Escolas estaduais começam ano com novidades tecnológicas

Oa 170 mil alunos do 2º e 3º ano do ensino médio receberão um tablet até o mês de maio

por Alexandra Gappo qui, 02/02/2012 - 13:33
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens O secretário Anderson Gomes anunciou também capacitação para professores Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

A Secretaria de Educação de Pernambuco apresentou, na manhã desta quinta-feira (2), as novidades para o ano letivo das escolas de ensino público do Estado. A rede estadual começa 2012 com cerca de 900 mil estudantes matriculados, sendo 170 mil alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, que receberão um tablet até o mês de maio. Segundo o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, os alunos que concluírem o último ano do ensino médio serão presenteados com o equipamento. “São coisas muito novas, mas estamos trabalhando para que, futuramente, possamos incluir equipamentos assim também para o ensino fundamental”, informou.

Os professores também ganharão um incentivo a mais este ano. Em parceria com o Consulado dos Estados Unidos, a secretaria irá trazer cinco professores americanos, para ministrar aulas de inglês para os educandos da rede pública. O curso será realizado na Região Metropolitana e nas cidades do interior do Estado. 

Além disso, 12 mil projetores serão distribuídos nas escolas até o final do primeiro semestre de 2012. A prioridade é para as 300 unidades que fazem parte do Programa Pacto pela Educação, escolas consideradas de referência, que têm ensino integral e semi integral. Essas receberão o equipamento até 15 de fevereiro, além de kits de robótica e material pedagógico multimídia 3D, elaborado por profissionais da USP.

Será lançado, também este ano, o Portal Educação em Rede, onde serão disponibilizados dados de todas as escolas da rede pública, horário de aulas, frequência e notas dos alunos. Os pais ou responsáveis, poderão, através do portal, visualizar todo o histórico do aluno. Já para os professores serão liberados conteúdos de pesquisa e planejamento de aulas.

As aulas da rede pública de ensino começam nesta sexta-feira (3).  Ao todo, foram investidos R$ 146,8 milhões na aquisição de mobiliário, pintura, capinação e nos kits para as escolas.

COMENTÁRIOS dos leitores