Tecnologia

| Internet

Como forma de marcar o início das celebrações do mês do Orgulho, a organização não-governamental (ONG) ARCO lançou, nesta quinta-feira (1º), um novo chat no seu perfil oficial do instagram. Batizada de Sofia, a inteligência artificial (IA) vai falar diretamente com os seguidores abordando temas voltados para a comunidade lésbica, gay, bissexual, transsexual, queer, intersexo, assexual, pansexual e mais (LGBTQIAP+).

[@#video#@]

##RECOMENDA##

A instituição tem como objetivo organizar, facilitar e democratizar o acesso à informação, e leva aos usuários dados sobre saúde, segurança e direitos para o público. Segundo o presidente da ONG ARCO, Carlos Santos, a ideia é tornar as informações mais acessíveis. “Esperamos que SOFIA possa ajudar milhares de pessoas LGBTQIAP+ ao redor do Brasil a acessarem seus direitos e terem mais segurança e saúde. Imagina uma ferramenta tão poderosa dentro de uma rede social, fácil, acessível? É isso que queremos fazer, democratizar o acesso à informação, para promover e garantir os direitos LGBTQIAP+ em Pernambuco e em todo país. Sofia é antes de mais nada, uma nova alternativa de acesso à direitos e de combate ao preconceito e a discriminação”, afirma Santos.

O nome do chat, mesmo que comum, é sigla para Sistema de Organização e Facilitação de Informações Automatizado. Os seguidores da página podem entrar em contato com a IA enviando uma mensagem direta no perfil da ONG dizendo “Olá, Sofia”. O menu disponível para conversar contém os seguintes temas:

SALA DE AULA: Nesta sessão a Ong Arco disponibiliza informações sobre o que é Identidade de Gênero, Orientação Sexual e Diversidade, além de disponibilizar dados sobre a violência enfrentada pela população LGBTQIAP+

KIT GAY: Aqui é possível acessar ferramentas jurídicas e de segurança como por exemplo leis e decretos, endereços de delegacias e centros de direitos humanos.

CURA GAY: Na sessão direcionada à saúde, os usuários poderão acessar informações gerais e de prevenção à ISTs, endereços com locais de testagem, endereços de ambulatórios LGBTQIAP+, além de contar com um botão do pânico para crises de saúde mental, que levam o usuário direito ao site do CVV - Centro de Valorização da Vida.

REDUÇÃO DE DANOS: Aqui é possível acessar informações sobre substâncias psicoativas, seus efeitos e orientações de como reduzir os danos e riscos associados ao uso de forma a promover ao usuário informações valiosas que podem salvar vidas.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, fez nesta quarta-feira (31) um discurso escrito, em parte, pelo software de Inteligência Artificial ChatGPT para ressaltar o aspecto revolucionário, mas também perigoso, da tecnologia.

“O que acabo de ler não foi escrito por mim, ou por nenhum ser humano”, disse Frederiksen ao Parlamento, depois de ler a primeira parte de um discurso escrito pelo chatbot desenvolvido pela OpenAI.

##RECOMENDA##

"Embora nem sempre tenha acertado em cheio nos detalhes do programa de trabalho do governo, ou na pontuação (...) as capacidades (do ChatGPT) são ao mesmo tempo fascinantes e assustadoras", afirmou a primeira-ministra.

O ChatGPT é um dos exemplos mais recentes das impressionantes capacidades da Inteligência Artificial, que também está levantando sérias preocupações quanto ao seu potencial abuso, especialmente em termos de desinformação, ou de substituição em massa de funcionários humanos.

O assunto está na ordem do dia de uma reunião de alto nível sobre comércio entre Estados Unidos e União Europeia na quarta-feira, na Suécia.

Um grupo de empresários e especialistas, entre eles Sam Altman, criador do ChatGPT, advertiu na terça-feira sobre a ameaça de "extinção" da humanidade representada pelo surgimento dessa tecnologia.

O Bradesco informou ter identificado uma intermitência "momentânea" no aplicativo do banco na manhã desta terça-feira (30). Ainda de acordo com o banco, as áreas responsáveis estão atuando para resolvê-la.

"Foi observada intermitência momentânea no canal. Equipes estão trabalhando para normalização o mais breve possível", disse o Bradesco, em nota enviada ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

##RECOMENDA##

Mais cedo, usuários relataram que o aplicativo do Bradesco apresentava problemas de funcionamento na manhã desta terça-feira.

Os relatos davam conta de que não era possível autenticar no banco, cujo nome entrou para os assuntos mais comentados no Twitter diante do problema.

"Bradesco sem sistema no aplicativo", disse uma usuária da rede social. "@Bradesco alguma explicação para não conseguir acessar nenhum canal do banco hoje?", indagava outra.

Nas tentativas de acesso ao aplicativo, o banco informava que havia problemas, mas que era possível acessar o internet banking, a partir de computadores.

No site Downdetector, havia 985 notificações de problemas com o aplicativo do Bradesco às 8h42 desta terça-feira, o pico de notificações nas últimas 24 horas.

Os relatos se concentravam justamente no login no aplicativo e na realização de operações.

Nas redes, em resposta a usuários, o perfil oficial do banco disse que as equipes técnicas estavam verificando o que ocorreu.

A Receita Federal do Brasil emitiu uma alerta para os contribuintes que irão declarar Imposto de Renda este ano: há um novo golpe virtual circulando, no qual os declarantes são alvo de uma mensagem falsa, em nome da receita, alegando erros na declaração. Os golpistas encaminham um link fraudulento, simulando um espaço oficial para correção dos dados. De acordo com a Receita, o intuito dos criminosos é roubar dados pessoais e bancários. 

