Confira as dicas para as provas de biologia

Os vestibulandos podem apostar nas revisões com as provas dos anos anteriores

por Alexandra Gappo dom, 01/07/2012 - 08:00
Alexandra Gappo/LeiaJáImagens Na reta final, estudantes devem se dedicar ainda mais, alerta professor Alexandra Gappo/LeiaJáImagens

Com os vestibulares cada vez mais próximos, os estudantes, agora na reta final, devem se dedicar ainda mais. E o guia de vestibular deste domingo (1°) traz as melhores dicas para as provas de biologia do Enem e UPE e para o vestibulando que irá encarar a matéria na 2ª fase da UFPE. 

Professor de biologia há 11 anos e na área de pré-vestibular há sete, Rodrigo Baraúna, explica que a dica para dominar a biologia é ter conhecimento da parte teórica e saber coloca-la em prática. O professor aconselha também que o aluno pratique sempre, fazendo vários exercícios da disciplina em casa. “O aluno deve procurar as provas dos vestibulares anteriores, que são disponibilizadas na internet, e fazer os exercícios. Assim ele vai se ambientar com a estrutura do teste e se sentir mais seguro na hora de fazê-la de verdade”.

Enem 

De acordo com Baraúna, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são clássicas e diretas. “O Enem tem um proposta conteúdista. São questões diretas para saber se o aluno realmente sabe do assunto”, afirma o professor. Para os alunos, o professor aconselha que estudem assuntos como ecologia (poluição, cadeia ecológica e relações ecoquímicas), evolução (darwinismo, narmaquismo, mutação). O docente também afirma que há uma grande possibilidade de 80% da prova ser sobre biotecnologia. 

Em pesquisa realizada pela Universia Brasil, rede ibero-americana de colaboração universitária, a fisiologia também é apontada como a matéria mais cobrada na prova de biologia do Exame Nacional do Ensino Médio desde a primeira edição, em 1998. Em segundo lugar ficou ecologia, seguido por genética. 

Confira AQUI o mapeamento completo e também para as provas das demais disciplinas. 

 

UPE

Com a unificação da biologia para todos os cursos, a prova da Universidade de Pernambuco (UPE) é uma avaliação direta e sem muito contexto. A forma é bem distribuída em 14 a 15 questões. “O teste é bem uniforme. Eles procuram abordar quase todo o assunto, então eu aconselho estudar tudo que puder para a UPE”, afirma Baraúna. Mas ele explica também que não se trata de uma prova difícil, pelo contrário, “entre os três vestibulares, é a mais simples”

 

UFPE 2ª Fase

Já para os vestibulandos quem irão enfrentar biologia na segunda fase da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), devem ficar atentos ao “falso verdadeiro”. “É uma prova com muita dubiedade, por haver questões contextualizadas, o aluno pode se confundir”, explica o professor Rodrigo Baraúna. Ele afirma que nos últimos dois anos, a avaliação da UFPE vem mudando de estilo e se tornou um teste onde o aluno deve realmente analisar cada uma das 16 questões. 

O docente diz que a prova da federal se tornou imprevisível, mas aposta em alguns assuntos que têm uma grande probabilidade de serem abordados, como biotecnologia, ecologia e bioenergética.

 

COMENTÁRIOS dos leitores