Confira como o CD revolucionou a indústria fonográfica

A invenção foi anunciada há 43 anos pela Philips

por Vinícius Tomei ter, 08/03/2022 - 17:12
Reprodução/Pixabay Reprodução/Pixabay

Nesta terça-feira (8) faz 43 anos desde que o primeiro CD foi anunciado pela Philips. A invenção revolucionou a indústria fonográfica e foi um sucesso durante as décadas de 1980 e 1990. O LeiaJá preparou um conteúdo especial sobre sua criação: 

 A holandesa Philips, em 1974, pretendia criar um disco óptico de áudio com som superior ao vinil, em um formato menor, de até 20 cm. Três anos depois, a companhia estabeleceu seus laboratórios exclusivamente para a confecção de CD's. O primeiro modelo tinha 8,5 cm de diâmetro.  

 A Sony também trabalhava na tecnologia, com foco na codificação e leitura, tendo feito algumas demonstrações em 1976. Porém, só em 1979 um protótipo foi anunciado pela Philips. Com o anúncio do protótipo, a Sony e Philips se juntaram em uma força tarefa para a realização do projeto.  

 Com a junção das empresas, o projeto foi acelerado e, em 1982,a versão final foi lançada, com os atuais 12 cm. O tamanho foi determinado para que a mídia pudesse comportar a nona sinfonia de Bethoven, supostamente a favorita do vice-presidente da Sony na época, Norio Ohga 

Entretanto, um fato curioso é que antes da decisão do tamanho, a empresa japonesa encomendou uma pesquisa sobre o tamanho médio dos bolsos de cidadãos da América, Ásia e Europa, para ter certeza que o CD seria facilmente transportado.  

O sucesso do CD foi tanto que anos depois a Sony lançava o "Discman", um player portátil de CD. Em 1986, a produção de CD 's havia superado a marca de 45 milhões de unidades, chegando a 300 milhões em 1992.  

Apesar do sucesso, no início dos anos 2000 o formato começou a ser descontinuado, isso por conta da chegada da internet e o avanço dos drivers portáteis de memória. Com isso, as vendas dos discos começaram a diminuir radicalmente. As lojas de departamentos diminuíram os locais de vendas de CD's e hoje em dia é raro achar o formato. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores