Correios irão contratar mais 9.904 profissionais

A maioria das vagas destina-se para a área operacional da empresa, que inclui carteiros e operadores de triagem e transbordo

por Dulce Mesquita qui, 28/06/2012 - 10:31
Joel Calderon/LeiaJáImagens Os Correios realizarão novo concurso no segundo semestre Joel Calderon/LeiaJáImagens

O Ministério do Planejamento autorizou, nessa quarta-feira (27), a ampliação do quadro de pessoal dos Correios. Até o próximo ano, 9.904 pessoas serão contratadas. Parte delas será chamada através do cadastro de reserva formado através do concurso realizado no ano passado, para os cargos e localidades onde haja necessidade. Para atender outros locais e cargos que não tenham cadastro disponível, os Correios realizarão novo concurso no segundo semestre.

De acordo com os Correios, a maioria das vagas destina-se para a área operacional da empresa, que inclui carteiros e operadores de triagem e transbordo. A portaria com as novas vagas deve ser publicada no Diário Oficial da União, nos próximos dias. A expectativa é de que 3.302 vagas sejam preenchidas imediatamente (a partir de 1º de julho), 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013. 

Segundo o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), José Rivaldo da Silva, o número de vagas autorizado ainda é insuficiente para resolver o déficit de funcionários da empresa. “Não resolve, mas ameniza. É importante para melhorar a prestação de serviços para a população, que é o que a gente defende, um serviço com qualidade e sem atrasos”, frisou. 

Os Correios contam atualmente com 115 mil empregados, sendo 57 mil carteiros. Estima-se que a federação precisaria de 30 mil novas vagas para atender a demanda de serviços e evitar o processo de contratação temporária. No ano passado, os Correios realizaram concurso para todas as áreas da empresa. Até o momento, já contrataram 10.381 novos empregados aprovados nessa seleção, que teve a vigência prorrogada por mais um ano.

COMENTÁRIOS dos leitores