Lançamento do Windows Vista completa 16 anos

Sistema operacional da Microsoft que contou com o menor tempo de suporte operacional e atualizações.

seg, 30/01/2023 - 16:05
Foto/Reprodução: Windows Vista - Microsoft Foto/Reprodução: Windows Vista - Microsoft

O sistema operacional Windows Vista (Microsoft) completa 16 anos nesta segunda-feira (30). Considerado como uma das maiores falhas da Microsoft, o Vista foi o produto Microsoft que contou com o menor tempo de suporte operacional e atualizações.

O lançamento do Vista foi duramente criticado pela falta de compatibilidade com hardwares, problemas de estabilidade e lentidão, além de introdução de recursos e novidades pouco ou nada explicadas ao usuário. Sua aposentadoria chegou em 2009, apenas dois anos após seu lançamento.

Apesar de amargar o fracasso comercial, o sistema teve um começo relativamente positivo, com 20 milhões de cópias vendidas no primeiro mês e 180 milhões em apenas um ano, o dobro do Windows XP.

Quando lançado, o Windows Vista exigia computadores rápidos para funcionar, principalmente por conta das mudanças em relação a interface gráfica Aero, repleta de efeitos transparentes e detalhes gráficos mais caprichados. Outra diferença estava em como o Vista ocupava completamente a memória RAM do computador, não deixando capacidade de processamento para outros programas.

Todos os aspectos do lançamento do Windows Vista contribuíram para que o sistema operacional ganhasse o título de pior lançamento da Microsoft em sistemas operacionais. 

COMENTÁRIOS dos leitores