Tecnologia

| Gadgets

Muitos aplicativos de mensagens agora oferecem aos usuários a tão esperada opção de reagir às mensagens respondidas com um emoji. Os usuários do Facebook Messenger, por exemplo, já podiam usar reações de emoji em uma conversa. Agora, outro aplicativo de mensagens da Meta recebeu um recurso de reação de emoji: WhatsApp. 

Mark Zuckerberg anunciou em seu Instagram Stories que um recurso de reações de emoji começou a ser lançado - depois de sair de um programa beta - para usuários do WhatsApp desde 5 de maio. O chefe do WhatsApp, Will Cathcart, também confirmou o recurso por meio de um vídeo no Twitter e no blog do WhatsApp. 

##RECOMENDA##

O que são reações de emojis? 

As reações de emoji são emojis que você usa para atestar uma mensagem recebida ou a forma como se sente sobre ela. É um recurso cobrado há anos pelos usuários (e que já existia em concorrentes como o Telegram), pois ajuda a diminuir as cobranças por retorno e acusações de “vácuo”, como são chamadas mensagens lidas e ignoradas. Assim, nem sempre será necessário digitar uma resposta em seguida. As reações podem ser um coração, por exemplo, ou o rosto com lágrimas de alegria.  

Como obter reações de emoji no WhatsApp 

Você precisa baixar (ou atualizar) a versão mais recente do aplicativo móvel WhatsApp. Se você não vir reações de emoji no WhatsApp, lembre-se de que a atualização de software que traz o recurso está sendo lançada no lado do servidor. Pode levar algumas semanas para que todos recebam reações de emoji no WhatsApp. 

- Abre uma conversa pode ser em grupo ou individual, selecione uma mensagem e pressione no balão de texto; 

- Quando fizer isso irá aparecer os emojis de reação, basta selecionar uma das 6 opções apresentadas. 

- Abaixo da mensagem irá aparecer o emoji de sua reação a ela, é possível remover a reação para isso pressione a mensagem novamente. 

O WhatsApp lançou sua última atualização para Android e iOS, que traz suporte para 32 usuários em uma única chamada de voz em grupo. A Meta havia anunciado que o recurso seria lançado na semana passada, quando confirmou o lançamento do recurso Comunidades do WhatsApp. Até então, o limite do aplicativo para chamadas de voz em grupo era de oito usuários. Além disso, o limite atualizado é apenas para chamadas de voz e não para videochamadas. 

O mensageiro também planeja lançar mais recursos, como capacidade de compartilhar arquivos de 2GB e reações a mensagens individuais. No iOS, a versão 22.8.80 inclui esse recurso no changelog. A descrição da atualização acrescenta que as chamadas em grupo agora suportam até 32 participantes e também traz uma interface atualizada com um layout de áudio social, destaque de alto-falante e formas de onda. 

##RECOMENDA##

A novidade também traz mudanças externas, com atualização do design para bolhas de mensagens de voz e telas de informações para contatos e grupos. Também há melhorias para os usuários quando acessam suas mídias favoritas na galeria. No Android, a v2.22.9.73 traz o recurso. 

Enquanto isso, a WABetainfo informou que o WhatsApp está testando um novo recurso onde permite que os usuários editem destinatários e selecionem o público antes de enviar uma mídia com uma nova visualização de legenda. O recurso também está sendo adicionado à opção Status do WhatsApp e está visível para testadores beta que estão na v2.22.10.6. Nem todos os testadores beta verão a opção. 

Como fazer uma chamada de voz em grupo do WhatsApp com até 32 participantes? 

- Abra o bate-papo em grupo que você deseja chamar de voz;

- Se seu bate-papo em grupo tiver 33 ou mais participantes, toque em Chamada em grupo;

- Se seu bate-papo em grupo tiver 32 participantes ou menos, toque em Chamada de voz e confirme sua decisão. As primeiras sete pessoas que atenderem poderão participar da chamada e somente os membros do grupo poderão participar; 

Encontre os contatos que deseja adicionar à chamada e toque em Chamada de voz.

 

Os novos Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra chegaram, no início deste ano, para atualizar a linha Galaxy S da Samsung. Os aparelhos trazem novidades e algumas diferenças em relação ao Galaxy S21, lançado no final de 2021. Confira algumas delas.

Diferenças no tamanho e no desempenho dos aparelhos, além da durabilidade da bateria são algumas  das mudanças. O Galaxy S22 tem uma tela ligeiramente menor - 6.1" contra 6.2" da geração anterior. Porém, as duas telas suportam resolução Full HD+, HDR10+, taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de 1.300 nits 

##RECOMENDA##

Quanto ao desempenho, os novos aparelhos ganham em relação aos antecessores em virtude de novos chips de 4nm. A versão lançada no Brasil conta com o Snapdragon 8 Gen 1, que promete melhor desempenho e economia de energia comparado ao Exynos 2100 do Galaxy S21. Permanecem iguais os 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. 

Já em relação à bateria, os novos aparelhos S22 trazem uma de menor capacidade, 3.700 mAh contra 4.000 mAh do Galaxy mais antigo. Entretanto, de acordo com a Samsung, as otimizações de hardware e sistema da linha garantem uma boa duração das baterias. Além disso, ambos suportam carregamento rápido de 25W e de até 15W, sem fio.

Divulgação

Câmeras

O Galaxy S22 teve mudanças significativas em suas câmeras. A Samsung trocou a lente principal de 12MP da geração anterior e adicionou uma lente de 50MP no modelo atual. Além disso, o  S22 traz uma lente telefoto de 10MP, contra 64MP do modelo anterior, mas que suporta zoom óptico.

Em ambos os casos, a Samsung incluiu uma câmera ultrawide de 12MP que promete maior campo de visão em comparação à lente principal. Ambos também trazem câmeras frontais de 10MP com OIS, e suportam gravação de vídeo em até 8K.

 

O iOS 15 chegou há quase cinco meses e finalmente ganhou uma atualização com suporte oficial para os seus recursos no WhatsApp. É o que anuncia um comunicado do WhatsApp Beta Info (WABetaInfo).

“O WhatsApp enviou uma nova atualização por meio do programa beta TestFlight, trazendo a versão para 22.7.0.76. A versão marcada nas configurações do WhatsApp é 2.22.7.76. O que há de novo nesta atualização? O WhatsApp está oficialmente suportando o iOS 15!”, diz o texto.  

##RECOMENDA##

A nova barra de ferramentas está totalmente escura e o mesmo se aplica à barra de navegação nas configurações do WhatsApp. Em outras palavras, o tema lembra o modo noturno agora e se mescla à tela de fundo. Observe que as alterações só são visíveis se você estiver usando o iOS 15. Além disso, mais testadores Beta podem finalmente receber o recurso que mostra fotos de perfil nas notificações, já implementado para determinadas pessoas. 

Esta é apenas uma das primeiras mudanças para oferecer suporte ao iOS 15, e a atualização também inclui mais compatibilidade com o iOS 15 e correções de bugs, mas mais estão chegando após o lançamento de uma atualização futura. 

WhatsApp está testando um novo tema mais escuro para iOS 

Divulgação/WABetaInfo 

Especula-se que a atualização começará a mostrar fotos de perfil nas notificações para mais testes do beta. A experiência foi, no entanto, lançada inicialmente para alguns usuários publicamente em janeiro. 

Além disso, diz-se que a versão beta mais recente do WhatsApp para iOS traz melhor compatibilidade com o iOS 15 e correções de bugs. A versão beta é, no entanto, recomendada para ser baixada apenas para uma conta secundária e especificamente para fins de teste. 

A versão beta 2.2211.3 do WhatsApp para Desktop foi lançada separadamente para corrigir os bugs disponíveis até agora. Um dos bugs estava afetando as fotos do perfil e do grupo que não apareciam na tela de bate-papos. 

O WABetaInfo relatou que a versão beta atualizada corrigiu esse bug e está mostrando fotos de perfil de usuários e grupos. A mesma correção também faz parte da versão estável mais recente do WhatsApp Desktop, bem como de seu cliente da Web. 

A Microsoft está lançando uma nova atualização para Windows Insiders que executam o Windows 11 nos canais Release Preview e Beta, que ainda estão no canal de produção do sistema operacional. Esses usuários estão testando principalmente atualizações cumulativas antes do lançamento geral. Hoje, eles estão recebendo o Windows 11 build 22000.588 e há uma mudança notável na maneira como as notificações funcionam. 

Agora, o Windows 11 pode exibir até três notificações de alta prioridade de uma só vez, e isso foi projetado para situações como chamadas, lembretes e alarmes. Se acontecer do usuário receber um alarme ao mesmo tempo que uma chamada, poderá ver os dois ao mesmo tempo, além de uma notificação regular pode ser exibida em cima dos três de alta prioridade. 

##RECOMENDA##

Além dessa mudança, a compilação 2200.588 do Windows 11 tem tudo a ver com correções, e não há nada que se destaque muito. Há uma correção para a inicialização automática ser desabilitada para aplicativos UWP, bem como uma para um problema em que o Windows pode demorar muito para inicializar em dispositivos habilitados para 5G. A lista de correções é um pouco longa, e você pode encontrar tudo abaixo: 

Se você não está inscrito no Programa Windows Insider, não deve esperar muito. Essas atualizações geralmente são lançadas nos canais Beta e Release Preview apenas alguns dias antes de estarem disponíveis para todos. O Windows 11 build 22000.588 provavelmente será a atualização opcional que estará disponível para todos ainda este mês. 

Os usuários que executam o Windows 10 no canal Release Preview também receberam uma atualização cumulativa no início desta semana, que adicionou um recurso chamado Search Highlights. Esta é uma nova experiência de pesquisa que traz curiosidades e pesquisas relevantes que mudam todos os dias. Atualmente, a única maneira de testar isso no Windows 11 é se você estiver no canal Dev, mas deve estar disponível para todos em um futuro próximo. 

Poucas novidades 

O novo pack não traz muitos aspectos novos, porém, uma lista com 27 correções, de acordo com o release da Microsoft. Foi corrigido um problema que desativava a inicialização automática para aplicativos UWP (Plataforma Universal do Windows) após a atualização do sistema operacional, além do bug que fazia com que SystemSettings.exe parasse de funcionar. A lista completa pode ser encontrada no site da Microsoft (em inglês). 

Nesta terça-feira (8) faz 43 anos desde que o primeiro CD foi anunciado pela Philips. A invenção revolucionou a indústria fonográfica e foi um sucesso durante as décadas de 1980 e 1990. O LeiaJá preparou um conteúdo especial sobre sua criação: 

 A holandesa Philips, em 1974, pretendia criar um disco óptico de áudio com som superior ao vinil, em um formato menor, de até 20 cm. Três anos depois, a companhia estabeleceu seus laboratórios exclusivamente para a confecção de CD's. O primeiro modelo tinha 8,5 cm de diâmetro.  

##RECOMENDA##

 A Sony também trabalhava na tecnologia, com foco na codificação e leitura, tendo feito algumas demonstrações em 1976. Porém, só em 1979 um protótipo foi anunciado pela Philips. Com o anúncio do protótipo, a Sony e Philips se juntaram em uma força tarefa para a realização do projeto.  

 Com a junção das empresas, o projeto foi acelerado e, em 1982,a versão final foi lançada, com os atuais 12 cm. O tamanho foi determinado para que a mídia pudesse comportar a nona sinfonia de Bethoven, supostamente a favorita do vice-presidente da Sony na época, Norio Ohga 

Entretanto, um fato curioso é que antes da decisão do tamanho, a empresa japonesa encomendou uma pesquisa sobre o tamanho médio dos bolsos de cidadãos da América, Ásia e Europa, para ter certeza que o CD seria facilmente transportado.  

O sucesso do CD foi tanto que anos depois a Sony lançava o "Discman", um player portátil de CD. Em 1986, a produção de CD 's havia superado a marca de 45 milhões de unidades, chegando a 300 milhões em 1992.  

Apesar do sucesso, no início dos anos 2000 o formato começou a ser descontinuado, isso por conta da chegada da internet e o avanço dos drivers portáteis de memória. Com isso, as vendas dos discos começaram a diminuir radicalmente. As lojas de departamentos diminuíram os locais de vendas de CD's e hoje em dia é raro achar o formato. 

 

[@#galeria#@]

2021 foi um bom ano para os smartphones, mas 2022 deve ser ainda melhor. No ano passado, aparelhos como o iPhone 13, Redmi Note 9 e Galaxy S21 tiveram alta popularidade como carros-chefe de suas desenvolvedoras, apesar dos preços bem acima dos celulares intermediários no mercado. Este ano, gigantes como a Apple, Samsung e Xiaomi deverão trazer novidades de design, performance e formatos — como é o caso dos telefones dobráveis — para estabelecer uma concorrência ainda maior. 

##RECOMENDA##

Uma novidade já não tão positiva é que fica cada vez mais difícil para a Blackberry fazer o seu retorno ao mundo dos smartphones. O modelo que seria a aposta da marca, o Blackberry 5G, foi cancelado, após a OnwardMobility perder a licença de utilizar a marca por decisão da própria BlackBerry, que em breve deverá vender suas patentes e focar no ramo dos serviços. 

Abaixo, o LeiaJá destacou as opções mais interessantes e esperadas ao longo de 2022 — tanto as que virão em breve quanto as que ocorrerão no final do ano. Esses são telefones que, na maioria dos casos, deverão passar por repaginadas de design, recepção e proposta. 

iPhone 14 

Provavelmente a linha mais esperada pelos amantes da Apple, o i14 tem um hype bem justificável, pois há rumores de que o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max terão designs totalmente novos, sem entalhe (notch) e uma câmera perfurada. Também é possível que venha aí um novo modelo na forma do iPhone 14 Max - um iPhone básico com uma grande tela de 6,7 polegadas, que poderia pousar em vez de um iPhone 14 mini. 

Vazamentos também apontam para grandes atualizações de câmera, com sensores de 48MP possivelmente nos cartões (acima de 12MP nos modelos atuais), e sendo iPhones, eles certamente terão uma enorme quantidade de energia. Novas informações deverão ser divulgadas em setembro. Os valores ainda não foram divulgados, porém, o antecessor dá uma ideia: o iPhone 13 já pode ser encontrado no e-commerce por entre R$ 5.8 mil e R$ 7 mil. 

OnePlus 10 

A situação com o OnePlus 10 é um pouco estranha, pois embora esse telefone ainda não tenha sido anunciado, o OnePlus 10 Pro foi - apenas para a China. O que se espera é que ambos os telefones tenham um lançamento global em breve. 

O OnePlus 10 Pro deverá incluir uma tela AMOLED de 6,7 polegadas 1440 x 3216 com taxa de atualização de 120Hz, um poderoso chipset Snapdragon 8 Gen 1, 5.000mAh bateria e uma câmera de lente tripla, sendo uma principal de 48MP, uma ultra grande angular de 50MP e uma telefoto de 8MP (com zoom óptico de 3,3x). 

Google Pixel 7 

Outro lançamento misterioso: ainda não se sabe muito sobre o Google Pixel 7, mas seu lançamento está previsto para o mês de outubro ou depois. Após a grande reformulação do Google na linha Pixel 6, pode-se não ver mudanças tão grandes desta vez, mas o Pixel 6 revigorou a programação e deixou usuários empolgados novamente. Portanto, mesmo que o Google Pixel 7 seja apenas uma versão mais polida disso, ele provavelmente será bem-vindo. 

