15 anos do iPhone: relembre todos os modelos já lançados

O pioneiro entre os smartphones evoluiu bastante desde seu primeiro lançamento e é referência de qualidade

por Camilla Dantas qua, 29/06/2022 - 19:20
Divulgação/Apple O primeiro iPhone, lançado em 2007, completa 15 anos Divulgação/Apple

Há 15 anos era lançado o primeiro iPhone. O aparelho que ficou conhecido na época como computador de bolso, foi responsável pela popularização dos smartphones. A partir desse lançamento, a Apple passou a lançar um novo modelo a cada ano, com novas atualizações e inovações. 

Era 29 de junho de 2007, quando Steve Jobs lançou oficialmente o primeiro iPhone, com tela sensível ao toque, Wi-Fi, Bluetooth e outras ferramentas, o que o fazia destacar-se dos outros aparelhos da época.

Sua tela possuía 3,5 polegadas com resolução de 320x480 pixels, câmera de 2 megapixels e a tecnologia multitouch. Nas lojas, o aparelho estava disponível em 3 versões, de 4 GB, 8 GB ou 16 GB de armazenamento interno. Um ponto negativo do smartphone era seu valor, que não era acessível para todos. Custando em torno de US$ 599. 

iPhone 3G e 3Gs

O iPhone 3 já apresentava um novo design e o lançamento da capacidade de conexão 3g. Já em 2009, um ano seguinte do lançamento do iPhone 3, a Apple lança o iPhone 3GS. Pela primeira vez na história um iPhone continha armazenamento interno de 32 GB. 

Surge a "Siri"

Em 2010, a Apple lançou o IPhone 4, que marcou a geração com seu novo design retangular e a estreia de uma câmera frontal. Já em 2011, a Apple lançou o iPhone 4gs, que tinha como sua principal novidade a assistente de voz Siri e versão de 64 GB de armazenamento interno. Além disso, a câmera principal passou a ter 8MP.

Iphone 5 e 5s, com leitor biométrico

Em 2012 a apple lança um aparelho com a tela maior de 4 polegadas, e possibilidade a conexão 4G, o Iphone 5. Em relação ao grande diferencial da empresa, segundo seus usuários, a câmera, permaneceu a qualidade da traseira (8 MP), mas aumentou a resolução da câmera frontal, que passou a ter 1,2 M. No ano seguinte, é lançado o iphone 5s, que pela primeira vez continha um leitor biométrico, que possibilitava o desbloqueio do celular com sua digital, e o processador de 64-bit.

Iphone 5C

Ainda em 2013, a empresa lança um aparelho com o valor mais "acessível", e com sua carcaça de plástico com várias cores disponíveis. Diferente do 5s, o 5c não possuía o leitor biométrico. Se tratava de um aparelho semelhante ao iphone 5, com um custo mais baixo.

A "família" IPhone 6

Mudando completamente seu design a Apple lançou um modelo com três versões, o iphone 6, 6s e 6s Plus, nos anos de 2014 e 2015. A empresa começou a adotar celulares com as telas maiores, conhecidos como o "Plus", que possuía tela de 5,5 polegadas. Já o iphone 6, continha uma tela um pouco menor de 4,7 polegadas, com armazenamento interno de 128 GB.

As maiores mudanças foram nos iPhones 6S e 6s Plus, que continham o 3D Touch, que permitia interagir com apps e ajustes pela força do toque na tela. Além da câmera traseira que recebeu melhoria e passou a ter 12 MP (com gravação em 4K) e a frontal com 5 MP.

iPhone SE

No ano seguinte, a empresa lança no mercado um aparelho com a mesma carcaça do iphone 5s mas internamente era semelhante ao iphone 6, o iPhone SE. Esse modelo chega ao mercado com novas atualizações mas com um preço mais acessível do que o lançado anteriormente. O aparelho possuía 2 GB de RAM, até 64 GB de armazenamento interno, 12 MP de resolução na câmera traseira e gravação 4K.

iPhone a prova d'água

Seguindo o modelo do 6 e 6 Plus, em 2016 a empresa lança os modelos 7 e 7 plus que foram bem desejados na época pois possuía resistência a água (IP67) e som estéreo. Além disso, outra novidade presente nos aparelhos foi a retirada do botão físico, que se tornou um sensor de toque.

