James Mwangi é eleito World Entrepreneur of the Year

Evento reuniu os ganhadores dos 50 países onde a Ernst & Young realiza a premiação

por Lidiane Dias seg, 11/06/2012 - 17:38
Divulgação James Mwangi foi o grande vencedor Divulgação

O Dr. James Mwangi, CEO e diretor-gerente do Equity Bank Limited, do Quênia, foi eleito o World Entrepreneur of the Year pela Ernst & Young, no último sábado (9). O evento, realizado em Mônaco, reuniu os ganhadores dos 50 países onde a multinacional de auditoria e consultoria realiza a premiação, que tem como objetivo reconhecer empreendedores que se destacam e fazem a diferença. A premiação ocorreu na Salle des Etoiles, localizado no Sporting Club Monte Carlo, um dos mais badalados espaços de evento do mundo que, anualmente, abriga o Baile da Rosa, festa tradicional que tem a presença da família real do Principado.



Aplaudido de pé, James Mwangi parabenizou a todos os empreendedores homenageados na noite e à Ernst & Young pela homenagem ao empreendedorismo mundial. “É uma honra aceitar esse prêmio em nome dos funcionários e clientes do Equity Bank. Esse é um reconhecimento global para africanos que estão abraçando o poder do empreendedorismo para mudar o estado social e econômico da África”, afirmou.



“Nos últimos 26 anos, empreendedores têm feito mais do que qualquer outro grupo para estimular a inovação, a criação de empregos e prosperidade, tanto durante períodos de crescimento quanto em condições econômicas desafiadoras”, avalia Jim Turley, chairman e CEO global da Ernst & Young. “James Mwangi sintetiza a visão e a determinação dos empreendedores e merece o título de World Entrepreneur of the Year da Ernst & Young”, acrescentou.





James Mwangi concorreu, entre outros, com Francisco Deusmar de Queirós (foto centro - crédito: divulgação), fundador da rede de farmácias Pague Menos. “Estar aqui junto com empreendedores de todo o mundo com certeza foi um marco em minha trajetória profissional. O fato da Pague Menos ter representado o Brasil em um evento de tanta importância como o World Entrepreneur of the Year é uma honra e uma experiência inesquecível”, afirmou o brasileiro.



“Deusmar é um símbolo do empreendedor brasileiro, com uma trajetória de sucesso alcançada com muito trabalho e inovação destinada principalmente para a classe C e regiões mais distantes dos centros tradicionais, levando não somente remédios como também certas soluções de benefício como correspondente bancário”, diz André Viola Ferreira, sócio líder de Mercados Estratégicos e Emergentes da Ernst & Young Terco. Durante os quatro dias do evento, que terminou nesse domingo (10), os empreendedores participaram de várias atividades, como networking, coqueteis e o Concours du Chef 2012 - competição para escolher o melhor chef.



Trajetória



O Dr. James Mwangi tem sido fundamental na transformação do Equity Bank de uma instituição de microfinanciamento em um banco comercial de capital aberto. Ele também tem liderado o objetivo do banco de transformar as vidas das pessoas, social e economicamente, dando acesso a serviços financeiros modernos e inclusivos que maximizam suas oportunidades.



O Equity Bank é o maior em base de clientes no leste e centro da África. Suas mais de sete milhões de contas representam mais da metade de todas as contas bancárias no Quênia. O banco possui operações regionais em Uganda, Sudão do Sul, Ruanda e Tanzânia.



James Mwangi tem sido peça-chave no investimento do banco em uma plataforma robusta de TI que pode acomodar 35 milhões de contas, bem como um centro de dados nível quatro – o único do tipo na África Subsaariana –, o que dá ao Equity Bank uma liderança em criar sinergia entre o banco e celulares. Outras inovações incluem Mkesho, a primeira conta bancária do mundo centrada em aparelhos móveis; Orange Money, uma plataforma móvel de transferência bancária para assinantes da Orange Telecom; e agency banking. Por meio de capitalização estratégica, o Equity Bank atraiu a maior injeção de capital única na história do leste e do centro da África (US$ 180 milhões).



James Mwangi também é chairman da Equity Group Foundation, criada para intensificar as iniciativas existentes de Responsabilidade Social Empresarial do grupo. Em reconhecimento à natureza diversa das necessidades socioeconômicas na África, a fundação identificou seis áreas de programas: educação e desenvolvimento de liderança; agricultura; educação financeira e empreendedorismo, saúde, inovação e sustentabilidade ambiental. A fundação formou parceria com a MasterCard Foundation para formar o maior Programa de Educação Secundária e de Bolsas de Liderança na África. Em 2010, o Financial Times nomeou o Dr. James Mwangi um dos 50 maiores líderes empresariais em mercados emergentes.



Histórico do prêmio



O Prêmio Empreendedor do Ano foi criado em 1986 pelo escritório da Ernst & Young de Milwaukee, nos EUA. A ideia era motivar novos empresários que encaravam com criatividade as mudanças no ambiente empresarial nos anos 1980. Devido à alta adesão ao prêmio americano, escritórios da Ernst & Young no Reino Unido, Canadá e Austrália lançaram iniciativas semelhantes, e foram seguidos por outros. No Brasil, o Empreendedor do Ano é realizado desde 1998.



Em 2001, com a expansão do evento, foi criado o World Entrepreneur of the Year, a etapa internacional da premiação. A festa reúne anualmente em Mônaco os grandes vencedores de cada país e premia o empreendedor de maior destaque em escala global. Atualmente, o prêmio é realizado em mais de 50 países, atraindo cerca de nove mil empresários.

COMENTÁRIOS dos leitores