Vazamentos iniciais apontam para um sucessor do chipset Google Tensor, sem surpresa, e para o Pixel 7 com câmeras semelhantes ao Pixel 6. Também é possível que exista um Google Pixel 7Pro, mas não em 2022. 

Samsung Galaxy Z Fold 4 

O Galaxy S22 não é o único telefone Samsung este ano; o Samsung Galaxy Z Fold 4 também é esperado em 2022, e pode ser o melhor telefone dobrável não apenas da Samsung, mas de qualquer empresa. Ele provavelmente não chegará até agosto ou setembro, mas quando isso acontecer, poderá ter um design mais leve e resistente à poeira e à água do que o Samsung Galaxy Z Fold 3, juntamente com uma bateria maior e uma câmera sob a tela aprimorada. 

Na verdade, uma fonte chinesa calcula que o Galaxy Z Fold 4 pode ter duas câmeras subexibidas significativamente atualizadas, com a Samsung possivelmente oferecendo os mesmos snappers aqui que no Samsung Galaxy S22. 

Huawei P50 

A gama Huawei P50 já foi anunciada, mas inicialmente está disponível apenas na China, sem novos anúncios de um lançamento global. No entanto, pode valer a pena esperar, pois o modelo superior - o Huawei P50 Pro - possui uma tela OLED de 1228 x 2700 de 6,6 polegadas com taxa de atualização de 120Hz, um chipset Snapdragon 888, até 12 GB de RAM e uma lente quádrupla câmera principal de 50MP, uma telefoto de 64MP (com zoom óptico de 3,5x e digital de 200x), uma ultra grande angular de 13MP e uma câmera monocromática de 40MP. 

Ele também possui uma bateria de 4.360mAh com carregamento rápido de 66W, mas devido à proibição contínua da Huawei, ele executa o novo HarmonyOS 2 da empresa em vez do Android e também fica sem 5G. 

O Huawei P50 padrão é um telefone semelhante em vários aspectos, mas com uma tela um pouco menor, taxa de atualização de 90Hz, bateria de 4.100mAh e um arranjo de câmera diferente, consistindo em um principal de 50MP, 13MP ultra-wide e 12MP câmera telefoto, com zoom óptico de 5x. 

Google Pixel Fold 

O Google Pixel Fold é um telefone sobre o qual se houve falar há anos, mas o ano de 2022 parece ter sido o escolhido para tirar o projeto do papel. O que se sabe até agora é que o Google Pixel Fold pode ter uma tela OLED dobrável de 7,6 polegadas e o mesmo chipset Tensor da linha Pixel 6. 

Xiaomi 12 Ultra 

Ainda é um rumor, já que o Xiaomi 12 e 12 Pro foram lançados apenas na China, mas supostamente, o Ultra pode ter uma enorme colisão na câmera traseira, ondulando com as lentes. Isso está no topo das especificações que, de outra forma, seriam pelo menos tão avançadas quanto o restante da linha, o que significa um chipset Snapdragon 8 Gen 1, uma tela de taxa de atualização de 120Hz e 12 GB de RAM no mínimo. 

De alguma forma, a Xiaomi também pode ter um telefone ainda mais sofisticado planejado, com sussurros de um Xiaomi 12 Ultra Enhanced. Uma dica aos usuários é economizar paa a enxurrada de conteúdo que a marca poderá trazer este ano. 

Nokia 10 

O mercado espera pelo Nokia 10 há muito tempo, tanto que ele passou por alguns nomes desde que começaram a sair os rumores - originalmente pensava-se que seria lançado como o Nokia 9.1, mas com o passar do tempo isso mudou para Nokia 9.2, 9.3 e, em seguida, Nokia 10. Ele poderia sair até mesmo como Nokia X60, dado o novo esquema de nomenclatura da marca para seus telefones. 

Rumores apontam para uma câmera selfie na tela, uma tela de vidro de safira, uma câmera com lente penta, um sensor principal de 108MP ou 200MP, uma bateria de 6.000mAh, uma taxa de atualização de 144Hz para a tela, e um chipset Snapdragon de ponta. Portanto, este pode ser um telefone muito premium - se chegar. 

Galaxy S22 

A família de dispositivos Samsung Galaxy S22 - o S22, S22 Plus e S22 Ultra deve ser lançada em fevereiro de 2022, funcionando a partir de um dispositivo de 6 polegadas até 6,81 polegadas. O Ultra terá câmera principal de 108MP e zoom óptico de 12x; os telefones menores terão uma câmera principal de 50MP. O Exynos 2200 com GPU AMD poderá estar disponível para esses dispositivos. A gama de cores passa dos 10 tons, segundo informações da marca. 

O WhatsApp está lançando uma nova atualização que traz visualizações aprimoradas dos anexos recebidos, segundo mudança apontada pelo WABetaInfo. Até o momento, sempre que um usuário compartilhava um documento como PDF, JPEG ou DOC, o WhatsApp mostrava apenas uma visualização genérica exibindo o tipo e o nome do arquivo. Isso significa que era preciso abrir o documento para descobrir o seu conteúdo. No entanto, com a versão Beta mais recente, o aplicativo agora exibe uma pré-visualização que permite ao usuário ter uma noção do conteúdo antes de abri-lo. 

No momento, as visualizações existentes são de uma qualidade muito baixa. Isso se deve por causa de o recurso estar disponível apenas na versão Beta do WhatsApp. Espera-se que, em breve, sejam implementadas visualizações devidamente otimizadas e que realmente representem a resolução da imagem ou do arquivo que está sendo enviado. 

##RECOMENDA##

Divulgação/WABetaInfo

A nova interface do usuário de visualização de documentos está sendo lançada com a atualização Beta mais recente do WhatsApp e é importante observar que o recurso não está amplamente disponível no canal estável no momento. Se você não recebeu a atualização, sempre pode baixar e carregar o aplicativo do APKMirror e começar a usar o recurso mais recente. 

O WhatsApp vem testando muitos novos recursos ultimamente. Em breve, o aplicativo adicionará reações de mensagem no estilo iMessage, permitirá que você finalmente transfira bate-papos do Android para o iOS e visualize notas de voz antes de enviá-las. Além disso, o WhatsApp também está trabalhando em um novo recurso que transcreverá automaticamente as mensagens de voz. Enquanto isso, novas ferramentas de desenho permitirão que você desenhe linhas mais grossas e mais finas em imagens/vídeos. 

A Amazon lançou no Brasil o Echo Buds, sua primeira linha de fones de ouvido inteligentes sem fio e equipados com a assistente virtual Alexa, sem precisar encostar ou apertar nada.

O Echo Buds, que teve o seu lançamento oficial no país na quarta-feira (16), terá preços a partir de R$ 899. Segundo a Amazon, os seus fones inteligentes podem funcionar até cinco horas com apenas uma carga e até 15 horas com o estojo de carregamento.

##RECOMENDA##

Os drivers de alto-falante premium oferecem som nítido e balanceado. O cancelamento de ruído ativo limita o ruído de fundo, enquanto o modo de passagem permite que você ouça o que está acontecendo ao seu redor. Basta tocar e segurar os controles de toque para alternar entre os dois.

Os Echo Buds funcionam com o aplicativo Alexa para reproduzir música, transmitir podcasts ou ler audiolivros. Os seus microfones oferecem acesso mãos-livres à Alexa, sem necessidade de tocar. Basta pedir a assistente virtual para pular músicas, retomar a leitura ou aumentar o volume.

Os fones da Amazon também são resistentes ao suor e vêm com 4 tamanhos de pontas de orelha e 2 tamanhos de pontas de asa para um ajuste.

O Google está preparando novidades para o seu sistema operacional Android 13. Ainda em desenvolvimento, uma das coisas que ele deve proporcionar é que telefones da linha Pixel possam transmitir apps do celular para o computador. 

Segundo detalhado pelo site 9to5Google, a empresa americana quer proporcionar que os usuários possam transmitir os aplicativos do seu celular para o computador, que poderão ser usados de forma independente, como se estivesse instalado no PC - mas sem a necessidade das instalações. 

##RECOMENDA##

Uma vez aberto, você pode interagir com o aplicativo como se estivesse aberto nativamente em seu laptop/desktop, incluindo clicar, tocar e digitar - o que facilitará o uso de seus aplicativos de mensagens favoritos.

Mesmo o Google anunciando que esse recurso seria exclusivo para o Chrome OS, no teste feito pelo 9to5Google também foi possível ativar essa funcionalidade em um dispositivo Windows 11. 

Além disso, a nova função do Android 13 funciona em computadores com o Linux e Macs, mas o recurso apresenta uma melhor integração nos dispositivos com o Chrome OS, por meio da opção Phone Hub, que exibe notificações e oferece acesso às configurações do telefone no computador.

Ainda não há detalhe se essa funcionalidade será exclusiva para celulares Pixel.

O primeiro evento de lançamentos da Apple que acontecerá em março deste ano deve ser recheado de novidades. Atualmente, o que está sendo ventilado - segundo o site Consomac -, é a possibilidade da gigante da maçã lançar três novos Macs.

O site aponta que os novos computadores da Apple já estariam na base de dados da Comissão Econômica da Eurásia. Os rumores apontam que pode ser um MacBook Pro de 13,3" com chip Apple M2, a menos que seja o redesenho do MacBook Air. 

##RECOMENDA##

O Mac mini com chip Apple M1 Pro, bem como o iMac de 27" com chip Apple M1 Pro também podem ser revelados para o público. Além dos computadores, a empresa também deve revelar o iPhone SE 5G e o iPad Air 5.

No entanto, sem querer jogar um balde de água fria nos amantes da empresa americana, a Apple costuma registrar os seus dispositivos na Comissão Econômica da Eurásia com meses de antecedência de lançamento. Portanto, isso não é uma garantia de que três Macs serão anunciados no primeiro evento da gigante da maçã.

O aplicativo beta do WhatsApp para Windows 10 e 11, visto pela primeira vez em novembro, está recebendo uma atualização significativa que adiciona suporte ao modo escuro, o que parece ser a maior e mais notável mudança com a nova atualização.  

O suporte ao modo escuro significa que o usuário terá uma experiência mais agradável no aplicativo WhatsApp Beta em um PC com Windows, principalmente à noite. O aplicativo seguirá o tema do seu sistema por padrão, mas é possível configurá-lo para ficar permanentemente claro ou escuro, dependendo da preferência. A implementação parece ser completa, desde a tela de login até os painéis de configurações usando o novo tema escuro. No entanto, existem algumas bordas brancas nas laterais do botão Feedback no canto. 

##RECOMENDA##

O Meta (ou Facebook) vem fazendo algumas melhorias no aplicativo desde que apareceu pela primeira vez na Microsoft Store. Recentemente, a interface do usuário de configurações foi ajustada para estar mais alinhada com os padrões de design do Windows 11 (em oposição ao Windows 10). 

Outras partes da interface do usuário receberam o mesmo tratamento, com a caixa de pesquisa, os itens da lista de mensagens e os balões de mensagens com cantos arredondados na versão mais recente. A versão inicial ainda tinha cantos afiados na maioria desses elementos. Além disso, agora há uma animação quando você clica no ícone de configurações, tornando a interface do usuário um pouco mais viva. 

Os interessados no recurso já podem testá-lo após atualizar para a nova versão do mensageiro, seja no Windows 10 ou no Windows 11 — atualmente, a mais recente disponível é a "2.2202.12". Para acessá-lo, basta clicar em "Configurações", selecionar a seção "Tema" e, por fim, escolher a opção desejada — que pode ser "Claro", "Escuro" ou "Automático (sistema)". 

Um cliente brasileiro da Apple será restituído com o valor integral de fones de ouvido do tipo Powerbeats Pro, após ter sido constrangido e retirado do direito de usufruir do seguro que pagou pelo item. O homem, identificado como Ruleandson do Carmo, de acordo com a MacMagazine, moveu uma ação contra a Apple Brasil no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Segundo a acusação, a empresa se recusou a substituir o produto, apesar do serviço estar incluso na garantia estendida, pela qual Carmo pagou. 

Ruleandson adquiriu o fone Powerbeats Pro em 2019 com o serviço de garantia estendida AppleCare+, que cobre danos acidentais oferecendo até duas trocas a cada doze meses. No entanto, o cliente encontrou problemas ao tentar utilizar o serviço. 

##RECOMENDA##

Segundo Ruleandson, seu cachorro teria engolido um dos fones, restando apenas um pedaço de plástico preto expelido nas fezes após atendimento veterinário. A Apple afirmou que não se tratava de dano, mas que o usuário teria perdido o fone, e se recusou a enviar um novo par. 

Ruleandson afirma ter aberto uma reclamação, na qual foi “supermaltratado” pela empresa. “Não concorda, procure o juizado especial”, teria dito o atendente da Apple ao usuário, que seguiu o “conselho” e abriu um processo no tribunal mineiro, com a finalidade de receber um fone novo. 

Na sentença, o juiz da 4ª Unidade Jurisdicional Cível da Comarca de Belo Horizonte, Sergio Castro da Cunha Peixoto, negou o pedido da Apple para realizar uma perícia nos restos dos fones de ouvido, alegando que a intenção da empresa com a preliminar era “claramente protelatória”. 

Segundo ele, a única perícia possível seria uma análise da composição química do material do pequeno pedaço deformado do equipamento para compará-lo com o material usado pela Apple na fabricação dos fones: 

“Obviamente uma perícia desta natureza diante do valor do produto sub judice é inviável, o que apenas evidencia seu intuito protelatório. Ademais, a ré já esteve com esses restos do fone de ouvido em seu poder e não realizou, como era de se esperar, esse levantamento pericial que agora afirma ser necessário. Optou por meramente negar a cobertura ao seguro contratado e agora, com isso, se sujeitar ao julgamento da causa com base nas provas que já se encontram no processo e que são suficientes à formação da convicção do julgador”, escreveu o juiz. 

Em sentença, a empresa foi condenada a substituir o fone por um novo de mesma cor, ou conversão da ação para perdas e danos. A Apple Brasil alegou ser impossível realizar a troca por um modelo idêntico e optou por indenizar o usuário em R$ 2.149, valor integral do fone em sua loja oficial. 

LeiaJá também

--> Procon multa Apple e Samsung por venda casada

O WhatsApp planeja introduzir a verificação em duas etapas para as versões desktop e web de sua plataforma. O recurso foi descoberto pelo WABetaInfo e supostamente permitirá que os usuários ativem e desativem a autenticação em ambas as versões. 

A plataforma de propriedade da Meta já possui autenticação em duas etapas nas versões móveis de seu aplicativo para iOS e Android. A maneira como funciona atualmente é que os usuários inserem um PIN pessoal de seis dígitos ao registrar seu número no WhatsApp. Isso é necessário para o seu login. 

##RECOMENDA##

Como o WhatsApp é multidispositivo, faz sentido para a empresa expandir essa proteção para desktop e web, já que atualmente não requer verificação. 

“Quando houver um registro de sua conta do WhatsApp, após inserir o código de 6 dígitos, será necessário um PIN pessoal para fazer login na conta. O WhatsApp quer facilitar o gerenciamento da verificação em duas etapas em todos os lugares, então eles estão trabalhando para introduzir o recurso no cliente web/desktop em uma atualização futura”, disse WABetaInfo em um post. 

