Híbrido: Samsung cria celular com tela que dobra e desliza

Smartphone, que ainda é protótipo, acompanha tendências de mercado, que tenta reviver recursos dos anos 90 e 2000 de forma aprimorada

por Vitória Silva qui, 05/01/2023 - 13:58
Reprodução/Samsung Samsung Flex Hybrid OLED Reprodução/Samsung

Os gadgets móveis do futuro devem ter a capacidade de dobrar, abrir (o nostálgico e sempre famoso “flip”) e deslizar, de acordo com os novos insights da Samsung, que já tem lançamentos com todos esses recursos, mas não de forma integrada. Para transmitir essa mensagem, a empresa apresentou na CES uma pequena amostra de suas inovações mais recentes em design de telas, como o Flex Hybrid deslizante e dobrável. A CES 2023 é a maior feira de tecnologia do mundo e acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. 

O novo conceito pode alternar entre tamanhos de tela de 10,5 e 12,4 polegadas, graças ao seu design. O lado esquerdo da tela dobra, enquanto o lado direito desliza. Além de alterar o tamanho da tela, o protótipo também pode pular entre as proporções de 4:3 e 16:10. Embora o Flex Hybrid seja apenas um conceito, ele mostra que a Samsung está investigando como pode ser a próxima evolução dos telefones e tablets dobráveis. 

Em um comunicado à imprensa em 3 de janeiro, a Samsung resumiu seus novos conceitos de exibição, mas a empresa planeja mostrar as tecnologias durante uma exposição esta semana na CES. O Flex Hybrid é apenas um dos vários modelos. Há também uma tela deslizante de 17 polegadas, que foi visualizada em setembro, e um conceito de cockpit digital destinado a veículos autônomos. 

Conceito dobrável em um dos lados. Divulgação/Samsung/CES 2023

Conceitos como esses nem sempre se traduzem em produtos reais, mas o Flex Hybrid parece mais alinhado com a atual estratégia de produtos da Samsung. Os telefones dobráveis representam apenas uma fatia do mercado de telefonia mais amplo, mas o Galaxy Z Fold e o Galaxy Z Flip se tornaram bem estabelecidos na linha de dispositivos móveis da Samsung. 

A entrada antecipada da empresa no segmento de telefones dobráveis deu a ela uma vantagem em termos de participação de mercado, já que a Samsung responde por mais de 88% do mercado de smartphones dobráveis, de acordo com a Omdia. 

TM Roh, chefe de negócios de experiência móvel da Samsung, sugeriu em uma entrevista em agosto passado que a empresa já está pensando no que vem depois do Z Fold e do Z Flip. A introdução de novos conceitos como o Flex Hybrid ressalta esse ponto, mas a Samsung provavelmente também enfrentará mais concorrência à medida que os telefones dobráveis continuem a evoluir. A Motorola e a TCL mostraram seus próprios conceitos de telefone do tipo. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores