Capes seleciona professor visitante para Harvard
Selecionado passará um ano na universidade norte-americana
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu processo seletivo para professor visitante na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Os docentes interessados devem se inscrever até o dia 30 deste mês no site da Capes.
A bolsa será concedida através do programa Cátedra Capes/Universidade de Harvard, criado para aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores. Para concorrer é preciso ter concluído o doutorado, estar afiliado a instituições de pesquisa ou de ensino superior, dedicar-se em regime integral às atividades acadêmicas e ter fluência em inglês, entre outros requisitos.
O programa prevê a concessão de uma bolsa por ano acadêmico da Universidade de Harvard, iniciando em agosto de 2013. A seleção será desenvolvida em quatro fases: verificação da consistência documental, análise de mérito, priorização das candidaturas e entrevistas. O resultado final deve ser divulgado em abril.
O programa ficará responsável pela passagem aérea ida e volta em classe econômica, pagamento mensal de US$ 10.400 e pagamento de US$ 8.000 pela Universidade de Harvard desde que o selecionado permaneça em Harvard por, no mínimo, quatro meses. O professor visitante terá acesso às instalações e serviços da Universidade de Harvard, normalmente fornecidos a acadêmicos visitantes, como espaço de escritório e conexão à internet, laboratórios e equipamentos apropriados, bibliotecas, e qualquer outra cortesia ou comodidade normalmente fornecida à comunidade acadêmica.
Mais informações do edital.