Sebrae premia qualidade de micro e pequenas empresas

As empresas foram avaliadas através de critérios relativos à melhorias no processo e produtos, redução de custos, aumento da credibilidade da empresa e reconhecimento público

por Dulce Mesquita qua, 07/12/2011 - 15:52

Reconhecer os empresários e negócios que se destacaram nos quesitos qualidade, produtividade e competitividade em 2011. Esse é o objetivo do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que anunciou ontem (6) os vencedores da etapa estadual. A grande vitoriosa da noite foi a Campo Fertile Delicatessen, de Igarassu, que arrematou dois troféus: o de Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque em Inovação.

“A nossa empresa nasceu numa comunidade carente em Santo Amaro, no Recife, ajudando a recuperar ex-usuários de drogas. Na Feira do Empreendedor, nós recebemos todos as instruções e nos transferimos para Igarassu, onde estamos há oito anos. Estamos emocionados com o prêmio”, contou Marcos Gugel, proprietário da delicatessen. “Nossas empresas precisam ter responsabilidade e ética para dar esperança à sociedade. As micro e pequenas empresas têm o poder de profissionalizar, por isso hoje 80% dos nossos funcionários estão no primeiro emprego”, contou a também dona do negócio, Inês Helena Gugel.

As demais empresas vencedoras, nas determinadas categorias, foram: Núcleo Digital, de Caruaru (serviços); Bambino, de Garanhuns (comércio); Indústria de Laticínios Queijo Venturosa, de Venturosa (indústria); Beco de Noronha Pousada, de Fernando de Noronha (serviços de turismo); Colégio Criativo, de Caruaru (serviços de educação); e Simpharma, de Belo Jardim (serviços de saúde).

“Para nós, a valorização dos trabalhadores é um dos pontos essenciais para a qualidade do serviço”, frisou uma das proprietárias da Sinfarma, Isnália Janaína Cordeiro. “Quando começamos a trabalhar com a impressão digital, ninguém acreditava nesse serviço. Nós seguimos em frente, acompanhamos o crescimento do mercado e estamos felizes por ver o reconhecimento do nosso trabalho”, disse Luciano Vasconcelos, do Núcleo Digital. Além do troféu, os ganhadores terão direito a uma capacitação de 16h dentro do catálogo de soluções empresariais do Sebrae.



Essa foi a 12ª edição do prêmio, que contou com 2.470 inscritos. Os participantes responderam a um questionário de autoavaliação, que permitiu a análises dos pontos fortes e fracos de cada empresa. Visitas técnicas e analise final de uma banca definiu os finalistas de cada categoria. O prêmio tem como base os Critérios de Excelência da Gestão da Fundação Nacional de Qualidade, que considera as melhorias no processo e produtos, redução de custos, aumento da credibilidade da empresa e reconhecimento público, entre outros.

“Pernambuco  tem tido um crescimento acima da média nacional. A proposta é que as micro e pequenas empresas tenham qualidade para competir com as grandes companhias e participar desse desenvolvimento”, salientou o superintendente do Sebrae, Roberto Castelo Branco.

O MPE Brasil é uma realização do Sebrae, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade.

COMENTÁRIOS dos leitores