Professores da UFRPE decidem manter greve

Movimento já dura mais de 100 dias

por Nathan Santos sex, 31/08/2012 - 12:41
Victor Soares/LeiaJáImagens Mais de 200 pessoas participaram da assembléia no Recife Victor Soares/LeiaJáImagens

Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) decidiram manter a greve. A decisão foi tomada em assembléia realizada na manhã desta sexta-feira (31). O movimento já dura mais de 100 dias. As assembléias ocorreram nos campus de Dois Irmãos, no Recife, e nas cidades de Serra Talhada, Garanhuns e Petrolina.

No Recife, no encontro realizado no Bairro de Dois Irmãos, foram 86 votos a favor da greve e 25 contra. Em Serra Talhada, houve 34 contra 1 em prol da paralisação, além de 5 abstenções. Na cidade de Petrolina, foram 71 votos e nenhum contra, bem como apenas 1 abstenção. No Agreste pernambucano, os professores de Garanhuns resolveram manter o ato grevista com 45 votos a favor da paralisação e 2 abstenções.

Mais de 200 docentes participaram da assembleia na capital pernambucana. Estudantes também apoiaram o ato, e, apesar da falta de aulas, grande parte continua a favor da paralisação.

De acordo com um dos representantes do comando local de greve da UFRPE, Hélio Cabral, o resultado da assembléia mostra que os educadores estão totalmente contra a proposta do Governo Federal, que já declarou não abrir renegociação com a categoria. “Essa votação pela continuidade do movimento expressa a insatisfação dos docentes. Em primeiro lugar com a intransigência do governo em não abrir as renegociações”, explicou Cabral. 

Ainda segundo ele, o resultado já era esperado. “Eu já esperava. A crise é mais evidente nas expansões. São instalações precárias e sem estrutura”, comenta. Na próxima semana, deverá ser realizada uma nova assembleia. Todavia, não há data nem local definido.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores