UFPA encerra greve e retoma atividades segunda-feira (24)
Por Fernanda Avelar
Por 43 votos a favor, em assembleia realizada nesta quarta-feira (19), os professores da Universidade Federal do Pará decidiram suspender a greve nesta sexta-feira (21). Os docentes devem retomar as atividades na segunda-feira (24). O calendário de reposição das aulas deve ser decidido na reunião do Consep (Conselho Superior de Ensino) da universidade.
Na reunião os professores também decidiram que os funcionários do Núcelo Pedagógico Integrado devem retomar os trabalhadores nesta quinta-feira (15), acatando a decisão judicial que previa multa de R$ 50 mil por dia, caso a Adufpa (Associação dos Docentes da UFPA), que representa a categoria, descumprisse a decisão. Apesar de não serem atendidas todas as reivindicações, a categoria comemora algumas conquistas como o não congelamento de salários por 10 anos, mas continua na luta pela reestruturação da carreira docente.
Os professores da UFPA ficaram em greve por mais de quatro meses. Em nível nacional, das 59 instituições de ensino superior federais do país, 57 estavam em greve. Com a decisão, os professores acompanham a posição da Andes (Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino), que decidiu encerrar a greve nacional da categoria em comunicado à imprensa no último domingo (16).