Startup cria bateria que adiciona até 480km de recarga

O Mullen Five tem um preço salgado

sex, 04/03/2022 - 17:36
(Mullen/Divulgação Primeiro carro chega às concessionárias em 2024 (Mullen/Divulgação

Baterias de estado sólido são a nova paixão da indústria automotiva. Elas permitem menos tempo de recarga, são mais seguras e simples do que as líquidas e entregam mais alcance. Além disso, não carregam tantos metais pesados, fazendo com que o seu descarte seja mais tranquilo. 

A transição da tecnologia para o mercado ainda não se concretizou, mas a Mullen, startup da Califórnia (EUA), acredita ter encontrado uma forma de comercializar a bateria com eficiência. 

Depois de estrear no mercado com crossover elétrico Five, a empresa começou a testar uma bateria de estado sólido e obteve bons resultados. Com capacidade de 150 kW e feita de polímero, a bateria possui alcance de 966 km e uma carga suficientemente rápida para adicionar 483 km em 18 minutos. Para a startup, é um avanço significativo em relação às atuais baterias de íon-lítio, que continuarão sendo utilizadas nas primeiras unidades do Five, previsto para lançamento em 2014. 

De toda forma, os resultados da bateria superam todas as expectativas. Agora, o próximo passo é desenvolver o pacote, como bem explica o CEO e presidente da fabricante, David Michery. “Testamos nossa célula de 300 Ah [ampera-hora] que rendeu 343 Ah a 4,3 volts. Podemos dizer que, com quase toda certeza, esta tecnologia, uma vez implementada no Mullen Five, fornecerá mais de 966 km de alcance com carga completa”, detalhou. 

Estreado no Salão do Automóvel de Los Angeles, o Mullen Five tem o preço salgado de US$ 55 mil (cerca de R$ 279 mil). A atual bateria do SVU elétrico tem alcance estimado de 523 km, quase metade do que a nova bateria de estado sólido planejada pela fabricante americana. A última deve ter seu primeiro protótipo apenas em 2015, segundo a Mullen.

Na mira

Várias montadoras já começaram a desenvolver baterias de estado sólido, firmando parceria com empresas especializadas. O grupo Volkswagen planeja introduzir a tecnologia em 2015. A Nissan, por sua vez, com o intuito de lançar a novidade no fim da década, colocou o ano de 2028 como meta de lançamento de BMW e Mercedes-Benz.

Já a Toyota saiu na frente com a tecnologia. A empresa planejou um carro com bateria de estado sólido para 2025. No entanto, o modelo não seve ser um veículo elétrico, mas um carro híbrido para manter os custos da produção baixos.   

COMENTÁRIOS dos leitores