Mais de 102 mil empregos gerados pelas MPE´s
Dados foram divulgados pelo Sebrae e correpondem ao mês de novembro de 2011
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as Micro e Pequenas Empresas (MPE) geraram 102.950 empregos formais no mês de novembro de 2011. O número corresponde a um aumento de 0,11% em relação a outubro.
Luiz Barreto, presidente do Sebrae, falou do grande crescimento e da força das MPE´s em relação a economia brasileira: “Além de serem responsáveis por mais da metade dos postos de trabalho existentes no Brasil, as micro e pequenas empresas também respondem por 40% da massa salarial do país. Nos últimos 10 anos, a média salarial nas MPE cresceu em um ritmo três vezes maior do que nas empresas maiores. Nossa expectativa é encerrar 2011 com um resultado melhor do que o alcançado em 2010", disse o presidente.
A criação de empregos pelas empresas passou 1,5 milhão, segundo o Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. De uma forma geral, o mercado de trabalho, incluindo médias e pequenas empresas, criou mais de 1,9 milhão de empregos no acumulado do ano.
Ainda segundo análise do Sebrae, o bom desempenho das MPE´s pode ser explicado pelo aquecimento no qual está passando o mercado interno, no contexto das medidas econômicas adotadas pelo governo federal para manter a força do consumo. A chegada das festividades natalinas, alinhada à necessidade de atender as demandas dos consumidores, fez com que os setores de comércio e serviços contratassem mais. Os dois, juntos, somaram 161.919 oportunidades de trabalho. Em contraponto, a indústria de transformação, a agricultura e a construção civil, somadas, chegaram a 119.392 postos.