"Será possível ativar ou desativar a verificação em duas etapas no cliente web/desktop. Isso é muito importante, especialmente quando você perde o telefone e não se lembra do seu PIN", acrescentou o blog. 

Novidades na estética 

As telas de fundo de chamadas do WhatsApp deverão ganhar caráter personalizável nas próximas atualizações, segundo informação do WABetaInfo. Atualmente, ao fazer ou receber uma chamada, o usuário se depara com a imagem do perfil do contato em um círculo no centro e ao fundo uma imagem padrão, que aparece para todos. 

O novo recurso permite adicionar papéis de parede personalizados nas videochamadas, assim como nas janelas de conversa. Aparentemente, é possível escolher imagens diferentes para cada um dos seus contatos, o que não é permitido na versão original. É um recurso que está sendo preparado para dispositivos iOS e Android, mas a versão estável já pode ser vista em alguns dispositivos iOS Beta. 

A loja do Google para Android, Play Store, reduziu o preço de diversos aplicativos e jogos desde a sexta-feira (21). Os descontos são acompanhados de mais de 30 ofertas completamente gratuitas somente pelas próximas horas. Por volta das 20h de hoje (22), os mais de 70 itens deverão retornar ao preço original ou poderão ter o valor promocional prorrogado.

Na lista de gratuitos, é possível encontrar um catálogo grande de RPGs, com temas de ação, lifestyle, horror e fantasia. The Lost Ship, que antes custava R$ 22,99; e o puzzle game 2048, que estava custando R$ 20,99, são alguns exemplos. Há também aplicativos de idiomas como o Memorize: Learn Korean Words with Flashcards, para quem quer aprender coreano, que custava R$ 26,99 e agora está de graça. 

##RECOMENDA##

MechaNika, da Mango Protocol, entrou para o catálogo dos itens promocionais, tendo redução de 45% no preço: foi de R$ 10,99 para R$ 4,99. Choice of Life: Middle Ages também teve queda, de R$ 9,99 para R$ 3,59. 

As opções de pagamento na Play Store são cartão de crédito ou débito, PayPal e código de resgate. No caso das gratuidades, basta instalar o aplicativo regularmente. Confira a lista: 

Gratuitos

Aplicativos 

Memorize: Learn Korean Words with Flashcards 

Shout Screen - Big Text Announcements 

Jogos 

2048 - Puzzle Game 

Block Puzzle 

Neon Beats | Musical AMOLED Game 

Pixel Blade M Vip 

The Weapon King VIP - Making Legendary Swords 

Timing Hero PV: Retro Fighting Action RPG 

Wonder Knights PV: Nonstop Action Shmup RPG 

Dungeon Corporation S: An auto-farming RPG game! 

Legend of the cartoon 

Superheroes Junior Premium 

Sword Knights: Idle RPG (Premium) 

Terra Fighter 2 Pro 

The Lost Ship 

Data Defense 

Theme Park Simulator 

Asylum (Horror game) 

Egyptian Pyramids Virtual Reality Roller Coaster 

Freelancer 2: Idle gamedev life simulator [VIP] 

Intergalactic Space Virtual Reality Roller Coaster 

VR Pirates Ahoy - Underwater Shipwrecks Voyage 

World War 3 - Tower Defense 

Alice Beyond Wonderland 

Cooking Kawaii - cooking game madness fever 

Cytus II 

Offline Tap tap cartoonist - Cartoon999 (VIP) 

Bulbs - A game of lights 

Castle Defender Premium 

College Days - Winter Break 

Stickman Master: Shadow Fight 

Stories: Your Choice (novels) 

Customização 

Timus: Rounded Dark Icon Pack 

Video Gallery - HD Video Live Wallpapers 

Em promoção 

Aplicativos 

Bluetooth Commander Pro 

Diseases & Disorders 

Science For Kids 

JPEG Optimizer PRO with PDF support 

FV File Pro 

Logo Maker: Graphic Design, Logo Templates 

RE Equalizer Music Player 

Diseases Dictionary 

Drugs Dictionary 

Medical terms 

Vitamins and Minerals 

Jogos

MechaNika 

CrossWords 10 Pro 

Green Project 

Binary Fun: Number System Pro 

Choice of Life: Middle Ages 

Epic Astro Story 

Home Run High 

One Line Coloring 

Braveland Pirate 

Clouds & Sheep 2 Premium 

Codex of Victory 

Guns'n'Glory Heroes Premium 

Magic Cookies! 

