Divulgação/Nintendo
Nesta semana um dos jogos mais marcantes da história dos videogames completa 38 anos. O Tetris foi um grande marco para a indústria dos games e se tornou um dos primeiros a ser visto como um tipo de "vício". O LeiaJá preparou um conteúdo especial sobre este ícone dos games.
Tetris foi desenvolvido por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. A ideia da criação foi de Pajitnov após conhecer o quebra-cabeças Pentaminó e decidiu criar uma versão virtual dele para seu computador.
O jogo consiste em empilhar tetraminós que descem a tela de forma que completem linhas horizontais. Quando uma linha de forma, ela se desintegra, as camadas superiores descem e o jogador ganha pontos. Quando a pilha de peças chega ao topo da tela, a partida se encerra.
O potencial do game foi atingido ainda nas etapas de criação, com seus programadores não conseguindo parar de jogar durante os processos de finalização. Pajitnov destruiu todos os discos que haviam feitos, isso para não ser acusado de viciar colegas do centro de computação. Apesar disso, o jogo continuou sendo distribuído de maneira informal.
Em uma dessas distribuições, o game chegou às mãos de Robert Stein, da Hungria, que percebeu o potencial do jogo e decidiu negociar os direitos do game para lançar por sua empresa, a inglesa "Andromeda". O jogo foi editado para o público norte-americano.
O Tetris foi o primeiro jogo a ser jogado no espaço, na Estação Espacial MiR, onde o jogo e o console no qual ele era jogado ficaram 196 dias a bordo da estação e deram 3 mil voltas ao redor da Terra.
Além disso, um grupo de psicólogos da Universidade de Plymouth, nos Estados Unidos, defende que o desejo de consumir alimentos calóricos, bebidas alcoólicas e cigarros diminuiu ao jogar Tetris.