A mensagem falsa dá como prazo final para retificação o dia 31 de maio, próxima quarta-feira, que é o oficialmente o fim do prazo para a declaração, e também o dia em que a Receita começa a pagar o primeiro lote de restituições.

##RECOMENDA##

No entanto, o órgão informa que não envia comunicados por e-mail, mensagens de texto ou com links incluídos, pedindo a correção de erros nas declarações de imposto de renda. No assunto da mensagem, os golpistas usam a sigla IRPF e a palavra contribuinte, termos usados realmente pela Receita. 

O contribuinte que receber alguma mensagem desse tipo por e-mail, WhatsApp, SMS, Telegram ou qualquer outra rede social, está sendo alvo de um golpe. A página oficial da Receita Federal é gov.br/receitafederal e também é possível baixar os aplicativos oficiais do IRPF ou Meu Imposto de Renda, nas principais lojas virtuais para smartphones. 

Qualquer dúvida sobre a declaração deve ser verificada na página oficial da Receita Federal, na área Meu Imposto de Renda, aba Processamento, item Pendências na Malha. 

Companheiro de muita gente na hora de falar com amigos, parentes e colegas de trabalho, o WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil, de acordo com uma pesquisa da empresa Mobile Ecosystem Forum. Mesmo assim, há diversas ferramentas bem úteis no app que não são tão conhecidas pelos usuários por estarem mais "escondidas" na plataforma.

Alguns desses recursos desconhecidos permitem aos usuários excluir mensagens automaticamente, melhorar a qualidade das fotos enviadas e recebidas no "Zap" e até acessar um chat específico direto da tela inicial do celular - para quem quer agilizar aquela conversa com o melhor amigo ou com o contatinho do momento.

##RECOMENDA##

A seguir, confira sete recursos "secretos" do WhatsApp que vão ajudar a deixar a plataforma mais intuitiva.

 

Restringir quem pode te adicionar em grupos

Essa ferramenta permite que o usuário escolha as pessoas com permissão para adicioná-lo nos famosos "grupos do Zap". Para habilitar, basta ir em Configurações e em seguida, Privacidade. Na nova aba, acesse o banner Grupos para escolher uma dentre as opções Todos, Meus contatos e Meus contatos, exceto…, definindo quem pode te adicionar livremente em grupos do WhatsApp. Vale lembrar que ao selecionar Todos não haverá restrições.

Com a configuração ativada, caso uma pessoa sem permissão tente adicionar o usuário em um grupo, ele receberá um link de convite na conversa privada com a pessoa, podendo aceitar ou recusar o pedido.

 

Marcar uma conversa para ler mais tarde

Para os usuários que sempre se esquecem de responder mensagens no WhatsApp, já é possível sinalizar a conversa com um selo, para lembrar de voltar no chat mais tarde - semelhante à ferramenta "marcar como email não lido", no Gmail.

Por padrão, ao ler uma mensagem no app, a bolinha colorida de notificação que fica ao lado do chat desaparece - mostrando que aquela mensagem já foi acessada. Mas é possível fazer com que a marca retorne ao clicar e segurar a conversa que deseja responder depois e selecionar Marcar como não lida. Após o processo, a bolinha reaparece, indicando que há uma conversa pendente.

Ao clicar na conversa para ler a mensagem, o selo de chat não lido some novamente e o recurso tem que ser reativado.

 

Mensagens temporárias

Se você tem o costume de apagar as conversas do WhatsApp, o recurso Mensagens temporárias pode ser útil. Para ativar esse recurso, basta escolher uma conversa, clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela e selecionar Mensagens temporárias. Na nova aba, selecione qual será a "vida útil" das mensagens, que pode ser 24 horas, 7 dias ou 90 dias. Vale ressaltar que o recurso pode ser desabilitado a qualquer momento na mesma aba.

Ao fim desse prazo estabelecido, todas as mensagens da conversa serão apagadas automaticamente para todos os participantes do chat. Também é possível ativar essa ferramenta em grupos.

Caso você queira que alguma das mensagens da conversa não seja apagada, basta clicar e segurar na caixa de conversa e, depois, selecionar o ícone de marca-páginas na parte superior da tela. Assim, todas as mensagens, exceto as selecionadas, serão deletadas.

 

Biometria para entrar no Zap

Também é possível preservar a privacidade das conversas colocando uma trava para entrar no aplicativo do mensageiro - parecido com a função de bloqueio de tela do celular. Ao acessar as configurações do app, basta ir em Privacidade e, em seguida, em Bloqueio de tela - o nome dessa aba pode mudar conforme as formas de bloqueio disponíveis em cada celular.

Nessa nova página, é só habilitar a opção e seguir com o passo a passo fornecido pelo app para salvar o método de segurança usando identificação digital ou a biometria facial.

 

Aumentar a qualidade das imagens

Ao enviar ou receber uma foto pelo WhatsApp, a qualidade pode ser prejudicada pela configuração padrão do app. Isso porque no processo, a plataforma reduz o tamanho das imagens para economizar espaço de armazenamento do sistema e acelerar o processo de envio das fotos.

Para melhorar essa qualidade, basta ir em Configurações, depois em Armazenamento e dados e, por fim, em Qualidade das fotos. Na nova aba, selecione se quer que a qualidade seja definida automaticamente pelo sistema do app, se prefere que a resolução da foto seja sempre alta ou o modo para economizar dados móveis quando enviadas - quanto maior a qualidade da foto, maior será a quantidade de dados móveis consumida para baixar o arquivo.

 

Acessar conversas da página inicial do celular

Essa ferramenta, para quem tem um celular com sistema operacional Android, do Google, é bem útil para facilitar o acesso de chats que são frequentemente abertos. Ao clicar e segurar uma conversa, é possível selecionar a opção Adicionar atalho para conversa. Essa ferramenta, ao ser habilitada, faz com que um ícone, com a foto de perfil e o nome do usuário ou do grupo selecionado, apareça na tela inicial do celular, como se fosse um aplicativo.

Clicando nesse "app", o usuário é encaminhado diretamente para a conversa.

 

Responder mensagens sem precisar desbloquear o celular

Esse recurso é mais conhecido pelos usuários, mas não deixa de ser interessante e útil. Ao receber uma mensagem com o celular bloqueado, é possível abrir uma pequena caixinha de conversa para responder o chat sem precisar acessar o aplicativo do WhatsApp.

Para isso, basta apertar e segurar em cima da notificação, clicar em Responder e enviar o texto. A técnica também funciona caso você esteja usando o celular em outros aplicativos ou serviços. nesse caso, ao aparecer o banner, arraste a notificação para baixo para abrir a caixa de texto.

O site da Receita Federal apresentou instabilidade na manhã desta quarta-feira (24), com o grande volume de acesso neste primeiro dia de consulta à restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

Diante das queixas de contribuintes nas redes sociais, a Receita Federal divulgou uma nota na qual diz estar monitorando o sistema de consulta da restituição e que aumentará a infraestrutura da rede.

##RECOMENDA##

"A Receita Federal informa que está monitorando o sistema de consulta de restituição das declarações do IRPF 2023. Devido ao elevado número de consultas, fora do padrão normal, estamos providenciando o aumento da infraestrutura."

O primeiro lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens Meu Imposto de Renda, em seguida: Consultar a Restituição.

No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59.

O Whatsapp passou a permitir a edição de mensagens enviadas por seus usuários em aparelhos Android e iPhone (iOS). A partir desta segunda-feira (22), o recurso passa a ser liberado de forma gradual e global. 

A tendência é a de que, nas próximas semanas, a ferramenta esteja disponível para todos. A novidade permitirá que os usuários editem os textos em um período de até 15 minutos após o envio. 

##RECOMENDA##

Para realizar a edição da mensagem, será necessário dar um toque longo no balão da mensagem e, em seguida, pressionar a opção "Editar". O conteúdo modificado será sinalizado com a etiqueta "Editado", permitindo que o destinatário da mensagem saiba que a alteração ocorreu. 

O histórico de edição, contudo, não será exibido. O recurso também estará disponível na versão web do aplicativo.

Elon Musk acusou a Microsoft de não ter respeitado seu acordo com o Twitter sobre o uso de dados da rede social, uma reclamação que ocorre em meio à corrida pelo domínio da inteligência artificial, alimentada por dados digitais.

"A Microsoft parece ter usado a API (interface de programação de aplicativos, ndr) do Twitter com fins não autorizados", disse Alex Spiro, advogado de Musk, em carta enviada nesta quinta-feira a Satya Nadella, chefe da gigante da informática, à qual a AFP teve acesso.

##RECOMENDA##

O Twitter afirma que a Microsoft usou mais dados do que tinha direito e compartilhou alguns deles com agências governamentais sem autorização.

Comprada em outubro por Musk, a plataforma destacou, também, que a Microsoft “se recusou a pagar, inclusive, uma taxa reduzida para continuar acessando as APIs do Twitter e seu conteúdo".

As APIs permitem que outras empresas, como a Microsoft, desenvolvam ferramentas para seus próprios produtos (software publicitário, aplicativos na nuvem, etc). “Apesar das limitações, os programas da Microsoft acessaram as APIs do Twitter mais de 780 milhões de vezes e recuperaram mais de 26 bilhões de tuítes apenas em 2022”, afirma a carta, antes de pedir uma auditoria detalhada.

A Microsoft confirmou à AFP que recebeu uma carta de um escritório de advocacia que representa o Twitter com algumas indagações sobre o uso de sua API gratuita. "Iremos revisar estas questões e respondê-las apropriadamente", disse um porta-voz da empresa.

Em situação financeira precária, o Twitter anunciou em março que os desenvolvedores iriam ter que pagar mais para acessar seus serviços e dados. No mês passado, Musk acusou a Microsoft "de entregar ilegalmente" sua tecnologia de inteligência artificial (IA) a partir de dados do Twittter. "A hora do processo chegou", tuitou.

O sucesso do ChatGPT, interface de IA conversacional da OpenAI, lançou uma corrida entre as gigantes da tecnologia. A Microsoft parece ter tomado o primeiro lugar, principalmente por seus investimentos significativos na OpenAI.

O grupo de Redmond compete com o Google nos anúncios de numerosas ferramentas de IA generativa em seus mecanismos de busca, em softwares de serviços e em seus respectivos serviços de nuvem. Estas interfaces, porém, dependem de modelos de linguagem robustos, sistemas de IA treinados com montanhas de dados para serem capazes de formar frases coerentes ou criar imagens convincentes.

Musk, que cofundou a OpenAI em 2015, antes de deixar a empresa, fundou recentemente sua própria sociedade de IA, chamada X.AI.

Montana se tornou, nesta quarta-feira, o primeiro estado americano a banir o TikTok, por meio de uma lei que entrará em vigor no ano que vem, à medida que aumenta o debate sobre o impacto e a segurança deste popular aplicativo de vídeos.

A proibição se converteu em lei com a assinatura do governador Greg Gianforte, e servirá como um teste legal para um banimento nacional da plataforma chinesa, o que congressistas em Washington pedem cada vez mais.

##RECOMENDA##

“O TikTok não pode operar dentro da jurisdição territorial de Montana”, diz uma cópia da lei recém-criada, publicada no site do estado. O banimento torna uma violação cada vez que "um usuário acessa o TikTok, é oferecida a ele a possibilidade de acessar o TikTok, ou é oferecida a ele a possibilidade de fazer o download do aplicativo".

Cada violação será punida com uma multa diária de US$ 10.000. Pela lei, Apple e Google terão que retirar o TikTok de suas lojas de aplicativos.

Líderes políticos estaduais "atropelaram a liberdade de expressão de centenas de milhares de cidadãos de Montana que usam o aplicativo para se expressar, para se informar e para tocar seus pequenos negócios, em nome de um sentimento antichinês", declarou o diretor de Políticas Públicas da sede de Montana da União de Liberdades Civis Americanas.

A proibição entrará em vigor em 2024, mas será anulada se o TikTok for adquirido por uma empresa baseada em um país não designado pelos Estados Unidos como "um adversário estrangeiro", diz a lei.

"O governador Gianforte assinou uma lei que viola os direitos da Primeira Emenda do povo de Montana ao proibir ilegalmente o TikTok", criticou uma porta-voz da empresa. “Queremos garantir que a população de Montana possa continuar usando o TikTok para se expressar, ganhar a vida e encontrar uma comunidade."

O TikTok foi enfático ao manifestar que serão as cortes qeu irão decidir, em última instância, o caráter constitucional da proibição.

Mais da metade dos usuários da internet no Brasil (62%) só acessa a rede pelo aparelho celular. Em números absolutos, são 92 milhões de pessoas que utilizam um tipo de acesso considerado bastante limitado por especialistas. Os dados foram revelados pela pesquisa sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2022, lançada nesta terça-feira (16) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A nova edição da pesquisa revela que o uso da internet apenas pelo telefone celular predomina entre as mulheres (64%), entre pretos (63%) e pardos (67%), e entre aqueles pertencentes às classes D e E (84%). Ao todo, o país atingiu a marca de 149 milhões de usuários de internet, dos quais 142 milhões acessam a rede todos os dias ou quase todos os dias. Outros 7 milhões têm frequências menores de uso e há uma estimativa de 36 milhões de pessoas que não têm acesso à internet.

##RECOMENDA##

A TIC Domicílios é uma pesquisa presencial por amostragem feita com 20.688 indivíduos com 10 anos ou mais e em 23.292 domicílios de todo o país. O período de coleta foi de junho a outubro de 2022. A pesquisa é realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Pela primeira vez, o levantamento investigou as habilidades digitais dos usuários de internet, independentemente do dispositivo utilizado para acesso à rede. Até então, a pesquisa só avaliava as habilidades de quem usava o computador.

Um dos dados mais reveladores do levantamento é que apenas 37% das pessoas que acessam a rede apenas pelo celular checam as informações recebidas. Esse número sobre para 51% na média geral e para 74% entre os usuários que se conectam por mais de um dispositivo, como celular e computador.

"De maneira geral, em todas as habilidades digitais investigadas pela pesquisa TIC Domicílios foram verificadas melhores resultados entre usuários de internet que acessam a rede por múltiplos dispositivos do que entre aqueles que acessam exclusivamente pelo telefone celular", avalia o coordenador da pesquisa Fabio Storino, analista de informações do Cetic.br e NIC.br, em resposta à Agência Brasil.

Situação similar foi observada quando os entrevistados foram indagados se adotaram medidas de segurança, como senhas fortes ou verificação em duas etapas, para proteger dispositivos e contas. Neste caso, apenas 33% dos que acessam a rede exclusivamente pelo celular adotaram essas medidas, enquanto entre os usuários que acessam por múltiplos dispositivos a proporção subiu para 69%.

Desinformação

Segundo Storino, esse cenário traz implicações importantes para o desenvolvimento do país, tanto no que diz respeito à nova transformação digital em curso quanto em aspectos de aprofundamento da desinformação.

"No caso específico da verificação de informações online por telefone celular, há limitações ligadas tanto ao dispositivo em si quanto ao plano de dados associado a ele: segundo a TIC Domicílios, 64% dos indivíduos que possuem um telefone celular possuem um plano pré-pago. Para muitos desses usuários, o consumo da notícia que chega pelo aplicativo de mensagem limita-se às informações que lá aparecem (título, subtítulo, foto) e não há dados móveis suficientes para se abrir a matéria completa. Isso certamente tem impactos para esses usuários e para a sociedade como um todo, como vimos observando nos últimos anos", acrescenta.

O telefone celular foi um dispositivo fundamental para o aumento do acesso à internet no Brasil e no mundo, explica o coordenador da pesquisa. Atualmente, o celular é utilizado por 99% dos usuários de internet no país.

"Até 2014, o computador era o dispositivo mais usado para acessar a internet, por 80% dos usuários. De lá para cá, muitos dos novos usuários acessavam exclusivamente pelo telefone celular. Hoje, o computador é o dispositivo de acesso de 38% dos usuários, perdendo terreno até para a televisão, citada por 55% dos usuários", observa.

A divulgação da TIC Domicílios 2022, um levantamento anual do CGI.br, ocorre em meio a negociações para votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News, que foi retirado da pauta da Câmara dos Deputados há duas semanas após dificuldades na costura de acordos políticos pela sua aprovação, além de forte oposição das grandes empresas de tecnologia, as Big Techs.

O texto institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas e mecanismos de transparência para provedores de redes sociais, ferramentas de busca e de mensagens instantâneas, bem como as diretrizes para seu uso.

Conectividade

A presença de internet nos domicílios brasileiros ficou estável entre 2021 e 2022, alcançando 60 milhões de lares, o que corresponde a 80% do total de domicílios no país. Segundo a pesquisa, foi verificada uma situação de estabilidade na presença de conexão nas residências das áreas urbanas (82%) e rurais (68%) e em todos os estratos sociais analisados: classe A (100% dos domicílios conectados), B (97%), C (87%) e D e E (60%).

Cabo ou fibra óptica segue como o principal tipo de conexão no Brasil, presente em 38 milhões dos domicílios, com predominância na Região Sul, onde 72% dos lares adotam essa tecnologia. Já a região Norte tem a maior proporção de domicílios cuja principal conexão é pela rede móvel 3G ou 4G (27%).

Entre os domicílios conectados, 16% compartilham a conexão com o domicílio vizinho. Essa situação é mais comum nas áreas rurais (27%), no Norte (21%) e no Nordeste (22%) do Brasil e nas classes C (16%) e D e E (25%).

"Por muitos anos, o foco das políticas de inclusão digital estava na universalização do acesso, na cobertura do serviço no território, em aspectos da concorrência do provimento de serviços de internet. Hoje, temos 80% dos domicílios com acesso à internet e 81% da população com 10 anos ou mais usuária de internet. Mas, mesmo para os que já venceram a barreira do acesso, aspectos da qualidade desse acesso afetam a apropriação dos benefícios advindos do uso da rede. Em 2022, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou metas de conectividade digital para 2030 com foco em uma conectividade universal e significativa", analisa Fabio Storino.

Já no caso dos domicílios sem acesso à rede, que somam 36 milhões de pessoas, o preço do serviço foi apontado pelos entrevistados como principal motivo (28%) para a não conexão, seguido pela falta de habilidade (26%) e falta de interesse (16%).

Compras e atividades online

A nova edição da TIC Domicílios divulgou também os resultados sobre comércio eletrônico e atividades mais realizadas por usuários online. O questionário sobre compras na internet havia sido aplicado pela última vez na pesquisa de 2018.

O estudo mostrou, por exemplo, que 67 milhões de usuários de internet compraram produtos e serviços pela internet em 2022. A atividade se manteve em alta, mesmo após o fim das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19.

“Com a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus e o consequente isolamento social, houve um incremento da proporção de pessoas que compram online, proporção essa que se manteve em 2022. Observou-se também uma ampliação dos tipos de produtos comprados pela internet, revelando uma mudança no perfil do comércio eletrônico do país nos últimos anos”, afirma Storino.

Compra de roupas, calçados e materiais esportivos foi citada por 64% dos usuários de internet em 2022. Na sequência, aparecem produtos para a casa e eletrodomésticos (54%) e comidas e produtos alimentícios (44%).

Em relação aos serviços realizados online, os que mais cresceram de 2018 para 2022 foram: pedir táxi ou motoristas em aplicativos (de 32% para 40%); pagar por filmes ou séries na internet (de 28% para 38%); e fazer pedidos de refeições em sites ou aplicativos (de 12% para 33%).

A forma de pagamento mais usada nas compras no ambiente digital em 2022 foi o cartão de crédito (73%). Já o Pix, serviço de pagamentos digitais lançado no final de 2020, ficou em segundo lugar (66%): o método foi usado por 44 milhões de brasileiros nas compras online, incluindo 23 milhões da classe C e 5 milhões das classes D e E.

O levantamento mostra ainda que mais da metade (51%) dos entrevistados fez consultas, pagamentos ou outras transações financeiras na internet em 2022. Em relação às atividades multimídia, assistir a vídeos, programas, filmes ou séries online foi a mais prevalente, alcançando 80% dos usuários.

Os parlamentares de Minnesota, nos Estados Unidos devem aprovar uma lei, nesta segunda-feira (15), que proíbe a divulgação de deepfakes pornográficos. Essa é uma resposta ao compartilhamento de vídeos falsos gerados por inteligência artificial (IA) de conteúdo sexual. A expectativa é de que tudo comece até o final do mês de maio. 

Os deputados estaduais de Minnesota aprovaram um projeto que excluía os vídeos falsos pornográficos que fossem paródias, sátiras, comentários ou com algum valor jornalístico ou político, com base na liberdade de expressão. No entanto, o Senado alterou o dispositivo vetando totalmente o deepfake pornô. Agora a Câmara de Deputados de Minnesota deve voltar novamente o projeto, antes de enviar para a sanção do governador. Porém, os deepfakes para fins educacionais continuam sendo permitidos.  

##RECOMENDA##

Cerca de 96% das deepfakes que circulam online têm natureza pornográfica, afirmou uma das defensoras do projeto, a senadora estadual Erin Maye Quade. “A tecnologia deepfake tem o poder de prejudicar reputações, arruinar vidas e até mesmo ameaçar a integridade de nossa democracia”, avaliou Quade.

Os deepfakes têm sido apontados como a mais nova ameaça à democracia dos Estados Unidos. A ferramenta perigosa pode ser usada para influenciar os eleitores nas semanas que antecedem as eleições e, por isso, os parlamentares estaduais estão buscando regular as tecnologias de inteligência artificial. A Califórnia e o Texas já tornaram crime a divulgação dos vídeos falsificados envolvendo políticos nas semanas que antecedem as eleições. 

