UEPA oferece vagas de residência multiprofissional

Oportunidades são em Belém e no interior

por seg, 03/12/2012 - 15:12

Por Ariana Pinheiro

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) oferecerá a partir de 2013 mais 25 vagas de residência multiprofissional nos campi de Belém, Altamira, Santarém e Redenção. A aprovação dos projetos no Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde foi homologada pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 29. Com as novas vagas, sobe para 90 o número de residências multiprofissionais oferecidas pela UEPA. 

Para a capital, foram aprovadas três vagas na área de necrologia (um enfermeiro, um psicólogo e um serviço social). No campus Santarém, a especialização em ortopedia e traumatologia vai abranger duas vagas para enfermeiros, duas para fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, um psicólogo, um farmacêutico, um serviço social e um fonoaudiólogo.

Na região sul do Pará, serão ofertadas novas vagas em Altamira e Redenção. Na primeira, a especialização será voltada para emergência no trauma, com três vagas para enfermeiros, dois fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, um psicólogo e um profissional de serviço social. Já em Redenção serão abertas duas vagas para enfermeiros, um fisioterapeuta, um psicólogo e um farmacêutico.

Os cursos de residência médica serão realizados no período de janeiro de 2013 a janeiro de 2015, com carga horária total de 5.760 horas. “Esta especialização visa contribuir com a qualificação dos profissionais que atuam na região. A residência médica é uma especialização diferenciada porque tem uma carga horária muito prática, voltada para o mercado”, afirma a coordenadora geral da residência multiprofissional da UEPA, Ana Gracinda Ignácio da Silva.

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas pela Lei nº 11.129/2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades locais e regionais. Os cursos serão realizados pela UEPA em parceria com a Pro Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social; Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Instituto de Saúde Santa Maria (Idesma); e Hospital Regional de Santarém.

Para Ana Gracinda, aprovar estas residências é uma importante conquista não apenas para a universidade, mas também para melhoria da saúde pública dos centros de saúde das demais regiões do Estado. 

COMENTÁRIOS dos leitores