ProUni inscreve até hoje (2)

Estão sendo oferecidas mais de 90 mil bolsas de estudos integras ou parciais em instituições privadas de educação superior

por Alexandra Gappo seg, 02/07/2012 - 07:53
Divulgação/Site ProUni

Os interessados em uma das bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), têm até esta segunda-feira (2) para se inscreverem. As inscrições devem ser feitas pela página eletrônica do ProUni. De acordo com informações do MEC, a oferta para este segundo semestre é de 90.311 bolsas — 52.487 integrais e 37.824 parciais (50% da mensalidade).

Há somente uma etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. O estudante pode optar por até duas opções de graduação e de instituição, isso no ato da candidatura. A divulgação da primeira chamada deverá ser feita no próximo dia 5, e o candidato tem até 13 de julho para ir a  instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. Já a segunda chamada está prevista para 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26, deste mês.

Estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933), podem se candidatar às bolsas integrais, e as bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral, além disso, ele deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas e nota na redação que não seja zero.

Segundo informações do MEC, docentes da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual trabalhem.

Após o final das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem solicitar inclusão na lista de espera, que será utilizada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O procedimento deve ser realizado no período de 2 a 4 de agosto. A partir do dia 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

O ProUni foi criado no ano de 2004, e já disponibilizou mais de 1 milhão de bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas por meio do seu site.

COMENTÁRIOS dos leitores