Recurso do iPhone 14 salva homem que ficou preso na neve

A tecnologia enviou a localização exata da vítima para os policiais locais

por Camilla Dantas qua, 07/12/2022 - 11:42
Divulgação/Apple O iPhone 14 Divulgação/Apple

Um homem que ficou preso na neve, em uma área rural do Alasca, nos Estados Unidos, foi salvo através de um recurso de comunicação via satélite do iPhone 14. De acordo com o site especializado MacRumors, o recurso fez com que os policiais do estado norte-americano fossem avisados do ocorrido, através de um alerta automático do celular da vítima, com a sua localização exata entre as cidades de Noorvik e Kotzebue.

O recurso SOS de emergência via satélite possibilitou que o Centro de Resposta de Emergência da Apple trabalhasse em parceria com a equipe de resgate do Noroeste do Alasca para dar o apoio necessário aos voluntários que partiram em busca da vítima, na última quinta-feira (1º). 

A tecnologia também foi elogiada pelos policiais que participaram do resgate, e destacaram a precisão das coordenadas enviadas pelo iPhone 14 e a integridade das primeiras informações emitidas após o acidente. Esse sistema facilita o resgate da vítima e torna ele mais rápido. 

Vale ressaltar que a Apple alerta que o recurso de emergência via satélite pode não funcionar em latitudes acima de 62º, e pode haver alguns pontos cegos em certas localidades do Alasca e Canadá. Mas nesse resgate, o homem estava em uma latitude de 69º e mesmo assim o sistema funcionou.

SOS de emergência

O recurso é gratuito apenas durante dois anos para todos os donos de iPhone 14 que tenham atualizado o sistema para a versão 16.1 ou superior, até o momento não foi divulgado o valor. Além disso, cabe lembrar que a tecnologia só funciona na América do Norte e não tem previsão de chegar ao Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores