Sebrae realiza o Prêmio Mulher de Negócios
Mulheres empreendedoras de várias cidades pernambucanas foram as finalistas
Mulheres empreendedoras, que sabem trabalhar com negócios e que são um grande exemplo de luta, coragem e dedicação. Essas são algumas das características das finalistas do Prêmio Mulher de Negócios, edição 2011, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Pernambuco. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira (7), em um espaço de recepções localizado no bairro das Graças, no Recife.
O objetivo do prêmio é o de selecionar e premiar relatos de vida de mulheres empreendedoras de todo o estado de Pernambuco. Além disso, outra intenção do Sebrae é fazer com que as histórias das trabalhadoras sirvam de exemplos para outras mulheres. De acordo com a assessoria de comunicação do Sebrae, ao longo do ano passado, 191 mulheres enviaram relatos de empreendedorismo ao Sebrae para concorrerem ao prêmio. Dessas, 13 foram selecionadas como finalistas. As participantes são de várias cidades do interior do Estado e do Recife.
“Foram diversos setores que participaram do prêmio, dentro do âmbito das micro e pequenas empresas. Uma comissão julgadora formada por integrantes de instituições comerciais e do Sebrae analisaram os relatos e selecionaram as finalistas”, contou Roberto Moreira, gestor do Mulher de Negócios. Todas as finalistas receberam um certificado de participação no evento e a primeira colocada recebeu um troféu.
Irene Souto (foto) foi a vencedora do prêmio na edição do ano 2010. A empreendedora trabalha no segmento de restaurantes, na cidade de Ouricuri. Para ela, a premiação representou uma grande mudança em sua vida. “O Mulher de Negócios tem uma repercussão muito boa para quem participa e, principalmente, para quem é vencedora”. Segundo Irene, as mulheres nunca devem desistir dos seus negócios. ”Acreditem no seu potencial. Vale a pena empreender, nós só temos a ganhar”, frisou a trabalhadora.
Uma das finalistas deste ano foi Maria Aparecida Gomes, do município de Porção. Ela atua com artesanato de tecidos e disse que estava muito feliz por estar entre "as melhores". “Estou muito emocionada, pois venho de uma terra distante e consegui sucesso. Só de estar aqui já é muito bom”, contou sorridente.
A grande vencedora desta edição foi Bernadete Vieira de Almeida, da cidade de Cabrobó. A empreendedora trabalha com o comércio de móveis e contou que não esperava ser a primeira colocada. “Eu não estava esperando por isso. Nunca imaginei estar aqui. Agradeço muito a minha equipe e ao Sebrae”, falou. A vencedora também destacou que lutou bastante para desenvolver um bom negócio. “Comecei de baixo e batalhei muito. Sei que agora sou um exemplo para outras mulheres e peço a elas que nunca desistam”.
“Essas mulheres empreendedoras desmitificam a história que as mulheres dependem demais dos homens. Hoje em dia, as figuras femininas estão dirigindo grandes empresas. Esperamos que apareçam muito mais trabalhadoras”, disse Maria Cândida Moreira, diretora administrativa financeiro do Sebrae.
De acordo com a assessoria de comunicação do Serviço, a campeã disputará a etapa nacional que será realizada em Brasília/DF. A data dessa fase ainda não foi definida.