Marketing digital está em alta e impulsiona negócios

A publicitária Tamires Virgílio afirma que estar na web é fundamental para chegar a potenciais clientes

ter, 03/05/2022 - 18:28

O desenvolvimento da internet e das mídias possibilitou diversas oportunidades para o marketing dos negócios. Para apontar caminhos no relacionamento comercial por meio do marketing digital, a publicitária e gestora da Marenda Agência de Marketing e Comunicação, Tamires Virgílio, compartilha as tendências e mecanismos dessa crescente estratégia de vendas.

Com mais de oito anos no mercado publicitário, a empreendedora presta assessoria de marketing para clientes de diversos segmentos, com estratégias específicas para cada um deles a partir de estudos prévios do mercado.

De acordo com Tamires, a presença digital é essencial, pois é por meio desse espaço on-line que o público verifica o histórico do negócio antes de contratar um serviço ou comprar um produto. “Ela é extremamente importante, uma vez que quase todos os clientes fazem no mínimo uma busca nas redes sociais quando desejam saber mais sobre determinada marca”, destaca a comunicadora. Veja na entrevista ao LeiaJá.

Estamos familiarizados com o termo, mas o que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias e ações que são aplicadas ao ambiente digital: sites, redes sociais, aplicativos, e-mails, ou seja, a internet de forma geral. Ele possui similares e base no marketing tradicional, já que o objetivo principal continua sendo entender as necessidades dos clientes e criar desejos, porém possui particularidades e ferramentas diferentes. E com o crescimento da internet, vem apresentando também mudanças e terminologias diferentes. Me arrisco a dizer que o marketing digital ainda está em construção.

Por que é tão importante ter essa “presença digital”?

As pessoas estão cada dia mais na internet, seja para socializar, se divertir, estudar ou trabalhar. O crescimento da internet também tornou-se mais rápido. No caso dos negócios, estar na web é fundamental para estar mais próximo dos potenciais clientes e se comunicar com os atuais.

Com o intuito de fortalecer a relação com os clientes, como fidelizar o público on-line?

Fidelizar no marketing tradicional vem do princípio de conquistar o público, ao ponto que ele escolha a marca ou produto com referência para ele naquele determinado segmento. No marketing digital, acredito que será um conjunto de diversos aspectos, como a própria experiência no ponto de venda ou com o produto/serviço, o atendimento, pós-vendas e interação digital.

Para engajar com o seu cliente, como as marcas podem se posicionar na internet?

Não há um posicionamento único ou fórmula de bolo, pois o posicionamento da marca na internet precisa estar associado ao seu posicionamento como empresa. Por exemplo, se uma marca A vende para um nicho de calçados confortáveis, na internet, ela precisa conversar com este público-alvo. A persona, personagem fictício que ilustra o cliente ideal, neste caso deve ser muito bem definida para que todas as ações on-line estejam coerentes e alinhadas com o interesse deste tipo público, que no marketing digital vem sendo chamado de audiência.

As redes sociais são indispensáveis para as chamadas lojas virtuais, mas qual o seu potencial para os negócios físicos?

Ela é extremamente importante, uma vez que quase todos os clientes fazem no mínimo uma busca nas redes sociais quando desejam saber mais sobre determinada marca. Lá ele espera encontrar informações fornecidas pela própria marca e também comentários e avaliações de terceiros. Hoje, estar nas redes sociais aumenta a credibilidade e visibilidade da marca.

Como forma de atingir objetivos, quais as estratégias para vendas nos meios digitais?

Acredito que o caminho passa por quatro pilares que trarão a atenção do público e consequentemente a decisão de comprar com a aquela marca:

1- Definição correta da Persona: o que ele (cliente) deseja, quais os hábitos, comportamento, o que ele ouve, vê, pensa, etc;

2- Posicionamento alinhado com a identidade da empresa: deixar claro quem é a marca, qual o propósito, valores, quais os serviços, formas de entrega, condições de preço etc;

3 - Conteúdo relevante para audiência. Isto é, cada vez mais o público/audiência deseja não somente saber o que as marcas oferecem de produtos/serviços, mas como este determinado produto ou serviço pode trazer benefícios para o seu cotidiano. Por exemplo, uma determinada marca de leite light pode oferecer ao cliente, além dos atributos do produto, possíveis formas de usá-lo. Receitas, dicas de armazenamento, combinações, entre outros;

4- Investimento adequado em tráfego pago: a web possui diversas formas de publicidade e propaganda. Seja no google, nas redes sociais e até mesmo em sites específicos, é possível personalizar uma campanha de acordo com o produto, tempo, local e interesses.

Uma vez seguindo os passos anteriores é possível aumentar de forma considerável o alcance de uma propaganda. E o melhor, isso pode ser feito a partir de quantias pequenas.

Quais lições podem ser tiradas do cenário atual, uma vez que estamos passando por uma transformação digital?

Acredito que a principal lição é que devemos estar preparados para as mudanças que a tecnologia vem trazendo. As pessoas estão mudando, as formas de se relacionar também e toda a forma como o mercado se comporta é reflexo disso. Precisamos estar preparados para errar e errar rápido.

Por Gabriel Pires (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores