Mensagens de ódio: Facebook deve indenização a rohingyas

'Os algoritmos perigosos da Meta, dona do Facebook, bem como a busca desenfreada por lucro, contribuíram significativamente para as atrocidades cometidas pelo Exército birmanês contra o povo rohingya em 2017', denuncia a Anistia

qui, 29/09/2022 - 08:32
FABRICE COFFRINI A organização de defesa dos direitos humanos estima que a Meta sabia que os sistemas de algoritmos do Facebook amplificam a propagação de conteúdo anti-rohingya nocivo em Mianmar FABRICE COFFRINI

Os sistemas do Facebook "promoveram a violência contra os rohingyas", e a Meta "deve indenizações" às vítimas por ter permitido em sua plataforma a propagação de mensagens de ódio contra essa minoria étnica, destaca a Anistia Internacional (AI) em um relatório divulgado nesta quinta-feira (29).

“Os algoritmos perigosos da Meta, dona do Facebook, bem como a busca desenfreada por lucro, contribuíram significativamente para as atrocidades cometidas pelo Exército birmanês contra o povo rohingya em 2017”, denuncia a Anistia.

A organização de defesa dos direitos humanos estima que "a Meta sabia, ou deveria saber, que os sistemas de algoritmos do Facebook amplificam a propagação de conteúdo anti-rohingya nocivo em Mianmar", mas "a empresa se absteve de agir".

Em 2017, centenas de milhares de muçulmanos rohingyas fugiram de uma repressão sangrenta do Exército e de milícias budistas em Mianmar. Cerca de 850.000 membros dessa minoria muçulmana vivem atualmente em acampamentos improvisados em Bangladesh. Outros 600.000 se encontram no estado de Rakhine.

“Nos meses e anos que antecederam essas atrocidades, os algoritmos do Facebook intensificaram a onda de ódio contra os rohingyas, contribuindo para o surgimento da violência na vida real”, estimou Agnès Callamard, secretária-geral da Anistia.

Três ações judiciais foram movidas no Reino Unido e nos Estados Unidos por representantes dos rohingyas e estão sendo examinadas. Organizações de jovens refugiados rohingyas também abriram um processo contra a Meta junto à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para a AI, é "absolutamente essencial" que a Meta realize uma "ampla reforma do seu sistema de algoritmos, pois, caso contrário, o drama que vincula a empresa aos rohingyas pode se reproduzir em outras partes do mundo, principalmente onde há violência étnica".

COMENTÁRIOS dos leitores