A Microsoft começou a testar os novos recursos e melhorias da atualização de recursos de junho (Momento 3) para o Windows 11 22H2. A nova versão está disponível sob o comando KB5026446 no canal de prévias dos lançamentos, como uma instalação opcional e que permite novas experiências, além de uma série de correções. 

A atualização, de acordo com o anúncio, expande os recursos do Live Captions para dez novos idiomas e adiciona novos comandos de acesso por voz para o inglês. Além disso, esta atualização do Moment 3 se concentra no aprimoramento dos recursos existentes, como o novo ícone de escudo de status VPN na bandeja do sistema para a conexão de rede ativa. Agora o usuário pode exibir os segundos no relógio da barra de tarefas. Outra mudança está nos brindes de notificação, que agora fornecem uma opção para copiar códigos de autenticação de dois fatores (2FA). 

##RECOMENDA##

A leva de recursos também adiciona alterações visuais para o menu de contexto do Explorador de Arquivos, adiciona o modo de quiosque de vários aplicativos, introduz a coleção de despejo de memória do kernel (LKD) ao vivo do Gerenciador de Tarefas, introduz alterações para o Controle de Brilho Adaptativo de Conteúdo (CABC) para execução em laptops e Dispositivos 2 em 1, adiciona páginas de configurações de “hubs e dispositivos USB4” e “Detecção de presença” e muito mais. 

Resumo do pacote de recursos (junho de 2023)

Legendas ao vivo 

Esta atualização adiciona legendas ao vivo para os seguintes idiomas: chinês (simplificado e tradicional), francês (França, Canadá), alemão, italiano, japonês, português (Brasil, Portugal), espanhol, dinamarquês, inglês (Irlanda, outros dialetos ingleses), e coreano. Você pode baixar o suporte de reconhecimento de fala em Configurações > Hora e idioma > Idioma e região. 

Acesso por voz 

Esta atualização redesenha a página de ajuda do comando de acesso por voz no aplicativo. Cada comando agora tem uma descrição e exemplos de suas variações. A barra de pesquisa permite que você encontre comandos de forma rápida. As novas categorias fornecem mais orientações. Você pode acessar a página de ajuda do comando na barra de acesso por voz em Ajuda > Exibir todos os comandos ou usar o comando de acesso por voz “o que posso dizer?” 

Há também suporte de comando de acesso por voz para os seguintes dialetos ingleses: inglês (Reino Unido), inglês (Índia), inglês (Nova Zelândia), inglês (Canadá) e inglês (Austrália). 

Barra de tarefas 

Esta atualização adiciona um ícone de status VPN, um pequeno escudo, à bandeja do sistema. Ele é exibido quando você está conectado a um perfil VPN reconhecido. O ícone VPN será sobreposto na cor de destaque do seu sistema na conexão de rede ativa. 

Agora você pode optar por exibir os segundos no relógio na bandeja do sistema na página de configurações da barra de tarefas. 

Há, ainda, um botão de cópia para você copiar os códigos de autenticação de dois fatores (2FA) rapidamente. Eles estão em brindes de notificação que você recebe de aplicativos instalados em seu PC ou de telefones conectados ao seu PC. Esse recurso funciona apenas para o inglês. 

Explorador de arquivos 

Adiciona atalhos de teclas de acesso ao menu de contexto do File Explorer. Uma tecla de acesso é um atalho de um toque de tecla. Você pode usá-lo para executar rapidamente um comando em um menu de contexto usando o teclado. Cada tecla de acesso corresponde a uma letra no nome de exibição do item de menu.

A Inteligência Artificial (IA) já começou a transformar o mundo dos audiolivros, com sua capacidade de gerar locuções fluidas sem utilizar um narrador humano, uma novidade que preocupa os profissionais da voz.

Não há um selo para identificar a IA, porém segundo vários profissionais do setor, já circulam no mercado milhares de audiolivros concebidos a partir do banco de dados vocais.

##RECOMENDA##

Entre os programas mais avançados, Deepzen oferece um preço básico que pode reduzir a um quarto o custo de criação de um audiolivro em comparação com um projeto clássico.

Esta pequena empresa sediada em Londres trabalha com um banco de dados que eles mesmos criaram gravando as vozes de vários atores que foram solicitados a expressar uma variedade de diferentes emoções.

Todas as empresas contatadas pela AFP se defendem dessas práticas.

A startup texana Speechki propõe, além de utilizar suas próprias gravações, utiliza vozes extraídas de bancos de dados existentes, afirma seu diretor geral, Dima Abramov.

Essa segunda opção requer a assinatura de um contrato que inclui os direitos de uso, explica ele.

- "Conexão emocional" -

Consultadas sobre o assunto, as cinco principais editoras do mercado americano não responderam.

Mas, de acordo com profissionais entrevistados pela AFP, vários nomes do setor editorial tradicional já usam a chamada IA generativa, ou seja, capaz de criar, sem intervenção humana, textos, imagens, vídeos ou vozes a partir de conteúdos existentes.

"A narração profissional sempre foi essencial para ouvir na Audible e continuará sendo", declarou uma porta-voz da gigante americana de audiolivros, subsidiária da Amazon.

"Dito isso, à medida que a tecnologia melhora, visualizamos um futuro em que a interpretação humana e o conteúdo gerado (com IA) podem coexistir."

Muito focados em inteligência artificial, os gigantes tecnológicos estão envolvidos na florescente economia de audiolivros gerados por software.

