Professores irão cruzar os braços a partir desta quarta

A categoria reivindica o cumprimento do piso salarial e o aumento do investimento público na educação

por Dulce Mesquita ter, 13/03/2012 - 14:25
Marcello Casal Jr/ABr Estudantes de todo o País poderão ficar sem aula Marcello Casal Jr/ABr

A partir desta quarta-feira (14), professores da rede pública de todo o Brasil pretendem cruzar os braços. A paralisação, que deve durar até a sexta-feira (16), tem o objetivo de cobrar de governos estaduais e prefeituras o pagamento do piso nacional do magistério, que teve um reajuste de 22%, o que representa R$ 1.451. O aumento foi anunciado no final de fevereiro. O Governo de Pernambuco confirmou o reajuste já em março. A Prefeitura do Recife enviou a proposta para a Câmara e anunciou que o repasse será retroativo ao mês de janeiro.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, o fato de alguns estados ainda não cumprirem a lei reforça a necessidade de um “movimento forte” por parte da categoria para reivindicar melhorias na remuneração. “Eles [gestores públicos] entendem que a lei precisa ser cumprida a partir do enfrentamento, da mobilização. Chega de brincar que estão valorizando o professor”, reclama.

Em Pernambuco, os docentes pretendem reivindicar também que 10% do Produto Interno Bruto sejamos investidos em educação. Aprovada em 2008, a Lei do Piso prevê também que um terço da carga horária do professor seja destinado a trabalhos extraclasses.

No estado, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) promoverá uma série de atividades. Na quarta, haverá um debate sobre o piso salarial, às 9h, no Teatro da OAB e, às 14h, um ato público com passeata, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na quinta, será realizada panfletagem com carro de som em todo o Estado. Às 15h, no Sintepe, será promovido o debate “A Educação e as Mulheres”. Já às 19h, no Sindicato dos Bancários, haverá o lançamento do livro “Latifúndio Midiota”, do jornalista Leonardo Severo.

Na sexta, acontecerá panfletagem com carro de som no Recife, na Região Metropolitana e no interior do Estado.

COMENTÁRIOS dos leitores