Tecnologia

| Games

A desenvolvedora Mediatonic, responsável pelo Fall Guys, anunciou que o game se tornará gratuito, com multiplataforma e chega ao Xbox (e Nintendo Switch) em 21 de junho. Os usuários que já possuem o jogo no PS4 e Steam serão premiados com um Legacy Pack, que inclui itens exclusivos, além do primeiro passe de batalha pago.

##RECOMENDA##

A empresa de análise de videogames Ampere Analysis acredita que a Nintendo estará pronta para lançar a geração do sucessor do Nintendo Switch em 2024. O analista Piers Harding-Rolls, da Ampere, também disse que até o final da vida dos consoles híbridos, a família Nintendo Switch terá destronado o console PlayStation 2 da Sony, que é o console mais vendido de todos os tempos. 

“A Ampere está atualmente prevendo um dispositivo Nintendo de última geração para ser lançado em 2024”, disse Harding-Rolls. “Até o final deste ano, o Switch deverá ter vendido 146 milhões de unidades, o que significa que ainda tem potencial para se tornar o console mais vendido de todos os tempos, vendendo mais de 158 milhões de unidades e ultrapassando o PlayStation 2.” 

##RECOMENDA##

A Nintendo disse em 2021 que o Nintendo Switch, o Nintendo Switch Lite e o Nintendo Switch OLED ainda têm quatro ou cinco anos de vida, e que ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas seria um indício do fim de uma era. Assim, 2024 provavelmente seria o primeiro que a Nintendo lançaria um novo console. 

Em uma nota ao VGC, Harding-Rolls também menciona que acredita que as vendas do Switch agora inevitavelmente cairão até que o detentor da plataforma revele seu console de próxima geração. 

“As vendas de Switch, deixando de lado o crescimento inesperadamente forte em 2020 devido à pandemia e ao lançamento de Animal Crossing, estão seguindo uma forma tradicional de ciclo de vida do console. Mesmo com o lançamento do modelo OLED, esperava-se que as vendas caíssem em relação ao pico, já que o Switch chega ao sexto ano do ciclo em 2022 e a última previsão de remessa da Nintendo reflete isso”, disse ele. 

Sobre o Nintendo “Switch 2” 

Os rumores sobre o Nintendo Switch 2 têm sido lentos até agora. No início deste ano, a Nintendo deu a entender que um “dispositivo de próxima geração” está a caminho, que pode ser compatível com a biblioteca existente do Switch, mas nenhuma informação sólida foi dada. 

Embora o OLED do Nintendo Switch tenha chegado no ano passado, isso não foi suficiente para fazer alterações no que já existia no Switch básico; é o modelo do Switch para obter se você ainda não conseguiu um, mas sem dúvida não vale a pena uma atualização do Switch padrão. 

Pode-se esperar que, após a tela OLED, se veja uma tela 4K no Switch 2, além de uma maior resolução. De acordo com a Bloomberg, um novo Switch usará uma técnica avançada de upscaling para atingir a resolução 4K. Chamado Nvidia Deep Learning Super Sampling, ou DLSS, ele usa tecnologia de IA para transformar efetivamente gráficos em imagens de alta resolução sem as demandas de desempenho de renderizá-los. Alternativamente, um Switch de última geração pode ter potência para uma saída 4K completa. 

O uso de videogame pode ter um efeito positivo na vida das crianças por serem capazes de aumentar a inteligência, segundo pesquisa publicada na revista Scientific Reports nesta semana.

Ela concluiu que a criança passa em média uma hora jogando videogames e, durante dois anos, os que praticaram por mais tempo apresentaram um aumento de aproximadamente 2,5 pontos de QI maior em relação aos demais. 

##RECOMENDA##

No entanto, o hábito de assistir televisão ou a vídeos online, que ocupou cerca de duas horas e meia do dia dos pequenos, além da utilização da rede social, que ocupa cerca de meia hora, não apresentam diferenças significativas no índice de inteligência estipulado pelos cientistas. 

Os pesquisadores chegaram a esta conclusão com análise de dados e condução de testes com 5.347 crianças em dois momentos: quando elas tinham entre 9 e 10 anos e dois anos depois, quando tinham 11 e 12 anos. Foram avaliadas habilidades cognitivas gerais para medir o índice de inteligência, um parâmetro criado pelos pesquisadores. As tarefas envolveram compreensão de leitura e vocabulário, atenção, memória e autocontrole, processamento viso-espacial e aprendizado ao longo de uma série de tentativas. 

As crianças também responderam a um questionário em que relataram o tempo gasto normalmente durante um dia na semana, e um no fim de semana, realizando as seguintes atividades: vendo vídeos online; jogando videogame; utilizando redes sociais; assistindo séries ou filmes; mandando mensagens e realizando videoconferências.

Os responsáveis pelo estudo monitoraram, ainda, as diferenças genéticas que poderiam influenciar o índice de inteligência e os impactos que poderiam estar relacionados à escolaridade e renda dos pais. 

"Nossos resultados apoiam a afirmação de que o tempo de tela geralmente não prejudica as habilidades cognitivas das crianças e que, jogar videogame, pelo contrário, pode contribuir para uma maior inteligência", afirmou um dos autores da pesquisa e professor de neurociência cognitiva do departamento de Neurociência do Instituto Karolinska, Torjek Klingberg.

Melhora da memória

Um outro estudo publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience mostrou outro efeito positivo ligado ao videogame e analisou habilidades cognitivas de 27 pessoas com idades entre 18 e 40 anos, com e sem experiência com jogos eletrônicos durante a infância. A conclusão foi de que a prática melhora a memória de trabalho. O impacto pôde ser observado mesmo anos depois. 

"Pessoas que eram jogadores ávidos antes da adolescência, apesar de não jogarem mais, tiveram melhor desempenho nas tarefas de memória de trabalho, que requerem retenção e manipulação mental de informações para obter um resultado", explicou o pesquisador Marc Palaus. 

Distúrbio de games 

Também foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, o chamado distúrbio de games como uma doença na versão atualizada da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. De acordo com a definição, o problema é um padrão de comportamento caracterizado pela perda de controle sobre o tempo de jogo, sobre a prioridade dada aos jogos em relação a outras atividades importantes e a decisão de continuar de frente à tela, apesar de consequências negativas. 

Os especialistas defendem que mesmo que os efeitos positivos estejam sendo apontados em estudos, os videogames em excesso trazem danos à socialização, saúde dos olhos e ao desenvolvimento da criança de um modo geral. 

A FIFA e a EA Sports romperam oficialmente seus laços na última semana. Dessa forma, o jogo produzido pela EA não se chamará mais "FIFA" após a edição de 2022. Apesar disso, a FIFA trabalha com outros desenvolvedores terceirizados para lançar novos jogos de futebol e jogos sem simulação, que devem ser lançados no terceiro semestre de 2022.  

Após quase 30 anos, a EA não lançará mais jogos de futebol sob a bandeira da FIFA a partir de 2023. Os motivos do rompimento são o alto preço e as restrições criativas. Mas a FIFA não deseja sair do mercado de jogos, com isso, trabalhará com outros desenvolvedores para a criação do novo game.  

##RECOMENDA##

  Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol. O nome FIFA é o único título original global. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26 e assim por diante - a constante é o nome FIFA, que permanecerá para sempre e continuará sendo o melhor", disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em comunicado. 

  "O setor de jogos interativos e esports está em um caminho de crescimento e diversificação incomparáveis. A estratégia da FIFA é garantir que possamos aproveitar ao máximo todas as opções futuras e garantir uma ampla gama de produtos e oportunidades para jogadores, fãs, associações membros e parceiros", completou.  

  A EA poderá publicar o FIFA 23 ainda este ano, pois a empresa recebeu uma extensão apenas para a categoria de simulação de futebol. Isso permite que outros estúdios e editores criem diferentes tipos de jogos usando o nome FIFA. 

 

O famoso jogo de vídeo game FIFA, da EA Sports, vai mudar de nome em 2023, anunciou a Eletronic Arts, desenvolvedora do game nesta terça-feira (10). O jogo passará a se chamar EA Sports FC. 

A desenvolvedora não vai mais continuar tendo a FIFA como parceira e por isso a mudança do nome. Porém, os 17.000 jogadores, mais de 700 equipes, mais de 100 estádios e 30 ligas estão garantidos no EA SPORTS FC. Isso inclui parcerias exclusivas com a CONMEBOL Libertadores, Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e MLS. 

##RECOMENDA##

Mesmo com a mudança, a empresa promete lançar o melhor FIFA no último ano de parceria. O EA Sports FC só será lançado em julho de 2023.

