MEC divulga regras para bolsas remanescentes do Prouni

Instituições de ensino superior podem realizar seleção a partir de segunda

por Nathan Santos sex, 23/03/2012 - 15:50

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (23) as regras para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo com o MEC, as instituições de ensino superior que aderiram ao programa e ainda não tiverem bolsas disponíveis para o primeiro semestre deste ano poderão realizar o processo seletivo próprio para selecionar candidatos. Essa seleção deverá ocorrer a partir da próxima segunda-feira (23) e o prazo de concessão de bolsas se encerrará no dia 5 de abril.



O processo seletivo poderá ser feito através de vestibular, para as turmas iniciadas no primeiro semestre deste ano, ou ainda de acordo com o desempenho acadêmico, avaliado pela própria instituição de ensino, referente às turmas iniciadas anteriormente ao primeiro semestre de 2012.



Os estudantes interessados em candidatar-se às bolsas de estudo deverão atender a todos os critérios exigidos pelo programa em relação à escolaridade e renda. As bolsas são disponibilizadas a estudantes que tenham renda familiar per capita de até três salários mínimos e tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em instituição privada na situação de bolsista integral. No que diz respeito aos professores da rede pública ensino, que realizaram candidatura em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, não é exigido a comprovação de renda.



O MEC também informou que as instituições que optarem por disponibilizar as bolsas remanescentes de acordo com as regras definidas na portaria desta sexta-feira, deverão seguir as normas para todas as bolsas que ainda restam em todas as graduações. As bolsas que não foram preenchidas serão oferecidas no próximo processo de seleção do Prouni, que será realizado, de acordo com o MEC, no começo do segundo semestre deste ano.

COMENTÁRIOS dos leitores