Confira os comentários sobre a prova de biologia do Enem
De acordo com o professor Ricardo Lobo, do Colégio BJ, afirma que os textos da prova foram objetivos
Durante o programa sobre comentários da prova deste sábado (3) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que o Portal LeiaJá transmite ao vivo neste momento, o professor Ricardo Lobo, de biologia, avalia bem as questões da disciplina. “A prova deste ano teve um aspecto positivo em relação ao tamanho dos textos, que foram menores e mais objetivos, favorecendo o estudante que ganhou tempo para completar a prova com mais tranquilidade”, comenta.
Na prova de Ciências da Natureza, Lobo destaca que foi possível encontrar de forma clara as questões da biologia. “Identificamos 17 questões da prova de Ciências da Natureza que envolvem claramente aspectos abordados na Biologia. Manteve-se o padrão dos últimos anos na distribuição dos assuntos. Ecologia foi o tema mais abordado, com sete questões, mas também foram explorados conceitos de biotecnologia, programa de saúde, bioenergética, botânica, citologia e evolução”, explica o educador.
Todavia, o professor tem uma crítica referente a ausência de alguns quesitos. “A grande ausência, mais uma vez, foi a falta de quesitos de fisiologia, principalmente em relação a "hormônios", já que se trata de uma prova sobretudo para adolescentes”, conta.
Lobo também frisa que “questões que abordam temas atuais como transgênicos e energias renováveis. Mais uma crítica é a falta de criatividade das questões, muito parecidas com a de anos anteriores”.
O gabarito oficial do exame será anunciado no próximo dia 7. “Precisamos aguardar o gabarito oficial para parabenizarmos em definitivo o exame deste ano, que pode dar um passo importante para a maior credibilidade do concurso”, completou o professor.