IFPE de Barreiros reabrirá inscrições para vestibular

Candidatos poderão se inscrever para o processo seletivo da próxima segunda-feira (22), até o dia 29 de outubro

por Nathan Santos sex, 19/10/2012 - 14:02

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Barreiros, reabrirá as inscrições para seu Vestibular Unificado 2013, que seriam encerradas nessa quinta-feira (18). Agora, os candidatos poderão se inscrever para o processo seletivo da próxima segunda-feira (22), até o dia 29 de outubro. O procedimento terá que ser feito apenas pelo endereço eletrônico do IFPE.



Assim, todos os candidatos que já se inscreveram dentro das cotas para os vindos da rede pública de ensino terão que, por obrigação, retornar ao sistema, para se adequar à nova situação estabelecida pela lei. Os concorrentes poderão optar pelas cotas social ou racial, e aqueles que já se inscreveram no regime livro de concorrência, não precisam retornar ao sistema.



Além disso, neste novo prazo, novas inscrições serão aceitas, tendo também o direito de se incluírem nas inscrições cotistas. O que também foi alterado foi o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, que poderá ser quitada até o dia 30 deste mês, apenas nas agências do Banco do Brasil. O IFPE também destaca que os demais prazos do vestibular estão mantidos. No período de 19 a 23 de novembro, os candidatos terão que acessar o sistema para retirar o cartão de inscrição, e lá, haverá a informação do local de prova. Esse também é o período em que será possível solicitar mudanças em informações como nome, número de identidade ou CPF, caso as mesmas estejam incorretas no cartão de inscrição. A retificação só poderá ser feita presencialmente, no próprio campus Barreiros, que fica na Fazenda Sapé, sem número, na Zona Rural da cidade. A data da prova continua marcada para o dia 16 de dezembro deste ano.

De acordo com o instituto, a mudança se deu por causa da adequação do processo seletivo à Lei de Cotas, atendendo à Portaria nº18 de 2012/MEC e ao Decreto nº7.824 de 11 de outubro de 2012, que regulamenta a Lei nº12.711 - a Lei de cotas nas instituições federais, publicada em Diário Oficial da União na última segunda-feira (15). Já nesta seleção, serão oferecidas cotas sociais e raciais (para índios, negros e pardos).



O instituto ainda informa que metade de todas as vagas oferecidas no vestibular, que já era direcionada aos candidatos oriundos da rede pública de ensino, será dividida conforme os novos critérios regulamentados pelo Decreto. Das vagas que serão preenchidas pelos alunos das escolas públicas, metade é destinada para candidatos com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. Segundo a instituição, a outra metade será para os que possuem renda familiar per capita acima desse valor. Sendo assim, dentro desses percentuais, será realizada a distribuição das cotas raciais, que obedecerá ao índice de 62,4%.





Zona Rural



Ainda de acordo com o IFPE, além das cotas social e racial, o IFPE também reservará vagas para moradores da Zona Rural ou filhos de agricultoras nos campi de vocação agrícola, como no Campus Barreiros. A reserva será de 25% das vagas para cota, e na aplicação dos percentuais, todos os números fracionados foram arredondados para cima. Por essa ação, o instituto acrescentou 684 vagas distribuídas entre os campi agrícolas.



Mais detalhes informativos sobre o vestibular podem ser obtidos pelos telefones (81) 3675-1117, ramal 2449, ou o 2125-1666.







COMENTÁRIOS dos leitores