Brasileiros podem ter a Suíça como destino

Representantes dos dois países se reuniram nesta quarta-feira (5) para discutirem parcerias

por Nathan Santos qua, 05/12/2012 - 16:57
Guilherme Feijó - ACS/Capes Brasileiros e suíços se reuniram em Brasília Guilherme Feijó - ACS/Capes

Brasil e Suíça podem acordar intercâmbios estudantis no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). É o que indicou o encontrou realizado nesta quarta-feira (5), em Brasília, entre o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e a delegação Suíça em Ciência e Tecnologia. Além da possibilidade de intercâmbios, os representantes também debateram a realização de parcerias de formação de professores de educação básica. Apesar do encontro, ainda não há datas concretas para a promoção dos intercâmbios



Mesmo já existindo cooperação entre os dois países, o presidente da Capes destacou a atual situação do programa, que segundo ele, favorece novas ações. "Agora com o Ciência sem Fronteiras temos muitas outras razões para estreitar nossa cooperação. Queremos incluir a Suíça neste programa", disse Guimarães, conforme informações da Capes.



O programa Ciências sem Fronteiras foi lançado no ano passado pelo Governo Federal. Já foram concedidas em torno de 18 mil bolsas de estudo para intercâmbios. De acordo com a Capes, a meta do programa é oferecer mais de cem mil bolsas até o ano de 2015, em que dessas, 75 mil serão de responsabilidade do governo e o restante de instituições privadas.



A previsão é que até o final deste ano, o número de bolsas concedidas chegue a 20 mil bolsas. Caso o objetivo seja atendido, o valor do investimento será de R$ 1,12 bilhão.

COMENTÁRIOS dos leitores