Estudantes conhecem o Recife graças a projeto
Museu do Trem, Marco Zero e o Forte das Cinco Pontas são alguns dos destinos que já foram conhecidos pelos alunos de escolas públicas
O Projeto Conhecendo o Recife, promovido pela Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquim Nabuco, localizada no bairro de São José, no Recife, foi iniciado no ano passado e continua sendo desenvolvido neste ano. O objetivo da ação é fazer com que os estudantes conheçam a história, a cultura e as curiosidades dos pontos turísticos da capital pernambucana. Participam das visitas alunos das turmas de 1º e 2º anos, por meio de uma junção da teoria da sala de aula a prática das visitações.
Museu do Trem, o Recife Antigo, o Marco Zero e o Forte das Cinco Pontas são alguns dos destinos que já foram conhecidos pelos estudantes. Quatros professores acompanham os grupos por dia de visitação e, como a escola é localizada no centro do Recife, muitos alunos seguem a pé para o passeio. “As visitas proporcionam maior conhecimento intelectual, maior capacidade de argumentação e pode até despertar uma vocação. Muitos alunos se tornaram mais comunicativos e mais interessados nas aulas por causa da iniciativa”, destaca o professor de geografia e um dos comandantes do projeto, Carlos Vicente de Morais, conforme informações da Secretaria Estadual de Educação (SEE).
Olinda também no roteiro - Mesmo o projeto sendo chamado Conhecendo o Recife, a cidade de Olinda, na Região Metropolitana, também está entre os pontos de visitação, graças a sua importância histórica, cultura e turística. “Tudo o que eu vi e conheci no passeio foi novo para mim. Foi a primeira vez que eu entrei num teatro (Teatro Apolo) e que eu visitei museus. O que eu mais gostei foi de visitar Olinda, ver as suas paisagens e conhecer um pouco mais sobre a cidade”, conta o aluno do 1º ano, Rodrigo José dos Santos, de 16 anos, também de acordo com a SEE.
Após as visitas, os estudantes realizam o registro fotográfico dos passeios e fazem uma síntese destacando o que mais lhe chamou atenção. Para o próximo semestre, os educadores participantes do projeto almejam fazer, junto com os alunos, o percurso do Circuito das Igrejas do Recife.