Walkman completa 43 anos

Primeiro reprodutor de som portátil foi um sucesso comercial

por Vinícius Tomei sex, 01/07/2022 - 22:13
Divulgação/Sony Divulgação/Sony

Nesta sexta-feira (1), o icônico Walkman completa 43 anos. A Sony revolucionou o modo de escutar músicas no início dos anos 1980. O Walkman Cassete foi o primeiro aparelho portátil de reprodução de música, algo comum atualmente. O LeiaJá separou cinco curiosidades sobre o aparelho, febre entre adolescentes da época. 

 - Ópera no avião

A ideia principal do Walkman era ser um dispositivo de som portátil para ouvir músicas em longos voos internacionais. O desejo dos executivos da Sony era ouvir ópera no interior do avião sem perturbar outros passageiros.

 - Pressman

O nome "Walkman" é uma derivação do gravador portátil "Pressman", muito utilizado entre jornalistas nos anos 1970. O nome foi tão acertado pela Sony que até os dias atuais é conhecido como Walkman os reprodutores portáteis da empresa, mesmo tendo mudado de nome e tendo diversas novas tecnologias.

 - Popularização dos Cassetes

O aparelho ajudou na popularização das fitas cassetes, sendo um fator decisivo na longevidade do modelo. Em pouco tempo, os cassetes ultrapassaram as vendas dos discos de vinil.

 - Solitário

Akio Morita, cofundador da Sony, não gostava da ideia do Walkman, isso porque para ele as pessoas se isolariam do mundo real e que as pessoas considerariam rude quem decidisse utilizar o aparelho em público.

 - Vendas

O reprodutor foi um sucesso comercial sem igual. Segundo um levantamento feito em 2009, os produtos Walkman ultrapassaram a marca de 385 milhões de vendas de unidades no mundo. Durante o auge do reprodutor, a Sony comercializava mais de 50 mil novas unidades por mês, apenas no Japão.

COMENTÁRIOS dos leitores