Após rumores desde janeiro, E3 é cancelada

O evento não acontece de forma presencial desde 2019, estava agendado para junho deste ano

por Rachel Andrade sex, 31/03/2023 - 15:14
Coolbert/Flickr A primeira edição da E3 foi em 1995 Coolbert/Flickr

Os produtores da E3 publicaram na última quinta-feira (30) o cancelamento da edição de 2023, que estava agendada para acontecer de 13 a 16 de junho. O anúncio oficial também foi feito nas redes sociais da feira.

[@#video#@]

Rumores sobre o possível cancelamento do evento, que já foi considerado um dos maiores no mundo dos games, já circulavam pelas redes sociais desde janeiro. A confirmação foi feita depois que a Microsoft, Nintendo, Ubisoft, Tencent e Sega já haviam anunciado que não participariam da edição. Segundo os organizadores, a E3 não poderia acontecer sem o investimento de empresas parceiras fornecendo os recursos necessários para que a experiência dos visitantes fosse completa. 

O site oficial da feira foi atualizado com um único aviso: “A ReedPop anuncia que a E3 2023 não será realizada, conforme estava agendada para junho, com os eventos presenciais e virtuais cancelados. Junto à Associação de Software de Entretenimento (ESA, na sigla em inglês), as partes se reunirão para reavaliar o futuro da E3.”

Segundo cancelamento

A última edição da E3, de forma presencial, aconteceu em 2019, com a presença de mais de 66 mil visitantes. Devido à pandemia do novo coronavírus, as edições de 2020 e de 2021 foram realizadas em formato 100% digital. Em 2022 houve o anúncio do retorno parcial das atividades, em um modelo híbrido, mas foi cancelado. A edição de 2023 é a segunda consecutiva que não será realizada. A E3 é um evento considerado tradicional no universo dos games e tecnologia, existente de 1995.

O futuro do evento ainda é incerto, mas o público já sente que não será feliz. “É estranho ver essa morte do que foi o maior evento de videogames, que me fez desejar viajar para os EUA, comprar dezenas de revistas e posteriormente acompanhar sites, blogs e lives no YouTube”, diz a publicação de um usuário comentando sobre o cancelamento da E3 nas redes sociais.

COMENTÁRIOS dos leitores