De olho nas listas de material escolar

Procon orienta sobre o que pode e não pode conter na lista de material

por Dulce Mesquita ter, 03/01/2012 - 07:41
Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens Adriana Paula Pereira optou por deixar a lista na loja e depois ir buscar os materiais Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens

A jornada de muitos pais para comprar o material escolar dos filhos começou no primeiro dia útil do ano.  A lista das instituições de ensino engloba desde os itens fundamentais - como caderno, lápis e borracha - à resma de papel ofício, papel higiênico e cartucho de impressora. Antes mesmo de começar a pesquisa de preços, os pais precisam saber que itens a escola pode ou não pode cobrar dos alunos.

O gerente jurídico do Procon, Roberto Campos, explica que nem tudo precisa ser adquirido. “A escola não tem o direito de exigir que os pais comprem todo material listado. Muito menos privar o aluno de alguma atividade escolar por não ter esse material”, frisa. Segundo ele, itens de uso coletivo como fita adesiva, álcool líquido, artigos de limpeza ou higiene, cartucho para impressora, CD, DVD e copo descartável não podem ser cobrados pelas instituições.

Se não houver condições de comprar o material solicitado de uma só vez, os pais podem negociar com os gestores escolares para que a entrega seja feita ao longo do ano, à medida que o aluno vá precisando.

Outro passo para economizar é fazer uma pesquisa de preços. Um estudo feito em dezembro pelo Procon de Pernambuco apontou uma diferença de mais de 230% no preço de itens em diversas lojas. Por isso, paciência é necessária para percorrer vários estabelecimentos.

Paciência é que não falta para a assistente de vendas, Maria Betânia Barros, que esteve em várias papelarias do centro do Recife à procura de materiais mais em conta. Além do preço, ela também leva em consideração o gosto dos dois filhos, que são atraídos pelos cadernos com personagens de desenhos animados e personalidades, por exemplo. “Eu sempre venho com meus filhos. Eles ainda são pequenos e gosto de fazer o gosto deles, mas costumo guardar um dinheirinho do 13° para poder me dar esse luxo”, declara.

No entanto, a presença das crianças, muitas vezes, pode fazer com que o orçamento dos pais ultrapasse o esperado. A opção que a enfermeira Adriana Paula Pereira encontrou foi deixar a lista na loja e depois passar para pegar os materiais. “As poucas coisas que não encontro, vejo em outro estabelecimento. Meus filhos acabam não escolhendo, mas sempre gostam do que compro”.

Livros didáticos estão entre os itens mais caros da lista de material exigido pelas escolas.  A economia feita pelos pais que optam pela troca de livros, xerox e compra em cebos faz uma grande diferença no final das contas. Sobre a cópia, o gerente jurídico do Procon alerta para as implicações. “A escola não pode impedir o aluno de adquirir um livro xerocado, mas isso pode implicar em processo judicial sobre os pais por não terem autorização do uso de direitos autorais”, salienta.

A escolha dos cebos como forma de comprar ou trocar velhos livros por novos está atraindo muitos consumidores como a auxiliar de serviços domésticos, Claudia Honorato, que pela primeira vez optou pela troca. “Por indicação de uma amiga descobri que vindo agora em janeiro, eu consigo trocar os livros usados do meu filho por outros seminovos. Você consegue comprar livro didático pela metade do preço dele em uma livraria”, revela.

Para quem deseja optar pela troca de livros, uma opção e a Feira de Troca-troca, promovida pelo Sesc Pernambuco. O evento será realizado no dia 21 de janeiro, das 8h às 12h, no Ginásio Wilson Campos (Sesc Santo Amaro).

Antes disso, a instituição está arrecadando os livros nas unidades de Santo Amaro, Santa Rita, Casa Amarela e Piedade. Serão recebidos livros de literatura e publicações didáticas editadas a partir de 2007, em bom estado de conservação. Os exemplares que não forem trocados serão encaminhados ao acervo das bibliotecas do Estado, espaços comunitários e outras instituições. Cada exemplar doado vale um cupom de troca para ser usado no dia da feira.

Serviço:
Sesc Piedade
Rua Goiana s/n - Piedade - Jaboatão dos Guararapes
Informações: 3361.0097

Sesc Santa Rita
Rua Cais de Santa Rita, 156 - São José - Recife
Informações: 3224.7577

Sesc Casa Amarela
Av. Professor José dos Anjos, 1190 - Casa Amarela - Recife
Informações: 3267.4400

Sesc Santo Amaro
Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro
Informações: 3216.1618

Alexandra Gappo, especial para o LeiaJá

COMENTÁRIOS dos leitores