Ninja Hero Cats Premium 

Rebel Cops 

Note Fighter 

9th Dawn III RPG 

Teslagrad 

Customização 

Daily Wallpapers Pro 

Aline Blue: linear icon pack 

Aline Green: linear icon pack 

Daily Wallpapers Pro - Auto Change Wallpapers 

Garis Light - Lines Icon Pack 

iOS 15 White - Icon Pack 

Minka Dark Squircle - Icon Pack 

Aline Pink: linear icon pack 

Comics Icon Pack 

Ares Launcher Prime & 4D theme 

Computer Launcher Win 10 Launcher Prime 

Lucid Launcher Pro 

Minimal White - Icon Pack 

Light Sensation- Icon Pack

A Sony lançou nesta semana três novas cores para o joystick do Playstation 5 DualSense, são elas: Galactic Purple, Nova Pink e Starlight Blue, que diversificam as opções do controle, que além de sua cor tradicional, estava disponível nas cores Cosmic Red e Midnight Black. Acompanhe o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=BGO-BjMuqfQ

O DualSense foi lançado junto ao Playstation 5 e trouxe algumas novidades em relação ao seu antecessor Dualshock 4. Uma de suas principais características são os sensores de vibração espalhados em vários pontos do controle, como por exemplo nos gatilhos, que visam aumentar a imersão do jogador durante as ações do game.

##RECOMENDA##

Um dos destaques vai para os jogos de tiro, onde ao apertar o R2 para disparar, o jogador consegue sentir um pouco do impacto da arma, graças ao sistema de vibração.

As novas cores do joystick já estão disponíveis no Brasil, com preços a partir de R$ 499,90.

A linha de celulares chinesa Blackview lançou no último domingo (26) seu smarthphone com resistência militar a pancadas e temperaturas climáticas drásticas, além de bateria que pode durar até quatro dias sendo utilizada ao máximo.

O BV 8800 pode ser encontrado na internet a partir de U$ 300, cerca de R$ 1.695 na conversão para o real, sem incluir os impostos e frete.

##RECOMENDA##

O celular tem como garantia de proteção a certificação IP69K, de qualidade máxima contra poeira e água por exemplo. Outros destaques do BV 8800 são as quatro lentes de câmeras diferentes, com a principal usando tecnologia da Samsung JN1 e um display frontal de 6,5 polegadas.

Sem previsão de lançamento no Brasil, o sistema operacional do BV 8800 é o Doke OS, que opera até o momento na sua versão 3.0.

[@#video#@]

A Huawei lançou, nesta quinta-feira (23), o P50 Pocket, um smartphone dobrável, com uma tela externa circular de 1 polegada para acesso rápido a notificações e widgets. Desdobrada, a tela OLED tem 6,9 polegadas.

A nova dobradiça, que não deixa espaço entre as telas quando dobrada, é o diferencial do modelo em relação aos dobráveis da Samsung, como o Galaxy Z Flip3, que deixam alguns “buracos” entre as telas.

##RECOMENDA##

O aparelho pesa 190 gramas e tem apenas 7,2 mm de espessura, o que levou a Huawei, segundo o site The Verge, a comparar o P50 Pocket com o iPhone 13 Pro Max, que pesa 238 gramas e tem 7,65 mm de espessura.

Tela externa

A estratégia de divulgação da Huawei traz forte apelo à sua "tela externa". Além de mostrar as notificações ou a hora, a tela pode ser usada para widgets, permitindo que os usuários controlem a música e sigam orientações de GPS, por exemplo, sem abrir o flip.

Câmeras

O conjunto de câmeras principal do P50 Pocket possui um sensor principal de 40 megapixels, lente grande angular de 13 megapixels e lentes de "superespectro" de 32 megapixels que a Huawei diz que captura uma gama maior de cores.

Preço

Uma edição padrão do P50 Pocket foi colocada à venda na China hoje com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento por 8.988 yuans, cerca de R$ 8 mil, enquanto a versão premium, com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, sai por 10.988 (R$ 9,8 mil).

[@#video#@]

O Instagram está testando um novo recurso que permite aos usuários adicionar música às suas postagens no Feed, semelhantes às Stories e Reels do aplicativo, com uma pequena porcentagem de usuários globais. Os adeptos à rede social podem escolher entre uma ampla variedade de músicas da biblioteca da plataforma para adicionar às suas postagens junto com fotos e vídeos. O recurso está sendo testado com perfis selecionados na Índia, Brasil e Turquia. O teste do recurso não ficará disponível para publicações em formatos de carrossel. 

“A música desempenha um papel fundamental ao permitir que as pessoas compartilhem, se conectem e se expressem no Instagram. Com este teste, o Instagram espera dar à sua comunidade uma maneira de adicionar uma trilha sonora às suas fotos do Feed como eles já fazem com os Reels e Stories ”, disse o Instagram em um comunicado citado por um relatório da HT Tech. 

##RECOMENDA##

A nova ferramenta permite que as pessoas escolham uma música e selecionem trechos de até 90 segundos (um minuto e meio) para adicionar nas publicações de fotos no mural. Para artistas, é mais uma forma de engajar e compartilhar os seus trabalhos. Para usuários comuns, é uma ferramenta que expõe criatividade e associa um momento a uma trilha sonora específica, o que a rede acredita que cria uma espécie de “moodboard” ou quadro estético funcional e que melhora a interação. 

Saiba como usar o recurso

1. Selecione uma foto para publicar no Feed e, na última etapa, clique em “Adicionar Música”; 

2. Pesquise músicas específicas no campo “Pesquisar” ou navegue pelas músicas nas seções “Tendências” ou “Para você”; 

3. Selecione a música que deseja adicionar à sua foto; 

4. Você poderá selecionar o trecho e até 90 segundos da música para incluir na publicação do Feed; 

5. Clique em “Concluído” e depois em “Compartilhar”. 

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando