Na Paraíba, abertura de empresas será mais fácil
Procedimento que demora cerca de 180 dias, poderá ser feito em 48 horas
Os empreendedores que almejam abrir empresas na Paraíba agora terão mais facilidade. Toda a burocracia será reduzida, graças à implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). A ação fará parte de órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, funcionamento e baixa de empresas.
Nesta quarta-feira (19), às 19h, ocorre a apresentação do Sistema Integrador, durante o 2º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj), realizado na própria Paraíba. “Para abrir o próprio negócio, o empresário precisa da licença de diversos órgãos licenciadores e fiscais. Com a RedeSim, esses órgãos irão integrar seus processos, o que facilitará a vida do empresário. Com essa agilidade, desburocratização e redução de custos deveremos ter um crescimento no número de empresas e empregos em nosso estado”, explica o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Paraíba, Luiz Alberto Amorim, conforme informações da Agência Sebrae de Notícias.
A depender da cidade e do tipo de empresa, atualmente, a abertura de um negócio pode demorar até 180 dias. A partir do novo sistema, essa atividade levará em torno de 48 horas, podendo ser feito pela internet. As cidades paraibanas de Pedras de Fogo e Cabedelo já começaram o processo de implantação do sistema, em trabalho paralelo com a Junta Comercial e Prefeituras. João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Giarabira já deram início a integração dos dados.
Com informações da Agência Sebrae de Notícias