Alunos carentes terão bolsas de estudo no ensino superior
O Governo da Paraíba e a Unipê firmaram um convênio para seleção de 125 alunos
JOÃO PESSOA (PB) - A partir do segundo semestre deste ano, 125 estudantes da rede estadual de ensino serão contemplados com bolsas de estudos para o ensino superior. A decisão foi tomada pelo Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa Unipê, nesta terça-feira (30).
A escolha dos beneficiados será feita através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tem como foco os alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública estadual, os que obtiveram nota mínima de 450 pontos no Enem, que não tiraram nota zero na prova de redação e qie possua renda familiar, per capita, de até três salários mínimos.
Para Coutinho, esta parceria com a Unipê é a realização de um anseio antigo da população. “Ao abrir mais essa porta para o ingresso no ensino superior, estamos realizando o sonho de muitas famílias que não poderiam pagar pela formação dos seus filhos”, revela.
Já a secretária de Educação, Márcia Lucena, salientou que o que está sendo feito é promover o acesso ao ensino. “Estamos a cada dia democratizando mais o ingresso dos alunos das escolas públicas em universidades para que construam uma trajetória acadêmica e um futuro mais promissor. Esse é um avanço e um conquista social desses jovens”, conta.
Além das bolsas de estudo, foi firmado ainda um convênio para que os professores do curso de Educação Física façam o acompanhamento dos alunos do ensino médio do estado. “Esse é um processo que não tem tempo para acabar”, afirmou Coutinho.
Para finalizar, a reitora Ana Flávia Medeiros informou a abertura de um curso de medicina com investimentos nos hospitais do Estado, esportes e treinamento.
Confira o depoimento do governador, Ricardo Coutinho:
Áudios: Secom/PB