Pronatec supera meta

Programa já recebeu 816 mil inscrições só em 2011. Até 2014 deve oferecer 7,9 milhões de vagas

por Carlos Alberto Prado seg, 24/09/2012 - 14:15

As bolsas oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já receberam 816 mil inscrições esse ano, superando a meta prevista, de 690 mil. O anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC) ainda acrescentou que, até o final deste ano, o programa deve atender 1,6 milhão de pessoas.

O programa é destinado a estudantes matriculados no ensino médio, além de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, a trabalhadores em geral, beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de transferência de renda do Governo Federal, entre outros grupos sociais.

São oferecidos cursos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e no Sistema S (Senai, Senat, Senar, Senac). Também contribui para o aumento nas inscrições a descentralização das ofertas de cursos, já que há vagas nas redes estaduais de ensino técnico do Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Piauí.

É preciso fazer uma pré-inscrição no portal do Pronatec. Nele, estão disponíveis para consulta o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e o Guia Pronatec de Cursos FIC. Depois de realizar o cadastramento, o sistema indica cursos disponíveis e que correspondam ao perfil do candidato, na região onde ele mora. 

As áreas de maior interesse são as de gestão e negócios, que já receberam 113.130 inscrições, controle e processos industriais com 68.492 e ambiente, saúde e segurança com 46.929 interessados. O programa criado pelo Governo Federal em outubro de 2011 para democratizar o acesso ao ensino técnico e profissionalizante deve oferecer 7,9 milhões de vagas até o fim de 2014.

COMENTÁRIOS dos leitores