Ministério altera regras para ingresso de novos diplomatas

Concurso oferecerá 30 vagas para a classe inicial da carreira

por Wagner Cesário ter, 11/06/2013 - 09:36
Shutterstock Serão destinadas vagas para afrodescentes Shutterstock

Nesta terça-feira (11), o Diário Oficial da União (Dou) trouxe as mudanças, realizadas pelo Ministério das Relações Exteriores, relativas ao ingresso de novos diplomatas no Instituto Rio Branco. Na portaria, o órgão divulgou que serão realizadas quatro fases no próximo concurso, que será lançado em breve, com 30 vagas para a classe inicial da carreira.

Na primeira fase, os candidatos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de questões de Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público. Nessa etapa, ficarão reservadas vagas para afrodescendentes. No segundo momento, os participantes da seleção passarão por teste discursivo de Português e, somente se atingir uma nota mínima, será possível passar para a penúltima fase, também discursiva, que abordará conhecimentos de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público.

Nessa terceira etapa, também será estabelecida pontuação mínima para o conjunto das provas. E, quem chegar na última etapa fará testes escritos de Espanhol e de Francês, de caráter exclusivamente classificatório. Cada uma das provas da quarta fase terá peso equivalente à metade do peso de cada uma das avaliações da Terceira Fase.

COMENTÁRIOS dos leitores