Em nova atualização, app do Nubank proíbe capturas de tela

A decisão do banco de realizar a atualização veio para rebater a onda de críticas e reclamações que usuários fazem nas redes em relação à falta de segurança na plataforma.

por Rachel Andrade sab, 25/03/2023 - 09:39
Diogo Borges/Flickr O banco digital assegura que medida traz mais segurança ao usuário Diogo Borges/Flickr

O banco digital Nubank realizou uma atualização no aplicativo e não mais permite que o usuário faça captura de tela, o ‘print’, nem gravação de tela. A medida veio para reforçar a segurança e proteção das contas.

Além da possibilidade de vazar imagens contendo informações da conta bancária, o update protege o aparelho do usuário contra invasores e vírus. Apesar de recente no banco digital, a atualização já existe em outros aplicativos bancários, como Banco do Brasil, Itaú e Caixa. O Nubank informa, no entanto, que os testes da proibição acontecem apenas para o sistema operacional Android, por enquanto.

Envio de comprovantes

A maioria dos usuários se acostumou a utilizar a ferramenta de captura de tela, principalmente para envio de comprovantes de pagamentos e transferências. Agora, para isso, é necessário utilizar apenas a ferramenta nativa do sistema. Após a emissão de um comprovante de pagamento, o usuário deve clicar em “Abrir/Enviar comprovante”, escolher o aplicativo para onde enviar (nuvem, impressora, outro aplicativo), e seguir as instruções indicadas.

A decisão do banco veio para rebater a onda de críticas e reclamações que usuários fazem nas redes em relação à falta de segurança na plataforma. Muitas pessoas foram vítimas de golpes, fraudes, furtos, e tiveram todo o seu dinheiro subtraído do banco. A empresa destaca que a medida é parte de uma iniciativa de educação digital.

COMENTÁRIOS dos leitores