 - Cuidado ao clicar

Só clique em links se tiver certeza de que esse é seguro. Para isso, observe se à esquerda do endereço do site tem uma imagem de cadeado, que significa segurança. Também averigue se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web. Busque sempre as páginas oficiais

3- Procure saber sobre a reputação da loja 

Com qualquer busca rápida se pode ter a avaliação de uma empresa ou loja. Mas cuidado, priorize Procon, portais de direito do consumidor ou no Reclame Aqui para fazer sua pesquisa - cuidado com sites que mudam apenas uma letra de um nome famoso ou que tenha extensões diferentes -.

4- Cuidado com suas senhas 

Busque sempre ter senhas diferentes para cartões, sites, cadastros, e também procure alterar constantemente. Evite dados mais simples como o nome e 123 na sequência e a data de nascimento, etc...

5 - Priorize pagamento no cartão de crédito 

Para as compras online essa é a mais segura, pois simplifica o cancelamento e permite que o cliente conteste a cobrança, solicitando o reembolso do valor e identifique possíveis fraudes. Evite transferência bancária ou boleto.

6 - Fuja de condições extraordinárias

‘Quando o milagre é demais’, é fundamental desconfiar. As propostas com descontos sensacionais são as mais usadas para os golpes, por isso não acredite nessas situações.

7 - Atualize sempre seu antivírus

Busque estar sempre com antivírus atualizados para proteger os sistemas operacionais de computadores e smartphones, isso dificulta a instalação de programas maliciosos. Também faça varreduras constantes.

8 - Busque fontes confiáveis de informação

É importante estar sempre esperto e atualizado sobre novos golpes, mas sempre busque informações de fontes confiáveis, lembrando que grupos de WhatsApp são os maiores disseminadores de Fake News

COMENTÁRIOS dos leitores