SE anuncia nova forma de seleção de diretores escolares
Novidades são para o processo de seleção das escolas da rede estadual de educação
A Secretaria de Educação de Pernambuco (SE), através do secretário Anderson Gomes, anunciou nessa segunda-feira (14) as novidades para o processo de seleção para diretor e diretor adjunto das escolas da rede estadual. Já estão abertas de terça-feira (15) até o dia 20 de junho as inscrições para as atividades de formação e seleção de diretores escolares e diretores adjuntos. As inscrições devem ser realizadas pela página eletrônica do Programa de Formação de Gestor Escolar (PROGEPE).
Alguns dos critérios para a seleção são o curso de aperfeiçoamento e a consulta a comunidade escolar. Além disso, é exigida a formação de especialização ou mestrado para os diretores selecionados. De acordo com a SE, no total, são 11.235 vagas para serem disputadas por professores efetivos da Rede Estadual de Ensino, e as aulas no curso de aperfeiçoamento já iniciam no mês de junho e seguem até outubro.
Segundo a secretaria, Anderson Gomes afirmou que as novas medidas serão positivas para as escolas pernambucanas. “É um momento de grande impacto para a educação de Pernambuco. Estamos implantando o sistema adotado, por exemplo, nas universidades brasileiras. É um modelo pioneiro no país e esperamos que tenha sucesso e conte com a adesão dos professores da rede”, relatou o secretário.
Seleção
Haverá três etapas, onde a primeira é a seletiva. Essa constará de um curso de qualificação com 180 horas para todos os candidatos e em seguida ocorrerá uma avaliação em conhecimento de gestão escolar. Quem for aprovado nessa etapa continuará no processo de seleção, onde ainda ocorrerá uma etapa consultiva. Segundo o secretário, a escolha final será do governador do Estado, Eduardo Campos. “Reconhecemos a relevância da participação da comunidade escolar nesse processo. Por isso, faremos uma votação para gerar uma lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado. Ele irá fazer a nomeação e a posse dos escolhidos”, disse Gomes.
De acordo com a secretaria, os professores que forem escolhidos pelo governador terão que se matricular no curso de especialização ou mestrado, que corresponde a terceira e última fase do processo seletivo. Nesse contexto, o órgão público informa que a formação será em gestão escolar, avaliação e valores humanos em educação.
Serviço - Calendário do processo de seleção
13 de novembro – Publicação do edital para a consulta à comunidade escolar
9 de dezembro – Consulta à comunidade escolar
18 de dezembro – Publicação da lista dos 112 diretores escolares selecionados
19 a 21 de dezembro – Período de matrícula no curso de especialização e mestrado
2 de janeiro de 2013 – Posse dos novos diretores e diretores adjuntos
Clique AQUI e se inscreva.