Uber sofre invasão em seu banco de dados

A plataforma acionou as autoridades policiais após o ataque hacker nessa quinta

por Victor Gouveia sex, 16/09/2022 - 09:12
Pixabay Celular com o aplicativo do Uber aberto Pixabay

Servidores do Uber sofreram um ataque hacker na tarde dessa quinta-feira (15), que obrigou a empresa a desativar seus sistemas internos e acionar as autoridades. O cibercriminoso chegou a enviar um comunicado aos funcionários com vários bancos de dados internos que alegou terem sido comprometidos. 

Com os sistemas de comunicação e o de engenharia foram suspensos até que os danos fossem identificados. Segundo o New York Times, os funcionários do Uber foram pegos de surpresa ao verificar que o mensageiro interno, o Slack, estava offline. 

Momentos antes da desativação, a mensagem enviada pelo hacker dizia: "Anuncio que sou um hacker e a Uber sofreu uma violação de dados". No comunicado, o criminoso ainda teria enviado uma lista com vários bancos de dados internos que alegou terem sido comprometidos. 

A Uber acionou as autoridades policiais e investiga a invasão. A assessoria confirmou o que a conta Slack de um funcionário foi acessada e que o hacker a utilizou para enviar a mensagem. O criminoso ainda teria acessado outros sistemas internos e postado a foto de uma página com informações internas para todos os empregados. 

A Uber deixou um comunicado em seu perfil nas redes sociais: "No momento, estamos respondendo a um incidente de segurança cibernética. Estamos em contato com as autoridades e publicaremos atualizações adicionais aqui assim que estiverem disponíveis".

COMENTÁRIOS dos leitores