Assim como o modelo 6 e 6 plus, a diferença entre o 7 e o 7 plus, é que o primeiro conta com tela de 4,7 polegadas, 2 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento interno. O iPhone 7 Plus do smartphone traz tela de 5,5 polegadas, 3 GB de RAM e também até 256 GB de armazenamento interno. Em comum, a câmera traseira de 12 MP, com destaque para o sistema duplo do Plus, e frontal de 7 MP.

Carregamento por indução na versão 8

Em 2017 a Apple lançou dois aparelhos com a carcaça muito semelhantes aos anteriores, porém a principal diferença é que a parte traseira do smartphone foi remodelado e ganho uma camada de vidro, permitindo, pela primeira vez, o carregamento por indução. A grande melhoria chegou nas câmeras, que puderam  gravar vídeos em 4K em resolução de 3840x2160.

O Face ID do iPhone X

No mesmo ano em que a empresa completava 10 anos do primeiro lançamento do Iphone, a Apple lançou o modelo X que chegou completamente diferente no mercado. O aparelho continha uma tela OLED de 5.8 polegadas que cobria praticamente toda a parte frontal do aparelho e a implementação do Face ID, método que possibilita o desbloqueio da tela com reconhecimento facial. Sua câmera possuía 12 MP na traseira e 7MP na frontal.

Iphone XR, XS e XS Max

Continuando a tradição, no ano seguinte a Apple entrega ao mercado três novos modelos do modelo "X", o XR, XS e XS MAX. Sendo o XR uma versão mais barata Com 3 GB de memória RAM e tela IPS de baixa resolução (1792 x 828), e o XS e XS Max contam com 4 GB de RAM, uma incrível tela OLED com resolução de 1124 x 2436 e uma carcaça de aço inoxidável, dando um ar "premium" no dispositivo.

iPhones 11, os multicâmeras

No ano seguinte do seu último lançamento a empresa chega com seus novos aparelhos, iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max. O 11, seguiu o modelo XR em diversos quesitos, como a tela IPS e diversas cores para o usuário escolher. 

Suas principais novidades foram a implementação do chip A13 Bionic e câmera dupla: grande-angular e ultra-angular. Já os modelos PRO, chegam com mais exclusividades. Possuem carcaça de com aço inoxidável de qualidade cirúrgica. Além do seu hardware  que acompanha o chip A13 Bionic e a grande novidade fica por conta da câmera tripla de alta resolução: teleobjetiva, grande-angular e ultra-angular.

iPhone SE

Em 2020 chega a mais nova versão do modelo SE, que tem como proposta entregar um produto mais acessível mas com bastante eficiência. Visualmente era parecido com o iPhone 8, mas internamente era um aparelho mais completo, que possuía o chip A13 Bionic.

Mais resistência ao choque

Ainda no mesmo ano, a Apple lançou mais quatro modelos do aparelho, o iPhone 12, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max e iPhone 12 o mini. Agora sua principal mudança foi o modelo mini, que também chegou com uma versão mais barata dos diversos modelos. Além disso, todos os modelos 12 possuem conexão em 5G e o vidro frontal Ceramic Shield, que promete ser mais resistente a riscos e quedas que o modelo anterior.

Modo cinema

Como de costume, no ano seguinte em 2021 a apple lançou novos modelos com melhorias dos anteriores. Entre as principais novidades, estavam o Modo Cinema, o famigerado "notch" diminuiu consideravelmente de tamanho, mas sem perder a tradicional eficiência e segurança do Face ID, sem contar o upgrade de hardware.

iPhone SE

O último modelo lançado pela apple, neste ano, foi a 3ª geração do iPhone SE. O aparelho possuí conexão 5G e o novo chip A15 Bionic, sendo comparado internamente com o modelo anterior. Enquanto sua carcaça, não houve alterações, permanece semelhante a do iphone 8.

Existe a expectativa que a empresa lance mais modelos em 2022.

COMENTÁRIOS dos leitores