Empreendedores rurais e urbanos de PE recebem prêmios
Iniciativa reconheceu projetos bem sucedidos na área urbana e rural do Estado
Empreendedores de diversos municípios de Pernambuco participaram, nesta quinta (12), da entrega do X Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e do II Prêmio de Agricultura Familiar. As premiações contemplaram projetos bem sucedidos do ano de 2013, levando em consideração aspectos como a adimplência, geração de emprego, aumento da renda e melhoria da qualidade de vida dos clientes.
Ao todo, nove empresários do Estado receberam a premiação. Três projetos dos Programas de Microcrédito Urbano (Crediamigo), e de Microcrédito Rural (Agroamigo) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foram beneficiados. Cada um dos vencedores ganhou um cheque no valor R$ 1,5 mil para investir nas suas atividades.
Por meio do crédito obtido pelos programas, os empresários puderam dar início ao negócio ou subsidiar gastos com novos projetos. As empresas selecionadas servem como exemplo de atividades que com alguma ajuda ampliaram seus horizontes. Insatisfeita com sua confecção, a caruaruense Joseane Santos, 43, resolveu mudar de ramo. Com a ajuda da irmã aprendeu a fazer bolos e, com apenas 1 quilo de cada ingrediente, começou sua produção de bolos de saia. O investimento foi dando certo e logo sentiu a necessidade de aumentar a produção. O primeiro crédito que Joseane solicitou foi de R$ 500. Ela conta que usou o dinheiro para comprar equipamentos e, hoje, produz 800 bolinhos por dia.
O crédito oferecido também ajuda os investidores que trabalham com agricultura. Com o Pronaf, o agricultor Valmir Lermen, 49, investiu numa agrofloresta. Foi no plantio de frutas orgânicas nativas do Sertão do Araripe que o paranaense que hoje mora em Exu se destacou. Junto com a família, Valmir produz doces, geleias e licores feitos do cambuí, murta e do maracujá. Ele conta que a saída para driblar a seca é investir num negócio sustentável. Além de praticar a agroecologia a partir do sistema Agroflorestal Agroecológico, Valmir junto com os filhos dissemina seus conhecimentos em cursos, palestras e feiras que participa pelo país. Para o futuro, ele conta que tem planos de abrir uma pequena agroindústria.
Os projetos vencedores possuem histórias bem sucedidas em comum. Os investidores usaram o crédito para iniciar ou ampliar seus negócios e através dele ampliaram sua renda, contrataram mão de obra e mudaram a cara do negócio. Eles contaram que o dinheiro é um subsídio importante para promover capacitação e assitência ao empreendimento, mas que dedicação ao trabalho é o ponto fundamental.