Recife tem 12 mil vagas para cursos profissionalizantes
Há quase 50 oportunidades para diversas áreas, tais como higiene e beleza, vestuário e artesanato
A Secretaria de Educação do Recife abrirá, nesta terça-feira (15), inscrições para 48 cursos profissionalizantes oferecidos pela rede municipal de ensino. Ao todo, 12 mil vagas estão disponíveis em 18 escolas da rede, nos turnos manhã, tarde e noite.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, as aulas serão iniciadas no dia seis de fevereiro. As inscrições deverão ser feitas até esta quinta-feira (17), no horário das 8h às 20h, nas escolas onde os cursos ocorrerão, em vários bairros da cidade.
Através de um sorteio, o ingresso dos novos alunos será definido, no dia 21 deste mês. Já a efetivação das matrículas deverá ser feita nos dias 24 e 25, também de janeiro. As oportunidades são para as áreas de higiene e beleza, vestuário, artesanato, construção civil, industrial, escritório, arte, idiomas, alimentação, turismo, educação e saúde.
Do total de vagas, 40% estão reservados para participantes de programas sociais da Prefeitura do Recife e o restante é destinado para o restante da sociedade. Para participar dos cursos, é necessário ter idade mínima de 14, 16 ou 18 anos, a depender do curso escolhido.
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar comprovante de residência, declaração de escolaridade, carteira de identidade e CPF. Aqueles que forem sorteadores terão que comparecer às escolas para a realização das matrículas, portando cópia do comprovante de residência, da carteira de identidade e do CPF, bem como foto 3x4.
O funcionamento das qualificações será de segunda a sexta-feira. “Essa formação oferece qualificação de nível básico, com o objetivo de inserir os alunos no mercado de trabalho, além de motivar pessoas que estão no mercado informal, por exemplo, a se preparar para entrar no mercado formal”, explica o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Recife, Antônio Tadeu de Oliveira, conforme informações da assessoria.
Outros detalhes informativos sobre a ação podem ser obtidos pelos telefones (81) 3355-5970, 3355-5971 e 3355-5969. Nesses contatos também é possível consultar os endereços das escolas que terão os cursos.