No início do ano, a Apple lançou uma oferta de "narrativa digital", destinada, segundo a empresa, a "tornar a criação de audiolivros mais acessível a todos", em particular "a autores independentes e pequenas editoras".

O Google oferece um serviço semelhante, descrito como "autonarração".

"Precisamos democratizar a indústria editorial, porque neste momento apenas os nomes mais conhecidos se tornam audiolivros", afirma Kamis Taylan.

"A narração sintética acaba de abrir a porta para todos os livros existentes que não foram gravados e para todos os livros futuros que nunca seriam gravados devido a limitações econômicas", diz Dima Abramov, que estima que atualmente 5% dos livros são convertidos em audiolivros.

Esse crescimento do mercado também beneficiará os atores de voz, acrescenta. "Eles farão mais gravações e ganharão mais dinheiro."

"Contar histórias, essencialmente, é permitir que os seres humanos se reconectem com sua humanidade", defende Emily Ellet, diretora da Associação de Narradores Profissionais de Audiolivros. "A narração deve continuar sendo completamente humana."

Para Tanya Eby, a narração de IA ainda "carece de conexão emocional. Há uma diferença real (em relação às gravações clássicas). Mas com o tempo, os ouvintes podem se acostumar".

"Gostaria que as empresas deixassem claro para os ouvintes que estão ouvindo uma peça gerada por IA", diz. "Que sejam honestos sobre isso."

Comemorado neste domingo (14), o Dia das Mães ganhou uma homenagem na página principal do Google. As imagens apresentam ilustrações de animais com as suas respectivas mães em um jogo entre passado e presente. Para ver todas as animações, os usuários precisam passar as telas através do cursor.

##RECOMENDA##

Homenagem do Google para Dia das Mães. Foto: Reprodução/Google

O Doodle comemorativo também pode ser exibido no widget oficial do Google para sistema Android e no teclado virtual Gboard, recurso que está disponível para usuários de Android e de iPhone.

Homenagem do Google para Dia das Mães. Foto: Reprodução/Google

Homenagem do Google para Dia das Mães. Foto: Reprodução/Google

Uma usuária do Twitter, identificada como Dana Reyna, relatou em seu perfil uma conversa de um grupo de amigas em um ônibus na Argentina. Na publicação, Dana alerta uma mulher chamada Agostina para uma suposta traição do namorado, Nacho, e que as amigas sabiam do caso. 

“Se seu nome é Agostina e você tem um namorado chamado Nacho, ele te traiu com a Luana, e suas amigas Camila, Antonella e Sofía sabem de tudo e também sabem que Antonella gosta de Nacho. Seus amigos falam muito alto para viajar com gente ralé como eu”, escreveu no Twitter. 

##RECOMENDA##

Publicação de Dana Reyna. Foto: Reprodução/Twitter

A postagem de Dana viralizou no Twitter e recebeu mais de 90 mil curtidas e 5 mil pessoas repostaram. Com a repercussão e a busca pela 'vítima', o caso chegou até Agostina que respondeu a publicação de Dana alegando que Camila era sua melhor amiga e Sofia namora um amigo de Nacho.

"Então, gente, não procurem mais, sou eu. A Camila é minha melhor amiga. Ultimamente começamos a sair com elas [as outra meninas] porque Sofia é namorada do Faco [amigo do meu namorado]. Cami é gente boa com as meninas e eu sempre senti algo estranho, claro, não estavam se importando e todo mundo sabia disso, menos eu", respondeu Agostina que compartilhou prints da conversa com o, agora, ex-namorado. 

Publicação Agostina. Foto: Reprodução/Twitter

Ao ver a resposta de Agostina, Dana Reyna consolou e ressaltou que Nacho a não merecia. “Rainha: ele te perdeu, não merecia mais de você, e mesmo que pareça feio, fico feliz que o tweet tenha chegado para que você não seja mais enganada. Qualquer coisa que precisar, fale comigo”, disse.

Elon Musk anunciou, nesta quinta-feira (11), que contratou uma mulher para substituí-lo como CEO do Twitter e da nova X Corporation.

"Animado em anunciar que contratei uma nova CEO para a X/Twitter", tuitou Musk, acrescentando que ela deve assumir o cargo em cerca de seis semanas.

##RECOMENDA##

Os usuários do Twitter votaram em dezembro para destituir Musk do cargo de CEO, em uma pesquisa que ele organizou e prometeu honrar, semanas depois de ter assumido o comando do gigante das redes sociais.

"Meu papel passará a ser presidente-executivo e diretor de tecnologia, supervisionando as operações de produtos, software e sistemas", tuitou o bilionário.

A direção do Twitter por Musk foi criticada por desviar a atenção do magnata de seu trabalho à frente da Tesla e SpaceX.

Se seguir adiante com o anúncio, Musk cumpriria com atraso uma promessa feita no final do ano passado de respeitar os resultados de uma pesquisa que realizou no Twitter: 57,5% de mais de 17 milhões usuários votaram a favor de sua renúncia.

"Renunciarei como diretor-executivo tão logo encontre alguém 'tolo' o suficiente para aceitar o trabalho!", tuitou Musk na época.

Musk é proprietário do Twitter desde final de outubro e como diretor- executivo tomou medidas polêmicas, como despedir a maioria de seus funcionários e readmitir figuras de extrema direita na plataforma.

Recentemente, transformou a empresa tecnológica em parte de uma sociedade denominada "X", ao desfazer-se do nome da empresa Twitter, embora continue o utilizando para a plataforma.

A Áustria vai proibir o aplicativo chinês TikTok dos telefones de uso profissional dos funcionários federais. Seguem, assim, os passos de outros países ocidentais que adotaram a mesma medida, alegando razões de segurança.

“O governo decidiu proibir a instalação do TikTok nos aparelhos do serviço dos colaboradores do Estado”, afirmou o Ministério do Interior em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (10).

##RECOMENDA##

A decisão foi tomada com base em recomendações dos serviços de Inteligência.

“A supressão do aplicativo deve permitir excluir, ao máximo, o possível acesso a informações do governo”, de acordo com a mesma fonte.

Não foi anunciado quando a medida entrará em vigor. Dispositivos pessoais não serão afetados.

Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, França, Holanda e a Comissão Europeia já tomaram medidas parecidas.

Esta iniciativa se deve a temores por uma lei chinesa de 2017 que exige que as empresas locais entreguem às autoridades dados pessoais relacionados com a segurança nacional.

Pequim garante que esta lei não constitui nenhuma ameaça para os usuários comuns.

Embora tenha mencionado as proibições como um ato de "xenofobia", o TikTok, filial do grupo chinês ByteDance, admitiu, em dezembro passado, ter coletado dados pessoais para espionar jornalistas.

O dono do Twitter, Elon Musk, anunciou nesta terça-feira (9) que poderão ser feitas, em breve, chamadas de áudio e vídeo na plataforma.

"Para que você possa falar com pessoas de todo o mundo sem dar a elas seu número de telefone", tuitou Musk.

##RECOMENDA##

Em comentário posterior publicado no Twitter, Musk afirmou que o aplicativo de mensagens WhatsApp, operado pela Meta, não é confiável. Uma função de mensagens no Twitter poderia competir com a série de serviços gratuitos oferecidos por, entre outros, Messenger, Signal, Telegram e WhatsApp.

Musk acrescentou que o Twitter começará nesta quarta-feira(10) a criptografar as mensagens diretas na plataforma, para proteger a privacidade dos usuários.

Desde que comprou o Twitter, no ano passado, Musk implementou uma série de mudanças de forma aparentemente caótica, que chegou a irritar os usuários.

Democratizando o acesso do cidadão aos serviços públicos, a Prefeitura do Recife inaugurou, na última sexta-feira (5), o Espaço Conecta no Compaz Dom Helder Câmara, no bairro de Joana Bezerra. Este é o quarto que já está em funcionamento na cidade, se juntando às unidades do Compaz Eduardo Campos, Compaz Ariano Suassuna e no Shopping Riomar. Todos funcionam de segunda a sexta, das 08h às 16h, e aos sábados, das 08h às 12h.   

“É um espaço de inclusão que foi criado pela prefeitura para ampliar o acesso aos serviços digitais. É um facilitador para o usuário que não tem tanta intimidade com o aplicativo ou que não tem acesso a internet, por exemplo. Essas pessoas podem contar com o Espaço Conecta para acessar a plataforma digital ou resolver aquele problema de forma simples e transparente com ajuda dos nossos colaboradores”, afirma Bernardo D’ Almeida, presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel).

##RECOMENDA##

Fortalecendo o conceito “figital” - união do físico com o digital - qualquer pessoa pode acessar presencialmente em uma das unidades do Espaço Conecta. Os mais de 500 serviços da Prefeitura do Recife estão disponibilizados no portal. A ideia é aproximar a população, facilitar e auxiliar na usabilidade do aplicativo Conecta Recife. O local conta com atendentes, além de possuir internet gratuita e computadores para a utilização do cidadão. 

Sobre o COMPAZ - Os Centros Comunitários da Paz tem por objetivo oferecer atividades de lazer; educação; esportes; serviços de orientação jurídica e social; visando sempre o bem-estar das comunidades que vivem nas proximidades, auxiliando na redução da criminalidade nessas áreas. A atual gestão trabalha hoje na construção de outras duas unidades, uma no Pina e outra no Ibura.

*Da assessoria 

Para conter fraudes online, nesta segunda-feira (8), a mídia estatal do Vietnã noticiou que o país localizado no sudeste asiático, está se preparando para tornar obrigatória a verificação da identidade dos usuários de redes sociais de plataformas locais e estrangeiras.

Segundo o jornal Voice of Vietnam, a medida, parte da Emenda da Lei de Telecomunicações a ser emitida até o final do segundo semestre desse ano, permitirá que as agências do país rastreiem pessoas que usam as plataformas para cometer crimes.

##RECOMENDA##

"Às vezes, as autoridades podem identificar os titulares de contas de mídia social que violam as leis, mas não podem rastreá-los porque esses criminosos usam aplicativos transfronteiriços", disse o vice-ministro da Informação, Nguyen Thanh Lam, segundo o jornal. "As contas não verificadas, não importa se estão em plataformas locais ou estrangeiras, como Facebook, TikTok, YouTube, serão tratadas", completou.

Estarão sujeitos à medida tanto os usuários individuais quanto as organizações. Entretanto, atualmente nem todos os provedores oferecem verificação de identidade no Vietnã. Vale ressaltar, que o regulamento precisará da aprovação dos parlamentares e os detalhes ainda não foram revelados.

Nos últimos anos, o país asiático tem emitido várias regulações, juntamente com uma lei de segurança digital, direcionadas às plataformas estrangeiras de rede social em uma tentativa de combater informações falsas e forçar empresas estrangeiras de tecnologia a estabelecer escritórios de representação e armazenar dados no Vietnã.

 

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando