Transferência externa oferece mais de mil vagas na UFPE

Os interessados em participar podem se inscrever a partir do dia 10 de junho a 4 de julho

por Priscilla Costa sex, 10/05/2013 - 16:51

O processo seletivo Ingresso Extravestibular - Transferência Externa (IEV-TE) 2013.2 está oferecendo mais de mil vagas para cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nas modalidades presencial e à distância. Ao todo, a seleção disponibiliza 1.229. Deste total, 1.026 vagas são para livre concorrência e 203 vagas são reservadas ao sistema de cotas sociais. O processo seletivo será realizado para as categorias Transferência Externa, Reintegração e Diplomado. Os interessados em participar podem se inscrever a partir do dia 10 de junho a 4 de julho pelo site da Covest.

Os cursos presenciais terão 903 vagas, sendo 748 para livre concorrência e 155 reservadas às cotas. As oportunidades são para o Campus Recife e os Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. Os cursos com maior número de vagas são Design (CAA) – 55 vagas; Engenharia Elétrica (Recife) – 37 vagas; Administração (CAA) – 35 vagas; Ciências Econômicas (CAA) – 33 vagas; e Engenharia Cartográfica (Recife) – 30 vagas.

Para os cursos na modalidade à distância, serão oferecidas 326 vagas, sendo 278 para livre concorrência e 48 reservadas às cotas. As oportunidades são para três cursos: Matemática (Licenciatura) – 181 vagas; Letras/Língua Espanhola (Licenciatura) – 115 vagas; e Letras/Língua Portuguesa (Licenciatura) – 30 vagas. Os Polos de Apoio Presencial dos cursos à distância são nas cidades de Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Pesqueira, Recife, Surubim, Tabira e Trindade, todas em Pernambuco.

A categoria Transferência Externa é destinada a estudantes de outras instituições nacionais de ensino superior. Já a Reintegração é destinada ao reingresso de estudantes desvinculados da UFPE. E a categoria Diplomado é direcionada aos egressos de instituições nacionais de ensino superior. Todas as vagas oferecidas na seleção foram geradas pelo processo de evasão e retenção.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma única categoria e um único curso. Quando couber, o candidato deverá expressar a ordem de preferência por turno e campus, no caso de cursos presenciais, e por Polo de Apoio Presencial, no caso de cursos à distância. A taxa de inscrição custará R$ 90 e o pagamento poderá ser feito até o dia 5 de julho.

As provas da seleção serão aplicadas no dia 28 de julho, das 13h às 18h. As disciplinas serão definidas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido pelo candidato. Os programas obedecerão aos conteúdos do Núcleo Comum do Currículo do Ensino Médio.

Os candidatos da categoria Diplomado a um dos cursos de música também farão o teste de habilidade específica em instrumento ou canto e/ou em solfejo. Os portadores de diploma em outros cursos da mesma área de conhecimento, candidatos a um dos cursos de música, deverão submeter-se às provas já citadas e à prova de teoria musical. O local e o horário do teste de habilidade específica em instrumento ou canto e/ou em solfejo e a prova de teoria musical serão divulgados também no site da Covest.

O edital e demais documentos referentes à seleção estão disponíveis nos sites da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), Coordenação de Educação a Distância (Cead) e Covest.







*Com informações da assessoria da UFPE











COMENTÁRIOS dos leitores