Samsung pode lançar Galaxy S23 com câmera de 200 MP

A Samsung está desenvolvendo um novo sensor que deve ser lançado no próximo smartphone

qua, 11/05/2022 - 18:57
Reprodução Se lançado, estará no mercado no próximo ano Reprodução

A Samsung está na fase final de desenvolvimento do novo sensor de 200 megapixels, o ISOCELL HP3, que é a evolução do ISOCELL HP1, do ano passado, que foi projetado para smartphones e pode chegar na linha Samsung Galaxy S23 no próximo ano. 

Até então, o sensor mais detalhado da marca é de 108 MP, que vem equipando os aparelhos da linha desde o Galaxy S20 Ultra. Se o novo ISOCELL HP3 realmente estiver presente nos S23 Ultra, esse será o upgrade de câmera em quatro anos. 

A Samsung ainda não revelou muitos detalhes do projeto do novo sensor, mas ele deve utilizar tecnologias similares ao do HP1, com projeto proprietário da Samsung de 0,64 µm pixel, para conseguir alocar 200 MP em uma única imagem.

Mais pixels

Apesar das empresas darem muita relevância aos megapixels das câmeras, isso nem sempre garante a melhor qualidade da imagem. De modo geral, quanto mais pixels em uma imagem, maior é a possibilidade de interferência de cores, principalmente em fotos com muita variação de iluminação. 

Embed:

A Samsung conseguiu resolver esse problema já na primeira versão do ISOCELL, com tecnologia também própria, que combina 16 pixels em grupos 4x4 adjacentes em um grande pixel de 2,6 µm, resultando em fotos de 12,5 MP ultra detalhadas e com uma excelente captação de luz. 

Além de tudo, o sensor também realiza processo similar em grupos 2x2, resultando em pixels de 1,28 µm em gravações de vídeo 8K a 30 quadros por segundo, e 4K com super câmera lenta de 120 fps. Por enquanto não há confirmação se o Galaxy S23 receberá o sensor atualizado, mas é provável, já que vazamentos sugerem que a Motorola vai lançar o novo Motorola Frontier utilizando o ISOCELL HP1 do ano passado, também com 200 MP.

COMENTÁRIOS dos leitores