A Microsoft tem, nos seus planos, levar o Xbox Game Pass diretamente para as televisões e até para dispositivos dedicados, independentes de uma consola ou computador. 

De acordo com o site GamesBeat, a Microsoft tem como objetivo apresentar um dispositivo semelhante ao Amazon Fire Stick nos próximos 12 meses. Além deste hardware, a empresa pretende disponibilizar uma aplicação para televisões Samsung, permitindo que os jogadores possam transmitir qualquer título do Game Pass diretamente na televisão. 

##RECOMENDA##

Os projetos fazem parte da iniciativa ‘Xbos Everywhere’, estreado com Fortnite. 

A Garena, desenvolvedora do jogo mobile mais baixado do mundo, o Free Fire, publicou nesta quinta-feira (5) que a artista brasileira Anitta vai ser a nova personagem do jogo. A parceria ainda não foi detalhada. 

“A patroa”, como foi chamada pela empresa desenvolvedora do jogo, estará no game, mas ainda não sabe quando as novidades serão anunciadas. As informações devem ser publicadas tanto nas redes sociais da cantora, quanto no perfil oficial da Free Fire no Brasil.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Na próxima sexta (29), o rapper Emicida irá realizar um show na plataforma do jogo Fortnite. A transmissão começa a partir das 19h (Horário de Brasília), no modo battle royale e ficará disponível por 72 horas, até às 19h do dia 2 de maio (segunda-feira).

Para acessar, o usuário deve clicar na opção Soundwave Series: Emicida (em português, Série Onda Sonora) ou inserir o código da ilha: 6929-7613-7801.

##RECOMENDA##

A apresentação vai incluir os principais sucessos do cantor. Emicida contará sobre sua trajetória, desde as batalhas de rima em São Paulo até ganhar reconhecimento internacional.

No final do show, os jogadores receberão EXP e o Spray Série Onda Sonora - Emicida como lembrança. Além disso, o artista terá uma Música de Lobby “Continue Assim” e uma Dança da Vitória exclusiva no jogo, disponível para compra a partir do dia 28 de abril, às 21h (Horário de Brasília).

Emicida se junta a lista de nomes como Travis Scott, Ariana Grande, DJ Marshmello, J Balvin, e Tones and I que também já se apresentaram no Fortnite.

AVISO DE FOTOSSENSIBILIDADE/CONVULSÃO

A Epic Games alerta pessoas com histórico de fotossensibilidade/convulsão que o show Emicida - Série Onda Sonora contém luzes piscantes, e que elas devem consultar um médico antes de participar do evento, e saírem IMEDIATAMENTE caso sintam algum desconforto. 

Por Maria Eduarda Veloso

A Microsoft anunciou nesta semana mais sete jogos para o Xbox Game Pass. Agora, a empresa completou o ciclo mensal de rotatividade dos jogos em sua plataforma. Entre os principais jogos, está F1 2021 para o Cloud e 7 Days to Die.

##RECOMENDA##

• Need For Speed: Hot Pursuit (2020) - já disponível no Cloud;

• Turnip Boy Commits Tax Evasion (2020) - já disponível no Console, PC e Cloud;

• 7 Days to Die (2013) - disponível em 26 de abril para Console, PC e Cloud;

• Research and Destroy (2021) - disponível em 26 de abril para Console, PC e Cloud;

• Bugsnax (2020) - disponível em 26 de abril para Console, PC e Cloud;

• Unsouled (2020) - disponível em 26 de abril para Console, PC e Cloud;

A Deadline anunciou que uma adaptação cinematográfica do game Streets of Rage, aclamada franquia da SEGA, está em desenvolvimento pela Dj2 Entertainment e Escape Artists. Além disso, o diretor de John Wick está responsável pela produção do longa.

##RECOMENDA##

Para alegria dos fãs, a SEGA anunciou nesta quarta-feira (20) que Sonic Origins será lançado em 23 de junho para PC, Playstation 4, PS5, XBox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

Serão quatro jogos clássicos remasterizados: Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD. Todos em alta definição, celebrando os 30 anos do ouriço mais famoso dos games.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

A pré-venda já está disponível com preços a partir de R$ 214,90 na edição básica. Os fãs que anteciparem a compra do jogo garantirão o Pacote Starr Dash, que inclui cem moedas utilizáveis e planos de fundo personalizados para customizar o jogo.

