Pernambucanos vão disputar torneio nacional de robótica

Fase nacional acontece em São Paulo, de 27 a 29 de maio

qui, 26/05/2022 - 17:21
Leo Motta/Sistema FIEPE Competição de robótica Leo Motta/Sistema FIEPE

Por Ayanne Lima

Oito equipes de estudantes pernambucanos vão disputar a Etapa Nacional do Torneio Sesi de Robótica, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. No total, 186 equipes e cerca de 1200 alunos das redes SESI e de escolas públicas e privadas, além de equipes de garagem, irão competir esse ano.  

Da Rede SESI de Educação de Pernambuco, na modalidade FIRST Lego League (FLL), participarão as equipes Unity, (Escada), Kyrios Lego, (Araripina) e Lego Mito (Paulista), além da Visão-Elétronsbot, do Colégio Visão (Recife); da FIRST Tech Challenge (FTC), a Rev Atom (Ibura), Ogel’yx (Cabo de Santo Agostinho) e Newgen Leards (Petrolina); da modalidade F1 in Schools, será a equipe GRT (SESI Goiana). 

O desafio deste ano é que os estudantes elaborem um projeto visando solucionar os problemas do dia a dia, relacionados a transporte e à logística. A equipe Unity, composta por seis alunos de Escada, identificou um problema no deslocamento dos caminhões que transportam cana de açúcar para as usinas: há uma queda de cerca de 5% no total da carga, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 62 mil mensais. Para solucionar essa questão foi criado o “Mecanity”, um equipamento que possui estruturas que permitem que as carrocerias levem uma quantidade maior de cana sem risco de perda.

“Além de evitar possíveis acidentes com a cana de açúcar nas estradas, o nosso equipamento custa metade do valor do que as usinas utilizam atualmente”, argumentou Eduardo Oliveira, de 15 anos, um dos integrantes da Unity. 

A F1 in Schools é um projeto internacional realizado pela Fórmula 1, que possui modalidade do Torneio SESI de Robótica de 9 a 19 anos, que são responsáveis por criar uma empresa. A equipe GRT, do SESI Goiana, será a única representante de Pernambuco este ano, e irá competir na categoria durante a etapa nacional do Torneio de Robótica. O time é composto pelos alunos Adryan Lucas, Arthur Lima, Eduardo de Freitas, Júlia Letícia, Thaynná Suellen e Yasmin Ellen, e pelos técnicos Jonas Brito e Vitor Andrade.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores