Capes e CNPq devem iniciar nova modalidade de bolsas

Alunos de universidades federais serão alguns dos beneficiados

por Nathan Santos qua, 22/02/2012 - 12:22

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deverão iniciar ainda este ano uma nova modalidade de bolsa de estudos. De acordo com a Capes, a bolsa será para estudantes que ingressaram este ano nas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Segundo a Capes, a previsão é que sejam concedidas 6 mil bolsas de estudos para o projeto, que serão oriundas tanto da Capes quanto do CNPq. A coordenação também prevê que os benefícios sejam estendidos para alunos ingressantes em universidades estaduais e também não públicas.

O objetivo das bolsas é identificar precocemente jovens talentos entre os universitários, com a finalidade de estimulá-los e fazer com que eles se dediquem ao aprendizado acadêmico e a prática em ciência e tecnologia.

A Capes também informa que os alunos serão selecionados internamente em cada universidade, através de provas de conhecimentos para receberem as bolsas já no segundo semestre deste ano. Os resultados obtidos também poderão ser utilizados como critérios de prioridade nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e no Programa Ciência sem Fronteiras.

COMENTÁRIOS dos leitores