Os mais saudosos também poderão comprar um conjunto digital da trilha sonora de Sonic Origins por R$ 21,45.

O exclusivo Roblox Virtual Nomad Bundle já está disponível para assinantes Prime Gaming. O pacote Virtual Nomad estará em modo resgatável por dois meses, logo, os jogadores terão um bom tempo para aproveitar a oferta. A novidade inclui uma máscara e um capuz que desbloqueiam alguns bônus no Arsenal dos jogadores.

O Prime Gaming é um dos serviços de assinatura da Amazon, pelo qual os membros do Amazon Prime podem reivindicar brindes épicos no jogo e, às vezes, jogos gratuitos. Tudo o que você precisa fazer é acessar a seção Amazon Prime Gaming para resgatar. A assinatura custa R$ 9,90 e dá acesso a serviços de streaming de música, filmes e séries, além de frete grátis em todos os produtos entregues pela Amazon.

##RECOMENDA##

Assim, os assinantes do Prime Gaming agora podem reivindicar itens do Roblox na página dedicada ao jogo dentro da plataforma. O Virtual Nomad Bundle, criado pelo desenvolvedor do Arsenal ROLVe, pode ser resgatado até 15 de junho. Confiram os extras desbloqueados pelo capuz:

- Skin dos personagens jogáveis

- Emote personalizado

- Skin de arma

- Efeito de eliminação

- Arma branca

- Cartão de chamada

[@#video#@]

A empresa de realidade aumentada Niantic anunciou o lançamento do jogo Peridot para Adroind e IOS para este mês de abril. O jogo segue o mesmo estilo do mais famoso desse segmento, o "Pokémon Go". No início, a empresa optou soft launch, ou seja, começará apenas a disponibilizar o Peridot na Malásia, e depois começará a ser disponibilizado para outros mercados, com o intuito de evitar problemas de maior. 

Assim como o Pokémon Go, a empresa contou que o jogo será gradualmente actualizado, para disponibilizar novos recursos, mas de momento apenas os recursos mais básicos serão disponibilizados. O jogo terá a seguinte história, os peridot ou dots, são pequenas criaturas que acordaram após um sono de mil anos e que agora precisam da ajuda dos jogadores para crescer e evitar a extinção. Mas ao contrário do Pokemon Go, os Dots não são criaturas trazidas para a batalha, então a jogabilidade gira em torno da possibilidade de criá-los e cuidar deles. 

##RECOMENDA##

Existem algumas opções para a criação do dot, como pelo nascimento, acasalamento, entre outros. Fazendo com que os usuários escolham a melhor forma. Os dots podem ser Unicórnio, Pavão, Chita, Áries, Coelho, Peixe-palhaço e outros. A escolha do personagem determina a categoria a que pertence.

[@#video#@]

O campus BR da UNAMA - Universidade da Amazônia, em Ananindeua, foi palco de um evento que valoriza a cultura pop japonesa, geek e nerd. O Anime Geek de domingo (10) reuniu os apaixonados pela cultura oriental que puderam se caracterizar de seus personagens favoritos. A programação contou com a presença de dubladores e teve shows, palestras, danças, salas temáticas sobre quadrinhos, games e tokusatsu (super-heróis japoneses), estandes de vendas, K-Pop e concurso cosplay.

##RECOMENDA##

Criado em 2012 por um grupo de amigos e fãs da cultura nerd, o Anime Geek faz sucesso em Belém, tendo duas edições durante o ano. Esta foi a primeira edição do evento pós-pandemia e os organizadores afirmaram que as respostas recebidas pelo público, por meio das redes sociais, foram positivas e as expectativas para o grande dia eram as melhores.  

 “O Anime Geek, quando realiza seus eventos, é geralmente em dois dias (sábado e domingo). Porém, como estamos retornando aos poucos e tomando alguns cuidados, pensamos fazer em apenas um dia, mantendo algumas das coisas que as pessoas mais gostam dentro da programação. Para a próxima edição, iremos fazer todo completo para o público se divertir. A edição de hoje está funcionando mais como um aquecimento para o próximo que está por vir ainda este ano”, afirma Rai Moraes, organizador do evento.

O organizador do Anime Geek também afirma que o carinho e o retorno do público são motivadores e o objetivo é sempre montar um evento de qualidade. Nesta edição, o Anime Geek trouxe a banda Rasengan e a dubladora Miriam Ficher, que dá voz a Bellatrix Lastragem, personagem de Harry Potter, sendo as principais atrações do evento.

[@#galeria#@]

Allison Rodrigues, 16 anos, participou pela primeira vez do Anime Geek e estava ansioso por fazer parte do concurso cosplay para compartilhar seu personagem, e esperava ter um bom desempenho para satisfazer ao público.  

“Eu me sinto maravilhado, é uma situação tão incrível, você se expressando com pessoas que também querem se expressar e combinando sentimentos, é uma coisa maravilhosa”, afirma Alisson.

O público também teve acesso às salas temáticas, que fizeram sucesso. Para quem curte séries japonesas, a sala tokusatsu trouxe um pouco de nostalgia aos fãs. “A gente puxa uma coisa que fez parte da nossa juventude e que fez parte da juventude de muitas pessoas também. Levamos isso a sério, de trazer essa linguagem dos heróis japoneses pra cá e fazer com que a sala seja um lugar que cria essa aura e esse sentimento de atmosfera das séries. É por isso que trazemos essa exposição com todos esses itens e exibimos as séries e nos dispomos um bate-papo com a galera pra entrar nesse universo”, comenta Sergio Fiore, cofundador do grupo Os Power Rangers de Belém.

A próxima edição do Anime Geek já tem data marcada. Será em julho deste ano. Os organizadores já definiram o tema, ainda a ser divulgado nas redes sociais.

Por Amanda Martins, Suellen Santos e Clóvis de Senna (sob orientação e acompanhamento de Antonio Carlos Pimentel).

 

A Rockstar Games, em parceria com a Remedy, anunciou o Remake de Max Payne e Max Payne 2: The Fall Max Payne. A Remedy divulgou que trabalhará com a Rockstar sob um novo contrato de publicação para refazer os dois primeiros jogos para PC, PlayStation 5 e Xbox Series.  

 A Remedy fará todo o desenvolvimento dos jogos, enquanto a Rockstar financiará o projeto. O motor gráfico usado nos remakes será o mesmo do jogo Northlight, da Remedy, o mesmo motor usado para Control e Alan Wake 2.  

##RECOMENDA##

Os jogos originais de Max Payne também surgiram com uma parceria da Remedy e da Rockstar. "Ficamos emocionados quando nossos amigos de longa data da Remedy nos abordaram para refazer os jogos originais de Max Payne", disse Sam Houser, fundador da Rockstar.  

"Somos grandes fãs do trabalho que a equipe da Remedy criou ao longo dos anos e mal podemos esperar para jogar essas novas versões", completou Houser.  

 O CEO da Remedy, Tero Virtala, disse que a equipe está animada para trazer a história, ação e atmosfera dos jogos originais de Max Payne de volta aos jogadores. Apesar do anúncio, ainda não temos uma data para lançamento. 

 

Os jogos Rogue Legacy e The Vanishing of Ethan Carter estão sendo oferecidos gratuitamente para PC pela Epic Games Store. Rogue Legacy é o inusitado roguelite com mecânicas de genealogia. Sempre que um herói morre, um descendente o sucede com habilidades diferentes. 

Por sua vez, The Vanishing of Ethan Carter é uma aventura misteriosa em primeira pessoa centrada em explorações e descobertas.Como o detetive de mentalidade oculista Paul Prospero, o jogador deve investigar sobre o desaparecimento de Ethan e o destino de sua família. 

##RECOMENDA##

Os jogos ficarão disponíveis para download grátis até a próxima quarta-feira (14), às 12h, horário de Brasília. É importante lembrar que uma vez resgatados, eles ficam para sempre na biblioteca do jogador.

Rogue Legacy 

O jogo é o roguelite genealógico da Cellar Door Games, em que qualquer um pode ser um herói. Sempre que o jogador morre, um único descendente o sucede. Além disso, os familiares do herói possuem características únicas, como, por exemplo, uma criança poder ser daltônica e outra uma anã com vertigem. 

A cada geração nasce um descendente mais forte com características únicas que alteram o gameplay. A jornada tem mais de nove classes para escolher e mais de 60 inimigos diferentes para enfrentar. 

The Vanishing of Ethan Carter

Desenvolvido pela The Astronauts (Witchfire), The Vanishing Ethan Carter é inspirado em obras de ficção do início do século XX. Ainda que conte com um detetive particular e alguns desafios mentais, ele não é exatamente um jogo cheio de quebra-cabeças. O foco da aventura é a atmosfera de suspense. Para solucionar o caso, o detetive Paul deve falar com os mortos e seguir uma trilha de cadáveres. 

Além do PC, o game também está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.  

[@#video#@]

A Microsoft anunciou esta semana os novos jogos que entraram no catálogo do Xbox Game Pass na primeira quinzena de abril. O novo lote de games conta com dez títulos. Confira a lista:

##RECOMENDA##

• MLB The Show 22 (2022) - já disponível na Nuvem e Console;

• Chinatown Detective Agency (2021) - disponível na Nuvem, Console e PC em 7 de abril;

• Dragon Age 2 (2011) EA Play - disponível na Nuvem 7 de abril

• Plants vs. Zombies: Garden Warfare (2014) - disponível na Nuvem 7 de abril;

• Star Wars: Squadrons (2020) - disponível na Nuvem em 7 de abril

• Life Is Strange: True Colors (2021) - disponível na Nuvem, Console e PC em 12 de abril;

• Panzer Corps 2 (2020) - disponível no PC em 12 de abril;

• The Dungeon of Naheulbeuk (2020) - disponível no PC em 12 de abril;

• Lost In Random (2021) - disponível na Nuvem, Console e PC em 14 de abril;

• Rain On Your Parade (2021) - Nuvem, Console e PC;

• The Long Dark (2014) - Nuvem, Console e PC;

• Pathway (2019) - PC;

• F1 2019 (2019) - Nuvem, Console e PC;

Lego Star Wars: The Skywalker Saga chegou nesta terça-feira às plataformas digitais e, já nas primeiras horas o título pode ser considerado um sucesso de críticas. O jogo é o terceiro mais bem avaliado da franquia Star Wars no site Metacritic, principal veículo de reviews de games atualmente.

O jogo conta com um total de 32 análises, feitas por especialistas do site, e possui uma nota média de 84% em sua versão original para Playstation. Em sua frente, estão apenas Lego Star Wars II: The Original Trilogy (86%) e Lego Harry Potter Years 1-4 (87%).

##RECOMENDA##

No novo jogo da saga, o protagonista terá de enfrentar os principais antagonistas do universo de Star Wars. Desde Kylo Ren, Darth Sidius, Darth Maul, Darth Vader, entre outros. O jogo conta com mais de 300 personagens jogáveis, mais de 100 veículos e 23 planetas para explorar.

Lego Star Wars: The Skywalker Saga oferece releituras divertidas de personagens clássicos e momentos icônicos do universo de Star Wars. O jogo coloca o protagonista em uma série de desafios interplanetários repletos de descobertas, segredos e aventuras.

O novo jogo da franquia Star Wars está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X, PlayStation 5, Microsoft Windows, Mac OS. 

Por Matheus de Maio

A Windows Central divulgou um novo relatório sobre as novidades do universo da Microsoft. Entre as principais exibições está que o Xbox Game Pass receberá em breve um plano familiar, serviço que é aguardado há muito tempo pelos assinantes.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

A Confederação de Competições de E-Sports e Tecnologia da UNAMA - Universidade da Amazônia vai realizar, neste sábado, (02), a primeira edição da Start Cup, uma competição de esportes virtuais que tem o objetivo de integrar os alunos de diversas áreas. O evento será no hall de entrada da UNAMA, no campus da Alcindo Cacela, em Belém, a partir das 9 horas.

##RECOMENDA##

O professor e coordenador dos cursos de engenharia da UNAMA, Everton Ruggeri, explica que a Start Cup foi pensada e organizada pela Liga de Esportes da instituição, formada por alunos para a integração dos estudantes que não tiveram tanto contato em decorrência da pandemia. “Nada mais vantajoso que os games para que eles possam se aproximar mais”, diz.

O professor também explica que a competição de e-sports da UNAMA será por categorias e, inicialmente, com uso de consoles (dispositivos eletrônicos utilizados para videogames). Os alunos fizeram as inscrições de todos os participantes, dividindo de acordo com a modalidade escolhida por eles.

A Start Cup tem o envolvimento dos cursos de Engenharias, de Tecnologia, como Ciência da Computação e Análise de Sistemas, e também dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e de Interiores.

Everton Ruggeri conta que os estudantes estão totalmente envolvidos, engajados e motivados pela competição. “Esses alunos podem estar vindo aos eventos, participando de rodas de debates, fazendo com que, por exemplo, haja uma interação profissional entre estes alunos no futuro, que é o grande foco hoje de você ter uma liga dessa natureza”, ressalta.

A programação vai ter a primeira etapa de lançamento dos jogos, com Mortal Kombat, FIFA 2022 e Super Smash Bros. “A tendência é que com esse evento de início a gente possa ter outros jogos que possam estar atendendo a toda comunidade, como o League of Legends, Dota, Fortnite, e outros”, complementa Everton.

O professor afirma que esse modo de competir tende a crescer no Brasil, e no Pará não é diferente. Ele acrescenta que ter o e-sport reconhecido como um esporte de fato também é uma tendência mundial. “A gente percebe que hoje os alunos, em seus tempos livres, em que não estão de fato realizando seus estudos academicamente, estão engajados em algo dessa natureza e isso vai crescer cada vez mais ao longo dos anos”, reafirma.

Sobre a possibilidade de outras edições da Start Cup serem realizadas, Everton Ruggeri diz que a Liga de Esportes tem a percepção de que outros eventos podem acontecer no futuro e reforça que tudo depende da motivação e do engajamento dos alunos. “Se esse evento for um sucesso, e vai ser um sucesso com certeza, os próximos com certeza virão, e serão até melhores e maiores”, garante.

Lucas Miranda, formado em Ciência da Computação pela UNAMA, faz parte da liga organizadora do evento e foi o responsável pela invenção do nome da competição. Segundo ele, "Start" (ou início) faz uma referência à época dos Fliperamas e "Cup" porque o termo é bastante utilizado no Mario Kart, um dos primeiros jogos a surgir no mundo dos videogames.

O competidor revela que, antes de se tornar organizador de campeonatos, participou da liga regional de Rainbow Six Siege, jogo de que mais gosta atualmente por causa do cenário de e-sports. “É bacana ver as competições, os times brasileiros competindo, tendo um certo destaque no mercado”, conta.

Lucas dá algumas dicas para quem tem vontade de começar a jogar, como estudar e conhecer o jogo e as estratégias. “Você tem que assistir, tem que conhecer o que os competidores mais profissionais fazem e, dependendo do jogo, montar sua equipe e se acostumar com ela, jogando com eles, para poder compreender o padrão de cada um e ir se adaptando”, destaca.

O estudante de Engenharia da Produção, Mayro Vasconcellos, que também faz parte da organização do evento, conta que joga há muito tempo e que descobriu os torneios virtuais através do YouTube. Apaixonado por jogos de luta, Mayro diz que atualmente gosta de jogar Mortal Kombat.

O estudante relata que, apesar de não ser jogador profissional, gosta de praticar bastante quando tem um tempo livre e dá dicas para quem pretende começar a competir. “Eu indico muita prática todos os dias porque é através dessa pratica que você vai aprendendo”, enfatiza.

Jéssica Cristina Barbosa, estudante de Moda na UNAMA, está diretamente envolvida na organização do evento, mas de uma maneira diferente, sendo a responsável pela produção de camisas para os competidores. A estudante conta que sempre gostou de jogar e que tem experiência com o Mortal Kombat, FIFA e com o Just Dance, jogo que vai competir no próximo sábado.

Sobre a produção das camisas, Jéssica diz que ficou feliz por estar à frente do processo e que teve a ajuda do Lucas Miranda na criação da logo. “Eu tive a ideia de colocar uma camisa na cor verde porque tem tudo a ver com a UNAMA, então eu coloquei uma coisa mais simplificada, jovial, para não ter uma bagunça na visão. Ficou uma coisa bem mais centrada, e no final eu gostei daquele resultado”,

A estudante espera que muitas pessoas participem da Start Cup e faz um convite a todos os públicos, reforçando que ela é aberta para todas as áreas. “Essa expectativa é muito grande. Quem sabe no futuro a gente abre também para outras pessoas participarem de uma forma a abranger essa ideia de estar aqui na UNAMA, com mais pessoas ainda”, conclui.

Por Isabella Cordeiro (sob orientação e acompanhamento de Antonio Carlos Pimentel).

 

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando