Veja os cuidados na hora de comprar o presente de Natal

O consumidor deve ficar atento para não cair em nenhum golpe online

por Alice Albuquerque sex, 23/12/2022 - 07:45
Pixabay Mulher fazendo compra online Pixabay

O consumidor que pretende aproveitar os últimos dias antes do Natal para comprar presentes online deve ter cuidado e atenção para não levar golpe em nenhum site falso e perder o dinheiro. Mesmo na correria do dia a dia, é preciso ficar atento aos preços muito baixos. 

A presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB/PE e sócia-diretora da ABM Advocacia, Amanda Botelho, deu algumas dicas para que o consumidor não caia em golpes. “É importante sempre optar por efetuar compras em sites oficiais das lojas com autenticação de segurança, que pode ser identificada pelo cadeado fechado na barra de navegação. Além disso, o comprador deve evitar comprar através de links informados por publicidades em redes sociais, pois muitos fraudadores clonam os sites para efetuar os golpes”, detalhou. 

Caso haja a necessidade da troca ou devolução do produto, o consumidor deverá entrar em contato com a loja dentro do prazo estipulado e realizar a solicitação de troca ou cancelamento, explicou a advogada. O comprador também tem até sete dias úteis para solicitar o cancelamento da compra e “os valores deverão ser restituídos de forma integral”. 

Amanda Botelho falou sobre a dificuldade em reaver o dinheiro caso o comprador caia em algum golpe através de uma loja fantasia. No entanto, se o site da loja for clonado, é direito do consumidor ser indenizado. “A loja oficial é responsável pelo ambiente seguro de compra e tudo aquilo que envolve o seu respectivo nome. Desta forma, se o golpista clonar alguma loja oficial, esta última será responsável por indenizar o consumidor”, afirmou. 

COMENTÁRIOS dos leitores